Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

Terceiro Domingo após Epifania – 21 de janeiro de 2007
Lucas 4:14-21 – Horst R. Kuchenbecker
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


O sermão / mensagem para o próximo domingo está baseado no texto do Evangelho do terceiro domingo após Epifania. Como parte da preparação, abaixo vão alguns comentários exegéticos sobre o Salmo e as leituras de isaías e de I Coríntios para este domingo.

Salmo 146 – Aleluia ao verdadeiro Salvador. Este é mais um dos “Salmos de Aleluia”. Tempo de Epifania é tempo de louvar a Deus que se revelou em Cristo, nosso verdadeiro e único Salvador. Os anjos no céu o louvam ininterruptamente dia e noite.

v.1 e 2 – Aqui temos uma exortação ao louvor. Diga à sua alma pecadora mas redimida por Cristo e templo do Espírito Santo pela fé na graça de Cristo, que louve ao Senhor. Diga que queres louva-lo enquanto houver fôlego. Louvar a Deus é um sinal de vida espiritual que Deus nos deu (Sl 63.5,6; 104.33)

v. 3 e 4 – Não confies em príncipes quer sejam pessoas nobres, poderosas e sábias. Verdadeiro auxílio e salvação só encontramos em Deus que se revelou em Cristo.

v.5-9 – Confia no Senhor. Você conhece o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, o Anjo do Senhor (Jesus) que acompanhou o povo de Israel no deserto, suprindo-os do necessário e os protegendo-os. Ele salva a e inclina os ouvidos aos que o invocam..

v.10 – O seu reino não tem fim. Nossa vida é passageira. Deus é de geração em geração. Ele nos conquistou a vida eterna. A ele pertence o louvar agora e eternamente.

Isaías 61.1-6 – Este trecho precisa ser trabalhado junto com o evangelho de Lucas 4.14. Ele se divide em dois parágrafos: v.1-3, que fala do Servo do Senhor, e v.4-6, no qual Deus fala a respeito do seu povo.

v. 1-3. O Espírito do Senhor está sobre mim. Aqui fala o Servo do Senhor que é Jesus, o salvador prometido. (Is 11.2; 42.1-4; 49;8; 50;4.5) Estas profecias se cumpriram em Jesus e o profeta já vê o cumprimento como Jesus o declara em Lucas 4.18. O profeta fala na linguagem dos que voltam do exílio e mostra que a verdadeira libertação será efetuada por Jesus, do qual a libertação do exílio babilônica é uma figura. Por isso Jesus afirma; Hoje se cumpriu esta profecia. (Lc 4.21)

- Pregar boas-novas aos quebrantados, aos que foram quebrados pela lei de Moisés. Proclamar libertação aos cativos, escravizados pelo pecados, incapazes de se libertarem por próprias forças. Esta é a grande libertação que Jesus nos conquistou: perdão dos pecados, isto é, da dívida e do castigo e do domínio do pecado; da morte, isto é, não preciso temer a morte temporal, porque a morte eterna não tem mais poder sobre mim; do poder do diabo, isto é, Cristo venceu o diabo, de modo que este não ma pode acusar mais e eu agora posso resistir vitoriosamente às suas tentações (Catecismo Menor, perguntas 158-160)

v. 2. Apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus. O ano aceitável do Senhor e o dia da vingança não são dois dias diferentes, mas um e o mesmo dia. É lei e evangelho, como em João 3: Deus amou ao mundo... para que todo o que nele crê não pereça... Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. (Jo 3.16-18) A graça para os quebrantados de coração e a vingança para os incrédulos, os inimigos do povo de Deus. O objetivo da proclamar o ano da graça é consolar todos os que choram, os corações que sob a ira de Deus choram por causa de seus pecados.

v.3. E por sobre os que em Sião estão de luto uma coroa. Este verso reforça o que foi dito no anterior. O verbo por uma coroa, óleo de alegria, vestes de louvor mostra a inteira ação do Espírito Santo. Em dias de alegria as pessoas se enfeitam. Aqui o Espírito Santo dá a alegria, pela mensagem do perdão, da libertação, de serem perdoados e aceitos por Deus. Isto enche o coração de paz, alegria e esperança da vida eterna.

