Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

18º domingo após Pentecostes – 08 de outubro de 2006
Nivaldo Schneider e colegas
Série Trienal B – Jeremias 11.18-20 ; Salmo 119.25-32; Tiago 3.16-4.6; Marcos 9.30-37
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


Tema: Vamos servir a Deus

Jeremias 11.18-20

Votar é servir a Deus? No domingo passado tivemos a oportunidade de servir a Deus, votando, escolhendo os candidatos que achamos que podem fazer um bom trabalho em nosso país.

No texto de hoje, o profeta Jeremias serviu a Deus junto ao seu povo. Com base nesse texto, tomando as demais leituras de hoje, queremos meditar sobre o tema: Vamos servir a Deus.

O profeta Jeremias nasceu na cidade de Anatote por volta do ano 626 a.C. Entre os profetas ele foi o que mais sofreu, porque em seu tempo o povo de Deus se afastou, começou a adorar deuses falsos, especialmente Baal, violou a aliança que Deus fez com eles e, por isso, Jeremias repreendeu o povo, aconselhou e advertiu reis, enfrentou governantes e falsos sacerdotes, pregando fielmente a palavra de Deus. Ele foi ridicularizado, ignorado, espancado, passou fome, foi ameaçado e amaldiçoado, até mesmo por aqueles que se diziam seus amigos.

No texto de hoje encontramos uma demonstração das dificuldades e perigos que o profeta de Deus enfrentou em meio ao seu povo. Apesar de todas as adversidades, Jeremias se apegou a Deus e recebeu dele a força e a motivação para servi-lo com fidelidade. O texto nos leva a refletir: Como servir a Deus?

Salmo 119.25-32

O Salmo enfatiza a importância do apego à palavra de Deus, especialmente nos momentos difíceis que enfrentamos na nossa vida cristã. Ele diz:

De acordo com as tuas promessas, dá-me novas forças... Ensina-me os teus mandamentos... Ajuda-me a compreender as tuas leis, e eu meditarei nos teus maravilhosos ensinamentos... Não me deixes seguir o caminho errado; com a tua bondade, ensina-me a tua lei... Tenho dado atenção às tuas ordens... Tenho seguido os teus ensinamentos... Apresso-me em obedecer aos teus ensinamentos, porque assim tu me darás mais entendimento.

Portanto, o Salmo deixa clara a importância de nos apegarmos à palavra de Deus, pois, nela, Deus fala conosco e nos motiva a servir.

De que forma Jeremias serviu a Deus? Em primeiro lugar, ele serviu a Deus, apegando-se à sua palavra. Em nosso texto, vemos isso claramente quando Deus falou a Jeremias que os seus inimigos estavam tramando contra ele. Jeremias ouviu a palavra de Deus e isso trouxe orientação, ânimo e conforto ao seu coração.

De que forma você e eu temos servido a Deus? Estamos apegados à palavra de Deus? Estamos ouvindo Deus falar conosco na sua palavra? Quantas vezes nos queixamos de falta de orientação, falta de rumo, falta de motivação. Mas, como ter orientação, rumo, motivação, se não ouvimos atentamente Deus falar ao nosso coração através de sua palavra?

Se Jeremias não tivesse ouvido a palavra de Deus ele teria se dado muito mal: estaria sem aviso dos perigos à sua frente, sofreria muito por causa da perseguição dos seus inimigos e, o que é pior, estaria afastado de Deus, por não ouvir a sua palavra e não se apegar a ela. Assim também nós, se não ouvirmos a palavra de Deus, se não nos apegarmos a ela, sofreremos muito, não só nesta vida, mas por toda a eternidade.

Se nós, muitas vezes, não ouvimos e não nos apegamos à palavra de Deus, Jesus, o filho de Deus sempre ouviu e se apegou à palavra de Deus. Tanto que deu a sua vida, sofreu, morreu e ressuscitou, para cumprir a palavra de Deus e resgatar toda a humanidade, reconciliando-a com o Pai.

Em Cristo, nós temos a motivação para nos apegar à palavra de Deus, certos de que esta palavra nos orienta no serviço ao nosso Deus.

Como servir a Deus? O texto do Antigo Testamento relata que o profeta Jeremias ficou sabendo diretamente da parte de Deus que o povo estava tramando uma conspiração contra ele. Ele sentiu-se impotente contra estas forças do mal, sentiu-se como um cordeiro levado ao matadouro. Ele disse: Eu não sabia que era contra mim que eles estavam planejando maldades.

O plano dos inimigos era silenciar Jeremias para que nunca mais alguém se lembrasse dele. Eles queriam anular, impedir o trabalho de Jeremias de anunciar a palavra de Deus.

Como Jeremias reagiu? Ele apelou para Deus, colocou a sua causa nas mãos de Deus, pois confiava que Deus julga retamente e continuou servindo a Deus. Ele estava disposto a sofrer por causa do testemunho da palavra de Deus.

