Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

15° domingo após Pentecostes – 17 de setembro de 2006
Série Trienal B – Deuteronômio 4.1-8 – Nivaldo Schneider
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


Tema: Quem pratica a palavra de Deus é sábio.

O ser humano quer conhecer, quer saber, quer crescer, quer progredir. Ele quer ser sábio e, como tal, ele luta pela aquisição de conhecimentos.

Há duas sabedorias distintas: a sabedoria humana e a sabedoria divina. A primeira é do homem e é mutável como o homem. A outra é de Deus e é imutável como Deus.

O saber humano tem seu valor reconhecido pelos homens e termina na sepultura. A Sabedoria Divina é valorizada por Deus e ultrapassa a sepultura, conduzindo à presença de Deus.

O versículo no texto de Deuteronômio 4.1-8 chama a nossa atenção:

Portanto, obedeçam fielmente a todas essas leis, e assim os outros povos verão que vocês são sábios e inteligentes. Quando ouvirem falar dessas leis, eles dirão: ‘Como é sábio e inteligente o povo dessa grande nação’!

Portanto, esse texto nos oferece uma bela oportunidade para meditar sobre o tema:

Quem pratica a palavra de Deus é sábio.

O povo de Israel, libertado por Deus da escravidão no Egito, caminhou 40 anos pelo deserto. Agora está às portas da terra que Deus tinha prometido. Moisés lembra ao povo que ele deve manter-se fiel a Deus, esse Deus que estabeleceu com ele uma aliança, lhe revelou seus mandamentos e o conduziu desde o Monte Horebe até a entrada da Terra Prometida.

Moisés incentiva os israelitas a não somente ouvir, mas a guardar todos os mandamentos de Deus, tal como ele os revelou, e que nada seja acrescentado ou diminuído deles. Se o povo de Deus ouvisse e praticasse a palavra de Deus seria reconhecido pelos outros povos como um povo sábio e feliz. O fato de o povo ter recebido os mandamentos das mãos de Deus mostra como Deus agiu tão amorosamente com aquele povo, a ponto de os outros povos reconhecerem que, em todo o mundo, não há nação que tenha um Deus tão chegado a si como o povo de Israel. Portanto, queremos meditar sobre o tema:

Quem pratica a palavra de Deus é sábio.

Quem é uma pessoa sábia? Aos olhos do mundo, uma pessoa sábia é aquela que estudou muito, que é bem preparada intelectualmente, que domina bem uma ou mais áreas do conhecimento humano. Tudo isso é muito bom e proveitoso, mas não é tudo. Aos olhos de Deus, sábia é aquela pessoa que ouve e pratica a sua palavra, sendo ela intelectualmente bem preparada ou não.

Todos nós nos esforçamos muito para adquirir sabedoria e conhecimento humanos. É uma exigência do mundo globalizado, competitivo, do mercado de trabalho. Por isso, fazemos cursos, procuramos nos aprofundar e prosseguir nos nossos estudos, empenhamo-nos ao máximo para estarmos sempre atualizados. E isso a custo de muito tempo, dinheiro e esforço. Tudo isso é muito bom. Mas, será que nos esforçamos da mesma maneira para adquirir a Sabedoria que é de Deus e vem de Deus? Como se adquire essa sabedoria?

O nosso texto responde: Adquirimos a Sabedoria de Deus ouvindo atentamente a sua palavra, lendo, estudando, meditando e procurando aprender, reter no coração as suas verdades e praticá-las. É claro que isso também tem um custo: ter como prioridade aprender a Palavra de Deus, dedicar tempo para ela, prestar atenção ao ensino da Palavra de Deus, aproveitar as oportunidades e participar dos momentos nos quais ela é ensinada. Por isso é importante que perguntemos: Estamos interessados em aprender os ensinamentos de Deus? Estamos interessados em praticar esses ensinamentos na nossa vida?

Nós vivemos numa época na qual tudo é considerado relativo, afirmando-se que cada pessoa tem a sua verdade. Na leitura do Evangelho de hoje, Jesus fala que os escribas e fariseus distorciam a lei de Deus e ensinavam doutrinas de homens. Por isso, Moisés, em nosso texto, diz que não devemos acrescentar nem diminuir nada à Palavra de Deus.

