Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

Noite de Natal – 24 de dezembro de 2006
Tito 2.11-14 – Nivaldo Schneider e Sílvio Ferreira da Silva Filho
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


Tema: A graça de Deus produz resultados

Nessa semana, os deputados federais quiseram aumentar o seu salário em mais de 90%. O povo ficou indignado e juntamente com alguns deputados começou um movimento para derrubar essa decisão. Esse movimento produziu resultados e a decisão foi anulada.

O nosso texto também fala de algo que produz resultados: a graça de Deus. Por isso, baseados em nas palavras de Paulo a Tito (2.11-14), queremos meditar sobre o tema: A Graça de Deus produz resultados.

Em nenhum outro lugar o apóstolo Paulo fala de forma tão clara e ampla sobre a graça de Deus como nesse texto. Ele olha para o passado, dizendo no v. 11 que “a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens” e no v. 14 dizendo que Cristo Jesus se deu por nós a fim de nos livrar de toda a maldade e nos purificar, fazendo de nós um povo que pertence somente a ele e que se dedica a fazer o bem.

Paulo também olha para o futuro, dizendo no v. 13 que estamos esperando o dia feliz no qual aparecerá a glória do nosso grande Deus e salvador Jesus Cristo. Ou seja, ele aponta para a vinda de Jesus no dia do juízo final para julgar os vivos e os mortos com justiça e dar a vida eterna a todos os que creram nele.

Mas, o que Paulo enfatiza mesmo está no presente: A graça de Deus é uma graça pedagógica ou educadora, que nos ensina a viver em todas as áreas da nossa vida. Por isso, Paulo diz que a graça de Deus, que se manifestou salvadora em Cristo Jesus, atua no tempo presente da nossa vida. E Paulo diz que, em decorrência disso, o cristão viverá uma vida “sensata, justa e piedosa”. Estando sob a influência da graça de Deus, a vida do cristão para consigo mesmo será sensata, de autocontrole. Em relação ao próximo, será uma vida justa, de justiça. E, em relação a Deus, será uma vida piedosa. Portanto, esse texto nos convida a refletir sobre o tema: A graça de Deus produz resultados.

O primeiro resultado que a graça de Deus produz na nossa vida é o autocontrole, uma vida sensata, moderada. O que é uma vida sensata? É uma vida na qual procuramos evitar os excessos e agir com moderação em todas as coisas. Por exemplo:

Moderação no comer e no beber . Normalmente o natal é um período em que somos tentados a cometer excessos: comer demais, beber demais, passar dos limites.

Moderação nos gastos . Normalmente no natal somos tentados a gastar além da nossa capacidade de pagar. Assumimos dívidas, prestações, que nos sufocam nos meses seguintes. Será que não é por isso que temos pouca coragem de investir no reino de Deus no inicio do ano? É sabido que o mês de janeiro é normalmente fraco nas ofertas.

Moderação nas palavras e nas ações . Normalmente no natal nos encontramos com nossos familiares, parentes e amigos e somos tentados a comentar com maldade a vida dos outros, ao invés de dar um testemunho positivo da nossa fé. Será que não é exatamente isso que acontece conosco? Será que não nos falta uma boa dose de moderação?

O segundo resultado que a graça de Deus produz em nós é uma vida justa. O que é uma vida justa? É uma vida reta, segundo a orientação de Deus em sua palavra. Como se manifesta essa vida justa em relação ao próximo? Ela se manifesta na maneira como nós tratamos as pessoas à nossa volta, quando promovemos a vida e o bem-estar das pessoas. Isso começa dentro de casa, quando o marido tratará bem a esposa e ela fará o mesmo com o seu marido. Quando os pais amarão os seus filhos e os educarão na disciplina e admoestação do Senhor e os filhos honrarão e respeitarão seus pais. Essa vida justa continua no trabalho quando o patrão reconhece o valor do seu empregado, paga um salário justo e procura sempre o seu bem-estar e crescimento profissional. E o trabalhador, o funcionário, desempenha bem a sua função, é honesto no seu trabalho, sabendo que acima de tudo precisa prestar contas a Deus. Essa vida justa também se manifesta quando nós defendemos a causa dos menos favorecidos e impedimos que a injustiça prospere. Será que isso está acontecendo na nossa vida? Será que estamos sendo justos e agindo com justiça?

