Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

Penúltimo Domingo no Ano Eclesiástico – 19 de Novembro de 2006
Série Trienal B – Daniel 7.9,10 – Nivaldo Schneider e Sílvio Ferreira da Silva Filho
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


Tema: Deus julgará o mundo.

Todos nós ficamos sabendo daquele trágico acidente que envolveu o boeing da Gol e o jato Legacy, quando 154 pessoas morreram. O Superior Tribunal de Justiça determinou que, em 30 dias, esse inquérito deve ser concluído e julgado. O que acontecerá nesse julgamento, nós ainda não sabemos.

O nosso texto também fala em julgamento. O julgamento que Deus fará no dia do juízo. Por isso, com base em Daniel 7.9,10, queremos meditar sobre o tema: Deus julgará o mundo.

Daniel viveu por volta do ano 600 a.C e foi levado pelo rei Nabucodonosor para a Babilônia, junto com o povo de Deus. Ali Daniel esteve rodeado de tentações, mas permaneceu fiel ao Deus verdadeiro. Deus o abençoou com uma porção extraordinária de sabedoria, especialmente para interpretar sonhos e visões.

Aqui no nosso texto, numa dessas visões, ele viu alguns tronos e, num deles, estava assentado o próprio Deus. Na visão, a roupa de Deus era branca como a neve e os seus cabelos eram brancos como a lã. Isso simboliza a pureza e a santidade de Deus. O trono onde Deus estava parecia labaredas de fogo e, da frente do trono saía um rio de fogo. Isso simboliza o zelo que Deus tem para punir e castigar os transgressores da sua lei, como também para purificar o seu povo, perdoando os seus pecados e preparando-os para o juízo final e para a vida eterna.

Daniel viu que milhões de anjos estavam de pé na presença de Deus e, então começou o julgamento e foram abertos os livros. Que livros são esses? O apóstolo João explica que esses são os livros onde Deus registra as obras que todas as pessoas praticaram, tanto para o bem quanto para o mal. Portanto, o texto deixa claro que Deus julgará o mundo.

Você acredita que haverá um dia no qual Deus julgará o mundo? Nós sabemos que existem muitas pessoas que não acreditam nesta verdade. Nós também corremos o risco de não acreditar nessa verdade quando não o valor do que a Palavra de Deus ensina sobre o juízo final, quando não nos dedicamos para ouvir com atenção a Palavra de Deus na Igreja, quando não lemos e não estudamos a Palavra de Deus em casa, com a família.

Qual a conseqüência dessa atitude? A conseqüência é que, desconhecendo o que Deus ensina na Sua Palavra sobre o dia do juízo final, nós vamos acreditar em ensinamentos dos homens, como por exemplo: que não haverá um dia de juízo final, que tudo continuará como sempre foi, que Deus não levará tão a sério os nossos pecados e que, se houver mesmo um dia de juízo final, Deus dará a salvação para todo o mundo.

Muito pior do que tudo isso é pensarmos que será possível dar um jeitinho no dia do juízo. Que jeitinho seria esse? A pessoa achar que pode desprezar a Palavra de Deus, pode praticar as obras mais absurdas que, no final, será absolvida por Deus e entrará no céu. Quantas pessoas pensam que, no dia do juízo final, tudo acabará em pizza e que Deus, sendo um velhinho bonachão, passará a mão sobre a cabeça de todo o mundo e colocará todos no céu.

Você acredita que haverá um dia no qual Deus julgará o mundo? Nós não acreditamos nessa verdade quando pensamos que podemos enganar Deus e esconder os nossos pecados dele. Nós podemos esconder os nossos pecados do marido, da esposa, dos pais, dos filhos, do patrão, da professora, da igreja, do governo, mas não podemos esconder os nossos pecados de Deus.

Você acredita que Deus julgará o mundo? Por último, nós não acreditamos que Deus julgará o mundo quando nós vivemos a nossa vida cristã de qualquer maneira, aliás, não cristã, sem amor a Deus e ao próximo. Por que achamos que podemos viver sem amor a Deus e ao próximo? Porque nós não temos consciência de que um dia nós vamos comparecer diante do tribunal de Deus para prestar contas de tudo o que fizemos durante toda a nossa vida.

Se nós continuarmos agindo assim, nós demonstramos que não estamos preparados para o dia do juízo final, estamos desobedecendo a Deus e nos afastando dele. Quando não reconhecemos o valor do que a Palavra de Deus ensina sobre o juízo final, quando pensamos que Deus é um velhinho bonachão que dará a vida eterna a todo o mundo e que podemos viver de qualquer maneira, o apóstolo João nos lembra que estamos riscando o nosso nome do Livro da Vida e seremos lançados para dentro do lago de fogo (Apocalipse 20. 15).

Deus não quer que isso aconteça conosco. Ele quer que sejamos salvos. Por isso, ele prometeu e enviou o seu Filho Jesus Cristo ao mundo, que sofreu, morreu pregado na cruz e ressuscitou ao terceiro dia. Assim, Jesus nos reconcilia com Deus, nos oferece e dá o perdão de todos os nossos pecados e nos dá a certeza da vida eterna, após o juízo final.

Onde recebemos todas essas coisas? Nós as recebemos no batismo, na palavra e na santa ceia. Por esses meios, além de ele nos garantir uma nova vida e o perdão para os nossos pecados, ele também nos orienta e fortalece a nossa fé para que creiamos que verdadeiramente ele julgará o mundo.

Na Sua Palavra, Deus nos ensina claramente que ele julgará todas as pessoas no dia do juízo final. Aqueles que creram em Jesus receberão como prêmio a vida eterna.

Deus diz em Sua Palavra:

Quem crer e for batizado será salvo (Marcos 16.16).

Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa (Atos 16.31).

Agora já não há mais nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus (Romanos 8.1).

Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é Dom de Deus (Efésios 2.9).

Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do Seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados (Colossenses 1.13,14).

Em Apocalipse 7.13ss., falando daqueles que estão no céu, o anjo de Deus disse que

Eles receberam perdão, foram lavados dos seus pecados no sangue de Jesus e, por isso, estão diante do trono de Deus... e nunca mais terão fome, nem sede... e Deus enxugará todas as lágrimas dos seus olhos .

Além dessas promessas maravilhosas, a Palavra de Deus nos diz que ele conhece todos os nossos pecados e que, se nós os confessarmos e abandonarmos, confiando no perdão conquistado por Jesus, Deus, em Sua graça, nos perdoa. Assim, mas de fato somente assim, mas também com absoluta certeza assim podemos ter paz para a nossa alma e consolo para o nosso coração.

Quando nós conhecemos o que a Palavra de Deus diz sobre o juízo final, nós não vamos permanecer de braços cruzados; pelo contrário, pela graça de Deus, vamos nos empenhar para viver uma vida cristã fiel e dedicada ao Senhor Deus, servindo-o com os dons, o tempo e os bens que ele nos deu, testemunhando o amor de Deus para todas as pessoas, preparando-as para o dia do juízo final, crendo no Salvador Jesus.

Portanto, na certeza de que Deus julgará o mundo, vamos olhar sempre para Jesus, o “Autor e Consumador da nossa fé”. Vamos também nos apegar à Palavra, às promessas de Deus. Só assim, mas assim com absoluta certeza estaremos preparados para esse grande dia. Que Deus nos ajude. Amém!

Nivaldo Schneider e Sílvio Ferreira da Silva Filho
Vila Velha – ES – Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
nivaldoschneider@yahoo.com.br
www.ielb.org.br

 

 


(zurück zum Seitenanfang)