Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

3º Domingo de Advento– 17 de dezembro de 2006
Filipenses 4.4-7 – Série Trienal C – Alex Mariano Schmökel
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


TEMA: “Alegrai-vos sempre no Senhor...” (v. 4)

Que Deus nosso Pai nos abençoe no ouvir e no meditar de Sua Santa Palavra, em nome de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Amém.

INTRODUÇÃO

Nenhuma época do ano deixa tanta alegria estampada no rosto da maioria das pessoas, como o tempo do Natal.

Vemos esta alegria espalhada em todos os cantos, em todos os lugares: na rua, nas casas comerciais, nas escolas, nas igrejas, nas casas enfeitadas com luzes e assim por diante.

E a expressão desta alegria, nesta época do ano, recebe as mais variadas formas. E uma delas é o canto. E em um de nossos cantos de Natal, nós cantamos, que o tempo de Natal tem mensagens lindas e que alegra todas as pessoas (Hinário Luterano 549).

CONTEXTO

E nesta epístola aos filipenses, a alegria é um grande tema de que o apóstolo Paulo faz  menção várias vezes. Pois a Igreja de Filipos estava passando por dificuldades. E o apóstolo Paulo também não podia ir até lá para tentar resolver estes problemas, pois ele também estava com um problema, que era a sua prisão em Roma e também de onde ele não mais sairia vivo, conforme Filipenses 1:7.

Mesmo vivendo nesta situação, encarcerado, esperando pela sua morte, o apóstolo Paulo escreve em sua epístola aos filipenses, de forma convicta, da alegria que ele tem dentro de si, mesmo nesta situação. E testemunha disso são suas palavras em Filipenses 4:11, onde está escrito: “...porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação”.

E este encorajamento, o apóstolo prescreve para os cristãos de Filipos, quando diz: “Alegrai-vos sempre no Senhor...” .

I – PERTO ESTÁ O SENHOR

“Alegrai-vos sempre no Senhor...!” Será que podemos dizer esta frase com toda a convicção, à semelhança do apóstolo Paulo?

Embora estejamos vivendo um período alegre do ano, que é o Natal, se fôssemos olhar para nossas vidas, nosso dia-a-dia, será que poderíamos dizer: “Alegrai-vos sempre no Senhor...?”

Algumas pessoas poderiam dizer que é muito difícil afirmar isto, ainda mais se estamos com os ombros carregados de problemas, dificuldades físicas, financeiras e familiares, enfermidades, ou em outras palavras, como diz o nosso texto, andando ansiosos ou preocupados pelos cuidados da vida; e também com os pecados pesando em nosso coração e nossa consciência.

Mas mesmo se estas coisas todas estão pesando sobre nossos ombros, podemos olhar para o exemplo do apóstolo Paulo, que também não teve vida fácil e também passava por dificuldades, mas com convicção exortou o povo cristão de Filipos, dizendo: “Alegrai-vos sempre no Senhor...”.

Quando o apóstolo Paulo diz: “Alegrai-vos sempre no Senhor...”, ele não faz este apelo à alegria como um mero encorajamento superficial para a vida dos cristãos de Filipos e para a nossa, mas ele, com estas palavras, nos atira de volta aos braços do Senhor Jesus Cristo.

O apóstolo Paulo também complementa esta alegria no Senhor, dizendo que “Perto está o Senhor”, conforme o versículo 5 de nosso texto.

E esta afirmação de que “Perto está o Senhor” pode ser interpretada de duas maneiras. A primeira se refere à Sua segunda vinda, a qual os cristãos de Filipos já aguardavam e a qual nós também aguardamos, lembrando-nos dela especialmente neste período de Advento.

E a segunda interpretação que podemos dar é a comparação que um pastor fez certa vez, em um momento de aconselhamento a pessoas que sofriam por diversos males. Este pastor disse que o “Senhor está mais perto de nós do que uma criança ainda no ventre de sua mãe”.