- A fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor para a sua glória. Carvalhos que sempre estão verdes, expressam a esperança e o júbilo eterno.

v.4. Edificarão os lugares. Assim como Israel, libertado do cativeiro babilônico, se pôs a reconstruir com júbilo sua terra, os fiéis construirão a igreja do Novo Testamento.

v.5. Estrangeiros se apresentarão. Estes não são incrédulos, mas gentios convertidos ao cristianismo que ingressaram na família de Deus e como cidadãos do reino de Deus participam nos trabalhos missionários.

v.6. Mas vós sereis chamados sacerdotes. A igreja no Novo Testamento não tem uma casta de sacerdote como a tribo de Levi no Antigo Testamento. Nela todas as pessoas, pela fé na graça de Cristo, são sacerdotes (1 Pe 2.9; Rm 12.1) e servos de Deus. A Igreja é composta de judeus e gentios convertidos a Cristo.

l Coríntios 12.12-21,26-27. Na maioria das igrejas cristãs, quer evangélicas ou católicas, é lido hoje, um trecho que encontramos na primeira carta do apóstolo Paulo aos Coríntos, capítulo 12, de versículos 12 a 21 e os versículos 26 e 27. O trecho fala da unidade e da harmoniosa ação da igreja cristã, comparando-a ao funcionamento de um corpo. E é sobre esta unidade da igreja cristã que queremos meditar.

O apóstolo escreve: “Assim, como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Pois em um só Espírito todos nos fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.” A palavra “um só” aparece mais de dez vezes neste capítulo, e a palavra “corpo”, mais de vinte vezes. Confessamos no credo Apostólico: “Creio na santa igreja cristã, a comunhão dos santos.”

Alguém dirá, um momento, a realidade da igreja cristã é outra. Ela não está terrivelmente dividida em inúmeras facções? Onde está sua unidade? É verdade. Mesmo assim confessamos: “Creio na santa igreja cristã.” Dizemos: “Creio!” Porque a igreja cristã é invisível. Invisível, porque a igreja cristã não é obra humana. Ela é obra de Deus. Deus gera seus filhos espirituais. Ele os gera pelo poder da palavra de Deus e dos sacramentos. Por esses meios, o Espírito Santo abre os olhos para que a pessoa veja sua realidade à luz da palavra de Deus. Reconheça e confesse seus pecados e suplique perdão a Deus. Pelo evangelho, o Espírito Santo mostra à pessoa o perdão que Cristo conquistou por sua paixão e morte. E convida a pessoa a confiar no perdão de Cristo, pelo qual somos aceitos pelo Pai e enxertados na família de Deus, tornando-nos membros do corpo de Cristo.

E, vejam, todos os que se arrependem de seus pecados e confiam na graça de Cristo, independente a que denominação cristã pertencem, e enquanto estiverem na fé na graça de Cristo, pertencem à família de Deus, quer sejam livres ou escravos, letrados ou iletrados, ricos ou pobres. Um e o mesmo Espírito opera e conserva esta fé.

A unidade da igreja cristã consiste em o Espírito atuar nos membros, nos fiéis. Assim há na verdade uma só fé, um só batismo, uma só esperança, um só Senhor, Jesus Cristo. Esta unidade do Espírito é por isso, em primeiro lugar, uma unidade espiritual, não de organização. Por esta razão, a unidade da igreja cristã, por ser fé no coração, é invisível. E os muitos membros, de diversas nações e classes sociais, formam, pela fé em Cristo, um só corpo de Cristo. E o Senhor Jesus conhece a todos. (2 Tm 2.19)

E interessante, o apóstolo afirma que nela há “livres e escravos” (v.13). Lembramos o caso do escravo Onésimo, a respeito de quem o próprio apóstolo Paulo relata em sua carta a Filemon. Este escravo fugiu do seu patrão, e foi buscar refúgio junto ao apóstolo Paulo. Paulo o instruiu na palavra de Deus. O escravo Onésimo aceitou a fé cristã. Paulo então o mandou de volta para o seu patrão, Filemon, recomendando-lhe que receba seu escravo Onésimo de volta, mas o trate agora como irmão em Cristo.

Interessante, a situação social não se alterou. Filemon permanece Senhor e Onésimo escravo, talvez diríamos hoje: Patrão e empregado. Mas o relacionamento entre os dois foi transformado pela fé cristã. Mesmo em situações sociais diferentes, eram irmãos e se tratavam como irmãos na fé, tendo cada qual a sua responsabilidade, seus deveres e sua posição social. Cada qual procurando servir a Cristo, na posição social e na responsabilidade que Deus lhe conferiu.

O apóstolo Paulo escreve ainda em sua carta aos efésios: “Esforçai-vos, por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz.” (Ef 4.3). O apóstolo não nos ordena criar a unidade, como o querem os movimentos ecumênicos, mas preservar o que Deus criou. Isto acontece quando nos apegamos à palavra de Deus e somos fiéis ao que Deus diz em sua palavra, não nos desviando dela nem para um nem para o outro lado.