Estamos nós dispostos a sofrer pelo testemunho da palavra de Deus? Não é assim que, muitas vezes, nós não nos envolvemos no testemunho da palavra de Deus, exatamente para fugir do sofrimento, da perseguição, da discriminação, do deboche das pessoas? Não é exatamente por isso que nós nos negamos a sair de casa e ir ao encontro de um amigo que está afastado de Deus, a levar um folheto, a doar uma Bíblia para alguém, a tirar dinheiro do bolso para patrocinar a divulgação do evangelho? E por quê? Porque isso nos tira do sofá, da frente da tv, do descanso, da tranqüilidade do lar. Envolve trabalho, sacrifício, o nosso tempo e o nosso dinheiro.

Jeremias tinha tudo para não se envolver com o destino espiritual das pessoas do seu tempo. Mas, se ele agisse assim, o que aconteceria? As pessoas se perderiam e ele seria omisso e desobediente a Deus, atraindo sobre si o juízo de Deus. Assim também nós, se nos omitirmos e não nos envolvermos no testemunho do evangelho, estamos desobedecendo à vontade de Deus, permitindo que muitas pessoas se percam e atraindo sobre nós o castigo de Deus.

Se nós não estamos dispostos a sofrer por causa do evangelho, Jesus é chamado de “Servo Sofredor”. Ele não fugiu do sofrimento; ao contrário, tomou-o sobre si mesmo e assim pagou pelos nossos pecados e nos trouxe de volta para Deus. É nele que encontramos motivação para dar testemunho da palavra de Deus, mesmo que esse testemunho envolva sofrimento e sacrifício.

Tiago 3.16 – 4.6

Como servir a Deus? No texto da epístola, o apóstolo Tiago diz que é importante servir a Deus com a sabedoria que vem do alto. Pois, quando essa sabedoria não está presente nas nossas vidas, aparecem as lutas, as brigas, os maus desejos. Pedimos as coisas para usar segundo os nossos próprios prazeres, achamos que é possível sermos amigos do mundo e sermos amigos de Deus ao mesmo tempo, e somos orgulhosos.

Com tudo isso, quem sai perdendo? A Igreja de Cristo. Pois cada um deixa de servir a Deus e passa a servir aos seus próprios interesses. Quando agimos assim, estamos demonstrando a dureza do nosso coração pecaminoso. Entretanto, Deus não ficará indiferente. Para quem vive e age assim, ele dará a devida punição.

Jesus é a sabedoria de Deus. Ele não perseguiu os seus próprios interesses, mas se doou em favor de toda a humanidade. Por causa do sacrifício de Jesus nós temos uma nova vida, onde recebemos, por graça, perdão e salvação. A palavra de Deus nos torna Sábios para a salvação, pela fé em Cristo Jesus (2.Timóteo 3.15), e nos motiva a servir a Deus com a sabedoria que vem do alto.

Marcos 9.30-37

Como servir a Deus? No texto do evangelho, Jesus nos orienta a servir a Deus com humildade. Jesus estava falando aos seus discípulos como ele serviria ao Pai em humildade, dando a sua vida à morte de cruz para resgatar toda a humanidade. Mas, os discípulos não entenderam o que Jesus estava falando, e disputavam entre si qual deles era o maior, o mais importante. Jesus percebeu isso, e disse: Se alguém quer ser o primeiro, deve ficar em último lugar e servir a todos.

É isso que nós fazemos? Estamos dispostos a servir a Deus com humildade e nos considerar os últimos? Não é assim que nós queremos ser o membro mais importante e influente da Igreja? O pastor mais importante? Não é assim que queremos mandar ao invés de servir? Não é assim que queremos ser servidos ao invés de servir?

Quando não servimos a Deus em humildade, estamos indo contra a orientação de Jesus. Portanto, estamos desobedecendo-o. Se continuarmos a agir assim, seremos alcançados pelo castigo de Deus.

Jesus serviu em humildade. Ele abandonou a glória e a majestade que tinha nos céus, tornou-se um simples homem. Enfrentou o sofrimento e a morte em nosso lugar. Como verdadeiro Deus, ressuscitou ao terceiro dia. Tudo isso para nos salvar. É em Jesus que nós encontramos a verdadeira motivação para servi-lo em humildade na sua igreja.

Como servir a Deus? Com base nos 4 textos de hoje, nós fomos orientados a servir a Deus ouvindo e nos apegando à sua palavra, estando dispostos a sofrer por causa do testemunho da palavra de Deus, com a sabedoria que vem do alto e em humildade.

Que Deus nos ajude, conduzindo-nos, abençoando-nos, protegendo-nos. Amém!

Nivaldo Schneider e colegas
Vila Velha – ES – Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
nivaldoschneider@yahoo.com.br
www.ielb.org.br


(zurück zum Seitenanfang)