E como é bom sabermos disso neste tempo de Advento em que esperamos pela vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e ao mesmo tempo ter a certeza de que o Senhor está perto de nós, dando-nos forças para carregarmos nossa pesada cruz com nossos problemas e nossas dificuldades que enfrentamos muitas vezes em nossa vida diária.

E isto também é um motivo de alegria, para nós cristãos, podermos ter a certeza de que “Perto está o Senhor”.

Portanto, meus amados, “alegrai-vos sempre no Senhor...”. Pois Ele vem para congregar os Seus e levá-los para junto de Si no céu, onde não mais haverá a ansiedade pelos cuidados desta vida, onde não mais haverá tristeza e dor, sofrimento e morte, pois o Senhor enxugará de nossos olhos toda a lágrima, conforme Apocalipse 21:4.

II – PELA PRÁTICA DA FÉ CRISTÃ

“Alegrai-vos sempre no Senhor...” . A alegria do crente se diferencia da alegria dos incrédulos. Embora nós vejamos a alegria estampada nos rostos de todas as pessoas, nem todas têm a mesma alegria.

Neste período de Advento e Natal, em que nós com tanta clareza lembramos a mensagem de que esperamos pela vinda do Senhor e Salvador Jesus Cristo, nos alegramos, pois temos a certeza de que Ele virá para buscar todos nós que Nele cremos e nos levar para junto de Si em Seu Reino.

Mas e as demais pessoas? Será que elas têm esta mesma alegria? Será que elas se alegram neste período de Advento e Natal pela vinda do Salvador Jesus? Ou se alegram unicamente pelas coisas materiais, tais como as festas, os presentes e as visitas que farão e receberão?

É bem possível que muitas pessoas estão se preparando para festejar o Natal com esta alegria que não vem do Senhor, mas unicamente do materialismo, das coisas do presente, do momento.

E este tipo de alegria, na verdade, não nos traz nenhuma esperança, mas sim, em relação à fé, cria um vazio e nos escraviza nas coisas deste mundo.

Diz João em sua primeira carta, para nossa advertência e exortação: “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; (...) Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente” (1. João 2.15.17).

Por isso a alegria do crente é diferente da alegria dos incrédulos. Pois nós cristãos sabemos que temos um Deus amoroso, que perdoa, no qual nós podemos confiar e crer. E esta é a nossa alegria.

E como cristãos nós também vivemos esta alegria. A praticamos em nossa vida diária. E algumas dicas de colocar esta alegria em prática nós temos em nosso texto.

Fazer nossa moderação ser conhecida. E isto significa em se ter uma disposição amável e honesta para com outras pessoas. A capacidade de suportar injustiças sem ódio ou maldade, confiando no amor e na justiça de Deus.

E como cristãos que se alegram sempre no Senhor, podemos, por meio de nossa moderação, dar um testemunho de nossa fé, da nossa alegria, pois sabemos que o Senhor sempre está perto de nós. Pois por meio de Jesus Cristo somos Filhos de Deus, por Ele amados e recebendo dele o perdão.

CONCLUSÃO

Portanto, meus amados!

“Alegrai-vos sempre no Senhor...” . Porque o Senhor está vindo. Porque o Senhor está perto de cada um de nós, nos auxiliando, amparando e consolando em nossas necessidades.

E que tenhamos muitas alegrias neste Natal que está as portas, mas que sejam realmente alegrias no Senhor, festejando o nascimento, a chegada daquele que nos traz o perdão, a vida eterna, a esperança – Cristo Jesus, que “hoje vos nasceu na cidade de Davi...”, conforme disseram os anjos aos pastores.

E que esta mesma alegria do Natal encha nossos corações a cada dia, a cada momento, para também podermos dizer: “Alegrai-vos sempre no Senhor...”.

Que Deus assim o conceda a cada um de nós, em nome e por amor de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, nossa Alegria. Amém.

E a paz de Deus que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. Amém.

Soli Deo Gloria!

Alex Mariano Schmökel
Vera Cruz – RS – Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
amschmokel@terra.com.br
www.ielb.org.br


(zurück zum Seitenanfang)