Isso nos alerta para não colocarmos ênfase em determinados pecados e diminuir os outros. Por exemplo: quando achamos que adulterar ou roubar é mais pecado do que caluniar ou mentir. Do mesmo modo é péssima, falsa teologia colocar pecado onde Deus não colocou e dizer que não é pecado aquilo que Deus disse que é pecado.

Se nós agimos assim, o que as pessoas à nossa volta pensarão? Será que elas enxergarão coerência naquilo que cremos e praticamos? Será que as pessoas à nossa volta conseguirão ver a ação de Deus na nossa vida? Conseguirão ver que nos esforçamos para viver de acordo com a vontade de Deus? Ou será que elas verão em nós o desprezo às coisas de Deus, a falta de amor, a desonestidade, a calúnia, a mentira, a falta de respeito, a imoralidade, a avareza e outras coisas mais que mostram que estamos afastados de Deus, que não confiamos nele e não queremos praticar a vontade de Deus, que não somos sábios aos olhos de Deus. Tudo isso não só atrapalha o nosso testemunho, mas atrai sobre nós o castigo, a ira de Deus e a condenação eterna.

O Deus que libertou o povo de Israel, o conduziu pelo deserto, prometeu e deu uma terra para ele morar, é um Deus sábio. Ele demonstrou essa Sabedoria de modo todo especial quando planejou e se empenhou para salvar a humanidade, enviando o seu Filho Jesus Cristo ao mundo.

A Bíblia fala de Jesus, dizendo que ele é a “Sabedoria de Deus”, que em sua vida se dedicou a ouvir, ensinar e praticar a palavra de Deus. E não apenas isso, mas deu a própria vida em favor de todos nós, sofrendo e morrendo pregado na cruz. Quando Jesus sofreu e morreu, ele carregou todos os nossos pecados e pagou integralmente por todos eles, especialmente o nosso desprezo à Sabedoria que vem de Deus. Na sua ressurreição gloriosa ele conquistou para todos nós o perdão dos pecados, a reconciliação com Deus e uma nova vida, em que ele quer que sejamos sábios, ouvindo e praticando a sua Palavra.

A Palavra de Deus é perfeita e completa, “ela esclarece e dá entendimento aos simples” (Sl 119.130). Ela é viva e eficaz. Sabemos que a biblioteca universal é muito grande. São milhões e milhões de livros que servem para a formação do ser humano em toda a sabedoria e ciência deste mundo. A biblioteca de Deus é pequena. É formada por só volume, a Bíblia Sagrada. Entretanto, com as suas Sagradas Letras, é a biblioteca mais perfeita e completa para a formação de sábios espirituais. É nessa biblioteca que Deus nos dá os recursos para ficarmos firmes contra as ciladas do diabo e vivermos uma vida sábia diante dele.

Depois de falar dos recursos que temos na palavra de Deus, o apóstolo Paulo encerra esse texto pedindo que os cristãos de Éfeso orem por ele para que Deus lhe dê a mensagem certa para ele falar com coragem e tornar conhecido o evangelho (Ef 6.10-20). Para que isso aconteça, Deus nos motiva a sempre reconhecermos o valor da sua Palavra, a nos apegarmos a ela, a nos aprofundarmos no conhecimento desta palavra, para conhecer o que é certo e o que é errado, para permanecermos firmes na fé e para testemunhar, com a Sabedoria e Deus, o amor de Deus às pessoas.

No Batismo, na Palavra e na Santa Ceia Deus nos torna sábios para viver a vida cristã de acordo com a sua vontade e testemunhar, com as nossas atitudes, o amor de Deus para todas as pessoas. Deus promete nos perdoar quando falhamos. Ele promete nos ajudar a praticar a Palavra de Deus ali onde ele nos colocou, com sabedoria, a Sabedoria que é dele e vem dele.

Portanto, confiando que quem ouve e pratica a palavra de Deus é sábio, vamos aproveitar as oportunidades de ouvir a Palavra de Deus e vamos pedir que ele nos fortaleça para praticá-la. Amém!

Nivaldo Schneider
Vila Velha – ES – Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
nivaldoschneider@yahoo.com.br
www.ielb.org.br

 

 


(zurück zum Seitenanfang)