Creio na única, santa igreja cristã, a comunhão dos santos, que é o corpo de Cristo. Sejamos gratos a Deus por isso. Supliquemos que ele nos conserve nesta fé e nos faça crescer no conhecimento de sua palavra, nos dê forças para servi-lo com os dons, a responsabilidade e no lugar que nos concedeu para servir.

 

O LUGAR ONDE DEUS CONGREGA E FALA A SEUS SANTOS

Estimados irmãos e irmãs em Cristo!

Que bênção, quando cristãos de uma determinada localidade podem se reunir em torno do evangelho e dizer: Fala Senhor, porque o teu servo ouve! Quantas pessoas, nos mais diferentes lugares no mundo, gostariam de ter o Evangelho de Cristo e uma igreja, a fim de poderem se reunir para ouvir a Palavra de Deus, adorar e louvar a Deus, mas eles não a possuem. Muitos paises não permitem a entrada da Palavra de Deus. Em mais de cem países os cristãos são perseguidos. Que bênção podermo-nos reunir livremente em torno do Evangelho. Sejamos agradecidos.

Baseado na leitura do evangelho deste terceiro domingo após Epifania, queremos meditar sobre o tema: O que é uma Comunidade Evangélica Luterana? 1) O lugar onde Deus congrega e fala a seus santos, 2) para reconciliação, anunciando-lhes o Evangelho.

I – O lugar onde Deus congrega seus santos.

Nosso texto relata que num sábado Jesus foi à Sinagoga, como era seu costume. Sábado quer dizer: descanso. Era o dia de descanso. O verdadeiro descanso começa com o descansar em Deus. Na época de Jesus, toda a cidade ia no sábado para a Sinagoga. Jesus também tinha esse costume. Hoje, infelizmente, muitos não têm mais esse costume, inclusive muitos que se chamam cristãos. Eles procuram descanso nas diversas distrações que o mundo oferece. Mas ali não encontra descanso, pelo contrário, voltam ainda mais cansados. Que tristeza. Verdadeiro descanso começa com o descansar na graça de Deus, revelada no Evangelho. Só ali encontramos lenitivo para nossa consciência, alívio das preocupações, paz e esperança.

A palavra Sinagoga, significa, (raiz de sua palavra: Sinago) lugar de reunião, para reconciliação. É um lugar onde os santos se reúnem, atendendo o chamado de Deus, como confessamos: Creio que o Espírito me chamou. O Espírito Santo nos chamou pelo evangelho, ilumina com seus dons, congregou e conserva nesta fé. Assim Deus chamou a Abraão para fora de sua parentela, assim formou o povo de Israel, assim continua chamando ainda hoje por sua palavra.

Culto é, portanto, a reunião dos chamados, dos santos de Deus para ouvir a Deus e lhe tributar honra e louvor. Conforme confessamos: Creio na santa igreja cristã, a comunhão dos santos. O Novo Testamento afirma isso muitas vezes. O apóstolo Paulo escreve: Assim já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus. (Ef 2.19) O apóstolo Pedro afirma: Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus. (1 Pe 2.9)

Que santidade é essa?Não uma santidade conquistada por nossos esforços, mas conferida pela ação do Espírito Santo, que opera pelo batismo e pelo Evangelho. Pela graça sois salvos, mediante a fé, isto não vem de vós é dom de Deus, não de obras para que ninguém se glorie. (Ef 2.8) E nós a temos, enquanto permanecemos na fé na graça de Cristo.

Estes santos se reúnem para quê? Eles se reúnem em torno da Palavra de seu Deus para ouvir a Deus, para dizer: Fala senhor, porque o teu serve ouve. (1 Sm 3.9) E aqui vale: Cale-se diante de Deus todo o homem. (Zc 2.13) Muitas vezes cantamos: Reunidos só para louvar, mas não esqueçamos: Em primeiro lugar para ouvir, então segue a adoração e o louvor.

Hoje estamos reunidos aqui novamente para ouvir palavra de Deus. E queremos lembrar, quando se lê aqui seja o Antigo Testamento, os Salmos, ou trechos do Novo Testamento, tenha o leitor (liturgista ou pastor) voz boa ou voa rouca, quando se lê a palavra de Deus é Deus que está falando. E ele está falando a maior sabedoria que existe nesta terra, palavra da vida, que nos confere a verdadeira paz e esperança. Aqui se serve o verdadeiro pão da vida, (Jo 6.35) que é verdadeiro alimento para a alma e confere verdadeiro descanso.

