Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

Décimo sétimo domingo após Pentecostes – 01.10. 2006
Série Trienal B – Marcos 8.27-35 – Alex Mariano Schmökel
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


TEMA:  Qual é o preço do seguir a Cristo?

Que Deus nosso Pai nos abençoe no ouvir e no meditar de Sua Santa Palavra, em nome e por amor de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Amém.

INTRODUÇÃO

Ao irmos a um estabelecimento comercial, com o interesse de comprar alguma coisa, o que fazemos primeiro é perguntar quanto custa isto? Ou qual é o preço deste artigo? Com certeza estas perguntas todos nós já fizemos na vida.

E a partir disso começamos a pensar em algumas coisas para adquirirmos o produto e em nossa mente surgem algumas outras perguntas, tais como: quanto do meu dinheiro, tempo e capacidades tenho que dar em troca disso? o que vou ter que deixar de comprar, fazer ou ter para adquirir isso?

CONTEXTO

No texto para nossa mensagem de hoje, temos três momentos distintos, temos a confissão de Pedro; também o momento em que Jesus fala sobre a importância e a necessidade da sua morte e ressurreição e por fim o pedido de Jesus para seguí-lo e o que implica este seguir a Jesus.

Também poderíamos dizer que em nosso texto, Jesus está nos respondendo a duas perguntas. A primeira: o que era necessário acontecer, qual o custo, para que o plano da salvação de Deus se concretizasse? e a segunda: qual é o preço do servir e seguir a Cristo?

I – O QUE ERA NECESSÁRIO ACONTECER, QUAL O CUSTO PARA QUE O PLANO DA SALVAÇÃO DE DEUS SE CONCRETIZASSE?

Fica claro em nosso texto que Jesus veio para este mundo para servir, e que ele teria que pagar um preço por isso. E também neste mesmo texto, Jesus afirma que todo aquele que o quiser seguir precisa pagar um preço.

No versículo 31 de nosso texto, Jesus diz que ...era necessário que o Filho do Homem sofresse muitas coisas, fosse rejeitado...fosse morto e que, depois de três dias, ressuscitasse. Este versículo descreve o mais importante serviço ou ato de amor já realizado por alguém, por Jesus Cristo.

E em nosso texto, as palavras era necessário, empregadas por Jesus, expressam a vontade de Deus para com a humanidade, pois Deus compreende a profundidade do pecado e também tem a solução para o problema.

Era da vontade de Deus que Jesus também fosse rejeitado. E essa rejeição de Jesus não foi um simples ignorá-lo, mas Ele foi humilhado e zombado por muitos em todos os tempos; esta rejeição a Cristo acontece ainda hoje, quando não damos atenção nem ouvimos a Sua Palavra; quando nos calamos ou nos omitimos em nosso testemunho de fé, em confessar Tu és o Cristo, conforme o versículo 29 de nosso texto.

Mas no versículo 31 também temos uma palavra de vitória: ...era necessário que ele ressuscitasse. E a ressurreição é vida, viver, estar vivo. A morte de Jesus era necessária para trazer a salvação da humanidade pecadora , pois sem derramar sangue não haveria perdão. Mas a sua ressurreição trouxe a vitória sobre a morte, e deu-nos a esperança da vida eterna. E esta é uma certeza que nós podemos ter, pois a vida eterna é o preço do seguir a Cristo.

E em todo e qualquer momento de nossa vida, se estamos bem ou passando por tribulações e desgraças, nós podemos ter esta certeza de que, embora tenhamos pecados, Cristo morreu na cruz por nós e deu-nos, assim, o céu como herança.

II – QUAL É O PREÇO DO SERVIR E SEGUIR A CRISTO?

Meus amados, vemos e sabemos que Cristo pagou um preço pela nossa salvação, para pertencermos a Ele. Agora, seguir a Jesus, também envolve pagar um preço. Significa sujeitar-se à vontade de Deus. Isto é, não impedir que Deus seja realmente Deus em nossa vida, mas realmente desejar que Ele ocupe o nosso coração e nos governe e dirija nossos passos.

Jesus procura explicar o que é este sujeitar-se à vontade de Deus. Ele diz: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me....De que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? – conforme os versículos 34 e 36 do texto.

Jesus sugere que usemos o conselho e o poder da Sua sabedoria, para não cairmos em extremos, ou seja, apegar-nos de coração ao mundo material e nem tão pouco ignorá-lo, como se tudo o que foi criado por Deus para o bem-estar do homem fosse mau.

Para entendermos bem o que é esse preço: O Senhor Jesus não cobra algo de nós que Ele não nos tenha dado ou nos dê. Enquanto Ele assim fala conosco, Ele está transmitindo o Seu amor e poder aos nossos corações, para que confiemos sempre mais fortemente nele e resistamos às tentações, que querem afastar-nos da salvação, da comunhão com Deus e com os que como nós crêem no Salvador. Pois a Palavra de Jesus é poder de Deus, para salvação de todo aquele que crê, que confia nele. Ele nos mantém salvos – guardando-nos de recaída na incredulidade! O preço,portanto, é simplesmente obedecer a Jesus porque confiamos nele.

