Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

PENÚLTIMO DOMINGO no ANO ECLESIÁSTICO – 19 de Novembro de 2006
Série Trienal B – Hebreus 12.1-2 – Aldo Julio Zilki
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


Assim nós temos essa grande multidão de testemunhas ao nosso redor. Portanto, deixemos de lado tudo o que nos atrapalha e o pecado que se agarra firmemente em nós e continuemos a correr, sem desanimar, a corrida marcada para nós. Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa. Ele não deixou que a cruz fizesse com que ele desistisse. Pelo contrário, por causa da alegria que lhe foi prometida, ele não se importou com a humilhação de morrer na cruz e agora está sentado do lado direito do trono de Deus.Pensem no sofrimento dele e como suportou com paciência o ódio dos pecadores. Assim, vocês, não desanimem, nem desistam. Hebreus 12.1-3.

Meus queridos amigos em Cristo Jesus sobre quem devem repousar sempre os nossos olhos: Que nossos Deus nos abençoe para que possamos manter nossos olhos postos em Cristo com a firme esperança da vida eterna. Amém.

Sempre que leio esse texto me vem à mente aquela passagem bíblica de Mateus 14.22-33. Os discípulos navegavam já no meio do Lago quando, de repente, Jesus aparece andando sobre as águas. Eles acharam que se tratava de um fantasma. Jesus apresentou-se a eles. Então Pedro rogou que Jesus ordenasse que ele fosse até onde Jesus estava. Jesus disse: “Vem” e Pedro foi. Ia se afundando porque tirou seu olhar que estava fixo em Jesus.

O nosso texto de hoje nos conclama a não nos desviarmos de Cristo. Por isso:

MANTENHAMOS NOSSOS OLHOS EM CRISTO

O Mestre e Salvador Jesus deve ser o alvo de nosso olhar. Tudo o que ele fez, sofreu e demonstrou em vida deve servir-nos como exemplo a ser seguido.Portanto, nós, como seus seguidores, fixemos nossos olhos em Jesus:

I. Deixando de lado o pecado.

Nós lemos no v. 1: “ Assim nós temos essa grande multidão de testemunhas ao nosso redor. Portanto, deixemos de lado tudo o que nos atrapalha e o pecado que se agarra firmemente em nós e continuemos a correr, sem desanimar, a corrida marcada para nós”

Não é por nada que a Bíblia nos mostra que o pecado provocou uma grande separação entre os homens e o Deus Criador. O pecador formou um grande precipício entre o ser humano pecador e o Deus santo. Os esforços humanos para chegar ao outro lado, a Deus, têm sido estéreis. Ninguém jamais conseguiu chegar a Deus com suas próprias forças ou andando sobre seus próprios méritos.

Cristo mesmo afirma: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim”. Jo 14.6. Ou seja, Jesus serve de ponte sobre o precipício para que cheguemos onde está Deus o Pai. E para que cheguemos onde está o Pai, realmente é necessário que mantenhamos nossos olhos fixos em Jesus.

Sabemos, no entanto, que para chegarmos ao Pai passando por Jesus, há certas coisas que devem ser consideradas, como, por exemplo, precisamos remover:

  • Tudo o que nos estorva ver Jesus. Há uma série de coisas que nos impedem ver Jesus. Qualquer raciocínio humano desvia nossa mente de Jesus. Qualquer intenção de querer chegar ao Pai por conta própria nos torna vesgos diante das coisas celestiais.
  • O pecado que nos enrola: Ele nos mantém cegos para que não vejamos a Jesus. Ao estarmos cegos para as coisas de Deus, não veremos a Jesus como o Salvador da humanidade. Não pode existir coisa pior do que não crer que Cristo é o filho de Deus, nosso Salvador, o próprio Deus. Pessoas em tal situação estão tão enleadas de maneira que seus pecados não lhes permitem ver Jesus o Salvador.

Jesus mesmo diz: “ Por isso eu disse que vocês vão morrer sem o perdão dos seus pecados. De fato, morrerão sem o perdão dos seus pecados se não crerem que “ Eu Sou Quem Sou ”. Jo 8.24 .