Nesta reunião dos santos há ainda muitos fracos na fé, pois somos simultaneamente santos-pecadores, totalmente santo e totalmente pecadores. E não só isto, infelizmente há também o joio no meio do trigo, (Mt 13.25) aqueles que confessam com a boca, mas na verdade não crêem, não têm fé. E há, por vezes, na igreja, também, falsos profetas, lobos vestidos de ovelhas. (Mt 7.15; Mt 36.27)

Por ser um lugar onde os santos se reúnem, Satanás está sempre ao derredor, procurando alguém para devorar. Resisti-lhe firmes na fé (Tg 4.7). Queira Deus em sua graça nos preservar sua palavra e nos conceder sempre pregadores fiéis.

2. Congrega para reconciliação, que lhe é anunciada pelo Evangelho .

Vamos olhar agora para Jesus, para a mensagem que Jesus ao abrir o livro, leu: O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar aos pobres: enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para opor em libertação os oprimidos, e apregoar o ano aceitável no Senhor. (v.18,19)Que mensagem! Evangelizar os pobres, proclamar a libertação aos cativos, restaurar a vista aos cegos, por em liberdade os oprimidos, apregoar o ano aceitável do Senhor. Tal mensagem se anuncia somente na Igreja Cristã. O que significa isto?

  1. Pela palavra lida, Deus Pai está falando, mas é o Filho que está lendo e interpretando, e ele afirma o Espírito de Deus está sobre mim. Temos aqui a Trindade, o Deus Triúno presente falando aos presentes na Sinagoga, como hoje em nosso culto.
  2. Para evangelizar os pobres, isto é, anunciar a boa nova da salvação em Cristo aos pobres. Aos obres de espírito, que sabem que nada tem a apresentar a Deus, só podem suplicar por graça.
  3. Proclamar libertação aos cativos . Quem são estes cativos? Após a queda em pecado toda a humanidade se tornou escrava de Satanás: todos nascem corrompidos pelo pecado, réus da morte e escravos de Satanás. O profeta explica isso por outros dois verbos: restaurar a vista aos cegos, por em liberdade os oprimidos. Jesus veio para libertar e proclamar libertação. Tirar da masmorra escura da escravidão de Satanás para que vejam a luz do dia e sejam libertados. Éramos cegos, mortos e inimigos de Deus. Só Cristo liberta do pecado, isto é, da dívida, do castigo e do domínio do pecado. Cristo redime da morte, isto é, não preciso temer a morte temporal, pois a morte eterna, o inferno, não tem mais poder sobre nós. Cristo liberta do poder de Satanás, isto é, o diabo não tem mais direito de nos acusar e podemos resistir-lhe vitoriosamente. E quem crê, tem o que as palavras oferecem, dão e selam, a saber: perdão, vida e eterna salvação.
  4. Agora se anuncia o Ano aceitável, isto não é uma data no calendário, mas todo o período da graça, de sua ressurreição até sua volta em glória. Período no qual é anunciada a palavra do perdão para salvação de todo o que crê. Pois, Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos deixeis reconciliar com Deus. (2 Co 5.19,20)

Este é o evangelho, a boa notícia de que Deus cumpriu sua promessa dada a Adão e Eva e proclamada por muitos profetas. Ele enviou o Salvador e salvou a humanidade, para que todo aquele que se arrepende e crê, tenha a vida eterna.

Alguém dirá: Se cada domingo é um dia tão maravilhoso, não deveriam todos acorrer para a Igreja. Sem dúvida que sim. Os judeus vieram à Sinagoga. Ouviram a Jesus. Ficaram maravilhados. Mas a história não terminou bem.

Quando Jesus se revelou como Filho de Deus, Salvador da humanidade, a grande maioria deles se chocou com suas afirmações e sua humildade. Empurraram no para fora da Sinagoga e queriam jogá-lo precipício abaixo, para matá-lo. Jesus, usando sua majestade divina, passou no meio deles e foi embora.

Assim o é ainda hoje, diante de Jesus os espíritos se dividem e muitos rejeitam o santo Evangelho, mas isto não nos deve esmorecer na luta. Não tema ó pequenino rebanho. Continuem ouvindo a Jesus, testemunhando dele. Não se escandalizem com as fraquezas, nem a joio no meio do trigo, nem a humildade da igreja. Orem e permaneçam fiéis. Se file até a morte e dar-te-ei a coroa da vida (Ap 2.10). Amém.

Rev. Horst R. Kuchenbecker
São Leopoldo, RS, Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
horstkuchenbecker@gmail.com
www.ielb.org.br


(zurück zum Seitenanfang)