Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

Primeiro Domingo Depois de Epifania – 7 de Janeiro de 2007
Série Trienal C – At 10.34-38 – Nivaldo Schneider e Silvio F. Silva
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


Vamos levar Cristo para todos

Quem você quer levar a Jesus nesse ano? Um amigo? Um parente? Um colega de trabalho? Um colega de escola? Você está consciente que devemos levar Cristo para todos? O texto de At 10.34-38 nos ensina exatamente esta verdade. Por isso, baseados nesse texto, queremos meditar sobre o tema: Vamos levar Cristo para todos.

Na cidade de Cesaréia havia um homem chamado Cornélio, que era comandante de um batalhão romano. Ele ajudava muito os judeus pobres e orava sempre a Deus. Um dia ele teve uma visão. Nesta visão ele viu claramente um anjo de Deus lhe dizendo para enviar alguns homens a Jope, para buscar um homem chamado Simão Pedro. E ele assim o fez.

Antes que esses homens chegassem onde Pedro estava, Pedro também teve uma visão, na qual viu um lençol aberto, amarrado pelas quatro pontas, que descia do céu até o chão. Dentro desse lençol havia todo o tipo de animais. Então Pedro ouviu uma voz que dizia: “Levante-se, mate e coma”. E Pedro respondeu: “De jeito nenhum, Senhor! Eu nunca comi nenhuma coisa que a lei considera impura.” A voz falou de novo com ele, dizendo: “Não chame de impuro aquilo que Deus purificou”. Isso aconteceu três vezes e o lençol foi recolhido ao céu. E Pedro começou a perguntar a si mesmo o que aquela visão queria dizer. Então, nessa hora chegaram os homens enviados por Cornélio. E o Espírito Santo disse a Pedro que fosse com eles, porque foi o próprio Espírito quem os enviou. E Pedro foi.

Quando chegou à casa de Cornélio, Pedro encontrou grande número de parentes e amigo que Cornélio havia convidado e já estavam esperando pelo apóstolo. Então, Pedro teve a oportunidade de falar de Jesus para todas aquelas pessoas.

Tudo isso, ensinou para Pedro três coisas: 1) Deus não faz acepção de pessoas; 2) Ele aceita todo aquele que nele crê, independentemente do seu povo e da sua raça; 3) Jesus foi ungido (escolhido por Deus) para libertar as pessoas do diabo, mediante a sua morte e ressurreição, pregando o evangelho da paz. E, assim, Pedro começou a pregar o evangelho também aos gentios, aqueles que não eram judeus. Portanto esse texto nos convida a meditar sobre o tema: Vamos levar Cristo para todos.

Será que esta é a nossa compreensão? Será que, de fato, estamos ocupados na tarefa de levar Cristo para todos? Na época do apóstolo Pedro, pensava-se que a salvação em Cristo se destinava apenas aos judeus. Por isso, eles comumente discriminavam outras pessoas, de outros povos, de outras raças, porque não tinham ligação com o povo de Israel. Não é assim que, por vezes, nós pensamos ainda hoje, achando que Cristo deve ser levado apenas para alguns? Por exemplo: achamos que Cristo deve ser levado apenas para pessoas moralmente boas. Quem de nós pensou em levar Jesus para uma prostituta, para um ladrão, para um criminoso, para um morador de rua?

Quando Pedro foi a casa de Cornélio, ele sabia que estava indo ao encontro de um homem gentio, afastado do povo de Deus. Quem são os gentios hoje? São aquelas pessoas à nossa volta que não têm um compromisso de fé e vida com Jesus. O que nós fazemos com os gentios à nossa volta? Estamos ocupados com a tarefa de evangelizá-los? Certamente, dentro da nossa própria casa, no nosso trabalho, entre nossos amigos e vizinhos, há pessoas que estão afastadas de Cristo, sem Deus no mundo e sem esperança de salvação – pessoas que, a cada dia que passa, estão caminhando para a condenação eterna. O que estamos fazendo para evangelizá-las?

No nosso texto nós vemos como Deus se dispôs a ir ao encontro dos gentios, para buscar e salvar os perdidos. Deus precisou mudar a cabeça do apóstolo Pedro, a fim de que ele compreendesse a urgente necessidade de levar Cristo para todos, indo ao encontro também dos gentios. Depois que Deus abriu a mente de Pedro, ele se dispôs e foi.

Será que nós estamos dispostos a correr atrás dos perdidos? Quantas vezes nós somos omissos e não acordamos para a necessidade de compartilhar o evangelho com as pessoas à nossa volta! Quantas vezes não queremos investir o nosso tempo na busca aos perdidos! Quantas vezes nos negamos a investir o nosso dinheiro para que Cristo seja levado para mais e mais pessoas! Quantas vezes investimos o mínimo do nosso dinheiro ao invés de investir o máximo para levar Cristo para todas as pessoas!

Quando nós não nos empenhamos em levar Cristo para todos nós estamos desobedecendo a vontade de Deus, estamos indo contra os seus propósitos, estamos nos afastando dele e, se continuarmos agindo assim, estaremos atraindo sobre nós a sua ira, o seu castigo e o seu juízo aqui neste mundo e por toda a eternidade.

Deus quer salvar a todos. Ele demonstrou isso quando enviou ao mundo o seu filho Jesus Cristo que assumiu a forma de servo, tomou sobre si os pecados de toda a humanidade, que sofre e morreu pregado na cruz para nos reconciliar com Deus e conquistar perdão para todos os nossos pecados.

Todas essas bênçãos vêm a nós nos meios da graça: o batismo, a palavra e a santa ceia. Por esses meios, além de nos perdoar, Deus também nos fortalece e nos capacita para levar Cristo para todos, para a salvação de muitos.

Deus deu uma demonstração bem clara de que ele não discrimina ninguém. Prova disso é que o sacrifício de Jesus foi em favor de toda a humanidade. O próprio salvador Jesus Cristo disse: “O Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido”. Ele demonstrou isso quando foi à casa de Zaqueu (um cobrador de impostos desonesto, discriminado pela sociedade), quando perdoou aquela prostituta que as pessoas queriam apedrejar, quando foi à casa de Levi e jantou com seus amigos, levando-lhes a mensagem do evangelho, quando conversou com aquela mulher samaritana no poço de Jacó, o que não era comum na época, pois as mulheres eram discriminadas e um homem não podia conversar em público com uma mulher. Nessa lista poderia ser incluído o meu e o seu nome, uma vez que somos pecadores por nascimento e natureza.

Assim como Jesus veio ao nosso encontro e nos salvou, ele também quer nos usar como instrumentos para salvar outras pessoas. É por isso que ele nos fortalece na palavra e nos sacramentos para nos capacitar e nos preparar para levar Cristo para todos, sem discriminação. O objetivo final de Deus é que todos sejam salvos e, para isso, ele conta conosco, com o nosso tempo, com os nossos bens, com toda a nossa vida.

Deus não se cansa de correr atrás do perdido. No nosso texto, ele enviou a Pedro para salvar Cornélio e os seus. Hoje, ele quer enviar cada um de nós, que fomos alcançados por sua graça, para alcançar mais pessoas. Nós podemos fazê-lo orando, ofertando, testemunhando, trabalhando e servindo. Portanto, na certeza de que Deus quer salvar a todos, vamos nos empenhar para levar Cristo para todos. Que Deus, em sua graça, nos ajude. Amém!

Nivaldo Schneider / Silvio F. Silva
Vila Velha, ES, Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
nivaldoschneider@yahoo.com.br
www.ielb.org.br


(zurück zum Seitenanfang)