O terceiro resultado que a graça de Deus produz em nós é uma vida piedosa. O que é uma vida piedosa? É tudo aquilo que diz respeito ao nosso relacionamento com Deus: Nossa reverência, nosso respeito, a nossa dedicação às coisas do reino de Deus. Essa reverência e respeito estão relacionados à maneira como chegamos à igreja, como nos comportamos aqui na casa de Deus ao ouvirmos a sua palavra, como nós tomamos a palavra de Deus em nossas mãos para lê-la e estudá-la, como nós participamos da santa ceia, como nós nos posicionamos diante do imenso valor do nosso batismo. Será que não nos falta uma boa dose de piedade no nosso relacionamento com Deus e as coisas do seu reino?

Quando nós não vivemos de modo sensato, justo e piedoso, nós estamos negando os resultados que Deus quer produzir na nossa vida pela sua graça. Portanto, estamos demonstrando impenitência, dureza de coração e desobediência. Estas coisas atraem sobre nós a ira e o castigo de Deus aqui e por toda a eternidade.

Deus investe em nós a sua graça a fim de que vivamos uma vida sensata, justa e piedosa. A maior prova desse investimento de Deus em nós foi a promessa e o envio do seu filho Jesus Cristo ao mundo. Com o seu sofrimento, morte e ressurreição, Deus fez de nós novas criaturas, nos reconciliou consigo mesmo, nos conquistou perdão, vida e salvação, e nos dá tudo isso de graça, pelo evangelho.

Esse investimento de Deus produz os resultados que o apóstolo Paulo fala em nosso texto. O primeiro resultado do investimento de Deus em nossa vida é uma vida sensata. No evangelho, Deus nos dá a capacidade para viver com moderação no comer, no beber, nos gastos, nas palavras e atitudes. Dessa forma, Deus nos ensina e motiva a cuidar bem de nós mesmos e da nossa própria vida, para que vivamos uma vida feliz aqui no mundo e na eternidade.

O segundo resultado que a graça de Deus produz em nós é uma vida justa. Na palavra e nos sacramentos, Deus nos motiva a amar, respeitar e nos doar aos nossos familiares: ao marido, à esposa, aos filhos, aos pais, respectivamente. Ele também nos motiva a sermos honestos e justos no tratamento patrão/empregado, empregado/patrão. Também nos motiva a defender a causa dos menos favorecidos, a lutar pelos direitos daqueles que convivem conosco e a promover a vida e o bem-estar do nosso próximo.

O terceiro resultado que a graça de Deus produz em nós é uma vida piedosa. Na palavra e nos sacramentos, somos motivados a nos relacionar com Deus e as coisas do seu reino com profunda reverência, envolvimento e serviço dedicado. É na palavra e nos sacramentos que Deus investe todo o seu esforço para nos equipar, nos preparar, nos motivar, nos fortalecer a fim de vivermos uma vida sensata, justa e piedosa. Por isso é muito importante tratar esses meios com carinho, com responsabilidade, aproveitando as oportunidades que Deus nos dá para estar em contato com os mesmos. Quando nós agimos assim, os resultados deste investimento de Deus em nós certamente aparecerão.

Portanto, aproveitando o investimento de Deus na sua graça, que produz resultados na nossa vida, viveremos neste natal e durante toda a nossa vida de forma sensata, justa e piedosa. Que Deus, em sua graça, nos ajude. Amém!

Nivaldo Schneider ; Sílvio Ferreira da Silva Filho
Vila Velha – ES – Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
nivaldoschneider@yahoo.com.br ; revsilviop@yahoo.com.br
www.ielb.org.br


(zurück zum Seitenanfang)