A expressão negue-se a si mesmo significa não levar em conta o egocentrismo, o eu sou, eu posso, eu consigo, mas deixar que a nossa vida seja dominada, seja guiada por Cristo. E é nesse ponto que entra a explicação do Dr. Martinho Lutero sobre o batismo em afogarmos o velho homem, a nossa natureza pecaminosa, que está sempre sedenta por popularidade, poder de domínio, posse de riquezas, desfrute de paixões carnais e assim por diante.

O sentido desta expressão negue-se a si mesmo é justamente o de reconhecer que todas as coisas que possuímos são presentes, bênçãos de Deus: a nossa vida, saúde, dons, bens, família, etc. E através disso tudo, Deus espera que nós o sirvamos e glorifiquemos, que não nos apeguemos em tudo o que Deus nos dá, porém o administremos corretamente.

Também o carregar a sua cruz faz parte do preço de seguir a Cristo. O fato de sermos cristãos não nos isenta de estarmos livres de problemas, enfermidades e outros males, mas Paulo diz em Atos 14:22 que ...através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus.

Muitas vezes, a cruz parece pesada demais, porque queremos compreendê-la à luz da razão humana, esquecendo-nos da vontade e do plano de Deus. Jesus, referindo-se a esta carga, convida a cada um de nós: Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei, conforme Mateus 11:28.

Na Palavra de Deus temos muitos exemplos de pessoas que carregaram e suportaram uma pesada cruz, mas Deus esteve sempre ao lado deles. Alguns exemplos são: José, quando se viu abandonado por todos, Deus o livrou de maneira maravilhosa transformando o sofrimento em alegria; o socorro e proteção também vieram na hora certa para Daniel, na cova dos leões e para Jonas no ventre do peixe.

O nosso consolo está na certeza de que Deus sempre tem caminhos e meios para ajudar Seus filhos na hora do aperto e da necessidade. Mesmo em meio ao mar de sofrimentos, Deus sempre nos abre um caminho por onde podemos passar seguros, guiados pela Sua poderosa mão.

Por outro lado, existe a possibilidade de, por vezes, nos sentirmos derrotados, fracos, como se fosse o fim de tudo, perdendo a vontade de viver diante de problemas aparentemente sem solução. Mas nada disso deve nos preocupar, pois Deus bem sabe quanto cada filho pode suportar. Ele não envia a cruz movido por ódio, a fim de nos prejudicar, mas o faz movido pelo seu amor por nós.

Pela cruz Ele quer nos levar ao arrependimento e a melhorar a nossa vida para as coisas de Deus. A nossa natureza humana e nossa razão nos ensinam a viver de acordo com as coisas desse mundo, mas a Palavra de Deus, também por meio da cruz, nos ensina a viver para a vida eterna, olhando para o além, para as coisas lá do alto. Por isso, como cristãos que vivem de acordo com a vontade de Deus, peçamos sempre ao nosso Deus que nos auxilie, nos dê forças para carregarmos a nossa cruz.

Jesus diz ainda em nosso texto: Siga-me. Toda pessoa segue algum exemplo ou modelo em sua vida. Desde nossa infância, já seguimos alguns exemplos, copiamos atitudes e comportamentos. E em nosso texto Jesus se apresenta como um modelo a ser seguido.

Seguir Cristo é olhar para a sua maneira de falar e agir, e tentar reproduzir isso em nosso dia-a-dia. Isso requer obediência à vontade de nosso Deus. E seguir a Cristo significa não ser um mero espectador, mas um soldado, que luta e batalha pela causa de Jesus, que testemunha sua fé, por palavras e ações.

CONCLUSÃO

Portanto, meus amados! Qual é o preço de servir e seguir a Cristo? Em primeiro lugar, custou a vida do próprio Salvador Jesus: Ele pagou um alto preço para nos resgatar e salvar de todos os pecados. E esse preço foi o seu sofrimento e a sua morte na cruz. Tudo isso para reconciliar-nos com o Pai. De inimigos nos tornou seus amigos, de filhos da ira, nos tornou filhos e herdeiros de Deus.

Agora Jesus diz: Negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Movidos pelo amor de Deus, vamos seguir Cristo, confiando na sua obra salvadora – renunciando a nós mesmos, à nossa razão e aceitando, com fidelidade, a nossa cruz. Viver assim é viver servindo a Cristo. Por este viver, Cristo se torna conhecido para os outros. Com este viver, temos a garantia da bem-aventurada vida com Cristo, lá no céu.

Que Deus assim o conceda a cada um de nós, em nome e por amor de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Amém.

E a paz de Deus que excede todo o entendimento guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. Amém.

Soli Deo Gloria!

Alex Mariano Schmökel
Vera Cruz – RS – Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
amschmokel@terra.com.br
www.ielb.org.br

 

 


(zurück zum Seitenanfang)