Por isso, meus queridos amigos, para que não permaneçamos eternamente enleados pelos pecados que nos afastam completamente de Deus, recorramos a Deus. Peçamos que ele nos ajude a sair dessa enrascada e, através de Cristo, nos livre da condenação no inferno. Cristo mesmo afirma: “ Pois a vontade do meu Pai é que todos os que vêem o Filho e crêem nele tenham a vida eterna; e no último dia eu os ressuscitarei ” Jo 6.40. Esse mesmo Jesus: “ por causa da alegria que lhe foi prometida, ele não se importou com a humilhação de morrer na cruz e agora está sentado do lado direito do trono de Deus ”. Hb 12.2.

Isso nos possibilita manter nossos olhos fixos em Jesus:

II. Seguindo o exemplo de Jesus.

O versículo 3 de nosso texto afirma: “ Pensem no sofrimento dele e como suportou com paciência o ódio dos pecadores. Assim, vocês, não desanimem, nem desistam”. Isso é o que São Pedro afirma em 1 Pe 2.21: “pois foi para isso que ele os chamou. O próprio Cristo sofreu por vocês e deixou o exemplo, para que sigam os seus passos”.

Volto a repetir: Cristo venceu o inferno, a morte e o diabo. Essa vitória ele a dedica a nós. Nós a receberemos de suas próprias mãos nos céu, pela fé que depositamos nele.

Por isso, enquanto não podemos desfrutar completamente das bênçãos contidas na vitória de Cristo, caminhemos rumo à eternidade com os olhos postos em Jesus seguindo seu exemplo. Essa caminhada poderá trazer-nos momentos de desânimo, frustração e vontade de abandonar tudo. Isso poderá acontecer sempre que desviarmos nossos olhos de Jesus e focalizando outro alvo onde lutaremos para salvar-nos a nós mesmos. A Bíblia diz: “Mas ninguém pode salvar a si mesmo, nem pagar a Deus o preço da sua vida, pois não há dinheiro que pague a vida de alguém ”. Sl 49.7,8.

Ao querer salvar sua própria vida, o ser humano abandona a Cristo, o único caminho que conduz ao Pai. E o próprio cristo afirma: “Por isso quem crê no Filho tem a vida eterna; porém quem desobedece ao Filho nunca terá a vida eterna, mas sofrerá para sempre o castigo de Deus ” Jo 3.36. E mais: “ Sabemos que Deus não atende pecadores, mas ele atende os que o respeitam e fazem a sua vontade ” Jo 9.31.

Por outro lado, o próprio Cristo vem ao nosso encontro dizendo: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida”. Jo 8.12. Jesus segue dizendo: “Eu vim ao mundo como luz para que quem crê em mim não fique na escuridão”. Jo 12.46.

Sendo assim, jamais se justifica que o cristão ande em situação de desânimo, de tristeza, amargura e frustração. Ele não se encontra sozinho na sua jornada rumo à eternidade. Sabemos que os amigos, parentes e amigos nem sempre poderão nos ajudar. Porém, Jesus, nosso amigo para o que der e vier, sempre nos ajudará. Através de seu grande amor que teve, tem e terá por todos os seres humanos, ele quer nos ajudar. Diariamente ele nos estende sua mão auxiliadora, e em algumas situações da vida, ele nos carrega em seus braços.

Jesus suportou a cruz em nosso favor. Ele não nos prometeu vida fácil, porém, nos assegurou estar ao nosso lado durante a nossa caminhada. Ele diz: “Eis que estou convosco todos os dias até o fim do mundo”. Mt 20.20.

Muitas coisas neste mundo prometem apoio e esperança. Mas unicamente em Jesus encontramos ânimo, alegria, forças e sentido para a vida.

Por isso, sigamos o exemplo de amor, obediência e sacrifício de Jesus e eliminemos tudo o que nos estorva vê-lo. Somente assim poderemos manter nossos olhos postos nele. Somente nessa condição poderemos marchar firmes rumo à eternidade no céu onde, certamente é muito melhor do que aqui.

Que Deus nos abençoe para que isso se faça realidade. Amém.

 

Pastor Aldo Julio Zilki
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
São Paulo - SP – BRASIL
revaldojulio@yahoo.com.br - www.portal-luterano.org.br/sp/bompastor

 

 


(zurück zum Seitenanfang)