Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

Ano Novo – 1° de janeiro de 2007
Mateus 28.18-20 – Lindolfo Pieper
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


O CRISTÃO NO ANO NOVO

Mateus 28.18 e 20: “Todo o poder me foi dado, no céu e na terra. Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”.

Existe uma lenda que conta a história de um gigante que era capaz de carregar o mundo nas costas. O nome dele é Hércules. Hércules, segundo a história, era capaz de pegar o mundo com as mãos, colocá-lo no ombro e o carregar.

Antigamente, especialmente os gregos, achavam que os gigantes de fato existiam e que tinham muita força. Hoje, porém, se sabe que os gigantes nunca existiram e que homem algum é capaz de carregar o mundo nas costas.

Mas há alguém, que mesmo não sendo gigante, que é capaz de carregar o mundo. Esse alguém é Deus. Diz Jesus: “Todo o poder me foi dado, no céu e na terra. Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”.

Deus consegue carregar o mundo nas costas porque ele é todo-poderoso. Para ele não há nada impossível. Ele tem todo o poder, no céu e na terra.

Deus não apenas criou o mundo, mas ainda o sustenta e guarda. O Dr. Martinho Lutero, depois de dizer que Deus Pai é todo-poderoso, conclui dizendo: “Creio que Deus me criou a mim e a todas as criaturas, me deu corpo e alma, olhos, ouvidos e todos os membros, razão e todos os sentidos, e ainda os conserva. Além disso, me dá vestes, calçados, comida e bebida, casa e lar, esposa e filhos, campos, gados e todos os bens. Supre-me abundante e diariamente de todo o necessário para o corpo e para a alma, protege-me contra todos os perigos e me guarda de todo o mal”.

Parece que todo mundo sabe disso. Só que na hora do aperto e do perigo, muitos se esquecem dessa verdade. Em vez de confiar em Deus, se desesperam e correm atrás de recursos humanos.

É por isso que se vê tantas pessoas correndo atrás de horóscopos, macumba e feitiçaria. Outras ainda enchem o terreiro com ferradura velha, cabeça de boi e amuletos. Será que isso é confiar em Deus?

Segundo o primeiro mandamento, o dever do cristão é confiar em Deus acima de todas as coisas. É acreditar mais em Deus do que em médico, do que no dinheiro, do que nos bens terrenos e nos recursos humanos. É não se desesperar diante das dificuldades, mas confiar em Deus sempre.

Acabamos de iniciar mais um ano. Sempre quando se inicia um ano, surgem muitas perguntas. Queremos saber o que será do novo ano.

Ninguém sabe. Ninguém sabe o que será do novo ano. Só sabemos uma coisa: o mesmo Deus que nos guardou durante o ano passado, estará conosco também nesse novo ano, nos guardando e protegendo contra todos os males e perigos.

Deus estará conosco nos momentos bons, no convívio da família, no nosso lazer e no nosso dia-a-dia. Ele será o nosso bom Pastor, aquele que nos conduz aos pastos verdejantes. Ele será o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Ele será o nosso esconderijo, cuja sombra nos protege. Enfim, ele será o nosso fiel guardador, aquele que não dormita e nem dorme, mas vela sobre nós de dia e de noite.

Deus estará conosco também nos momentos difíceis, quando passamos por doenças, quando estamos em perigo ou quando a pobreza nos aperta.

Nas horas de angústias podemos invocá-lo, que ele nos livra. Podemos elevar os nossos olhos para o alto, que ele nos socorre. Podemos invocá-lo, que ele nos ouve.

Por isso não devemos temer o mal, ainda que andemos pelo vale da sombra da morte. Ainda que as águas tumultuem e espumejem e os montes estremeçam. Ainda que a peste se propague nas trevas e a mortalidade assole ao meio dia, pois o Senhor está conosco.

E quando as dificuldades forem tantas e a dor for tão grande, que não mais a podemos suportar, fazendo a nossa alma sair do corpo, então temos ainda a certeza: de habitar na casa do Senhor para todo o sempre.

É isso que Deus nos promete e garante. O que ele espera de nós? Deus espera de nós apenas duas coisas: primeiro: que confiemos nele; segundo: que andemos de acordo com a sua vontade.

Quando chega o fim do ano, além de outras coisas, muitas pessoas aproveitam a ocasião para limpar a gaveta e fazer uma faxina na casa.

Assim é também com vida cristã. É preciso que volta e meia façamos uma limpeza, uma faxina na nossa vida espiritual. É preciso que joguemos na lata de lixo tudo aquilo que é pecaminoso, que é impuro e que não presta. E nada melhor para fazer isso do que aproveitar a virada do ano.

Muitas pessoas, mesmo se dizendo cristãs, se comportaram como verdadeiros pagãos durante o ano que passou: praticaram adultério, se embriagaram, freqüentaram lugares indecentes, cometeram desonestidade, envergonhando a igreja e a família com a sua atitude.

Muitas pessoas, desprezando a Palavra de Deus, andaram atrás das coisas do mundo. O rádio, a televisão e as diversões mundanas ocuparam de tal maneira a sua mente que não tiveram tempo para ler a Bíblia, para buscar a Deus em oração e freqüentar os trabalhos da igreja.

Convido as pessoas que fizeram isso, que passem uma vassoura ou uma borracha nisso tudo e que iniciem uma nova vida. Que se ajoelhem diante de Deus e lhe peçam perdão pelo que fizeram. E Deus, com toda a certeza, lhes dará uma nova oportunidade.

O ano velho passou. Assim como o ano, também passam as nossas ilusões. Podemos ter muito estudo, grandes riquezas e ocupar alta posição social. Mas tudo isso é transitório e passageiro.

Só há uma coisa que não passa, que dura para sempre: as coisas de Deus. Diz o apóstolo João: “Não ameis o mundo e nem as coisas que há no mundo. O mundo passa, bem como os seus desejos. Aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece para sempre”.

Por isso, tiremos tempo para ler a Bíblia e para ir à igreja. Deus quer e promete estar do nosso lado sempre. Mas ele espera que também aprendamos a ficar do lado dele, lendo e meditando na sua Palavra.

Que Deus nos abençoe, dando-nos um feliz e abençoado Ano Novo.

Lindolfo Pieper
Jaru, RO – Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
piperlin@uol.com.br
www.ielb.org.br

 


(zurück zum Seitenanfang)