Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

15° Domingo Após Pentecoste – 17 de Setembro de 2006
Série Trienal B – Efésios 6:10-20, Leonardo Neitzel
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


I. INTRODUÇÃO

A Armadura de Deus

“Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos e toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.

Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade, e vestindo-vos da couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo.”

A primeira parte da carta de Paulo aos Efésios enfatiza o fundamento doutrinário e teológico sobre o qual está baseada a nossa salvação. Enfatiza a nossa salvação pela graça de Deus, através de Jesus Cristo, mediante a fé. Lemos em Efésios 2: “Ele [Cristo] vos deu vida, estando vós mortos em vossos delitos e pecados… Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” A segunda parte da carta enfatiza o aspecto prático ou o resultado desta salvação concedida a nós. Apresenta o exercício da nossa vida cristã no mundo como indivíduos e como igreja.

Nosso texto está inserido na parte prática da epístola. É um texto clássico do apóstolo Paulo, encorajador e de vitória para todos os que foram agraciados com a comunhão com o Comandante-Mor da Igreja, Jesus Cristo. É impressionate a metáfora e linguagem militar viva e precisa que o apóstolo emprega – analogia perfeita com os soldados da igreja de Cristo. Paulo está na prisão em Roma (59-61 A.D.). Encontra-se algemado noite e dia a um soldado da guarda romana. Lições importantes sobre vigilância e prontidão na nossa batalha espiritual no mundo nos são transmitidas através desta dramática experiência de Paulo.

Nosso mundo vive hoje em estado de guerra. Vemos, principalmente no Oriente Médio, a imagem da destruição. Nesta guerra, cada exército envolvido procura ter o melhor e mais poderoso em termos de estratégia, armamento e munição. O objetivo é derrotar o inimigo e ter o mínimo de perdas possíveis. Nossa luta como soldados de Cristo se assemelha em parte, mas com algumas diferenças: Nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra principados e forças espirituais cosmológicas do mal. É mais ferrenha, o inimigo é mais poderoso que exércitos humanos. Mas o arsenal à nossa disposição é mais poderoso e eficaz. A vitória final nos é garantida, porque o Comandante do exército, Jesus Cristo já subjugou o inimigo com a vitória da cruz e da ressurreição dos mortos. Absolutamente nenhuma força poderá mais prevaler contra Cristo e seu exército.

Tendo sido agraciados com o perdão de Deus através do sacrifício de Cristo por nós na cruz, somos revestidos com uma tremenda indumentária e arsenal necessários na defesa pessoal contra as investidas do mal. Enquanto no mundo, o soldado de Cristo está ciente das forças operantes do exército de satanás. Pela graça divina ele procura estar bem preparado para enfrentar a luta contra as forças das trevas – tanto em defesa pessoal como também em prol dos seres humanos, presas fáceis das garras do maligno. Ele procura conhecer melhor o adversário e suas estratégias de ataque. Ele aparelha-se constantemente com as armas divinas colocadas ao nosso dispor.

II. CONHECENDO O ADVERSÁRIO

Paulo o descreve assim: “Nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.” O comandante deste exército é a antiga serpente, chamada diabo. Como ele sabe que está subjugado por Cristo e que seu fim é o iminente fogo eterno, faz de tudo para levar consigo o maior número possível de seres humanos. Aliado a poderes desse mundo e a indivíduos, tem destruído vidas e relacionamentos e arrastado milhares para o abismo de vícios, drogas, crimes, roubos, enganos, mentiras, idolatria, prostituição e outros desmandos e infortúnios da sociedade. Seu fim é claro, como diz a Escritura: Será lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, e sera atormentado de dia e de noite, pelos séculos dos séculos. (Cf. Apocalipse 20:10). Mas ele não deixará por menos em termos de investidas para levar consigo um maior número possível.

O apóstolo Pedro nos adverte: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resistí-lhe firmes na fé…” (1 Pedro 5:8). É contra esse adversário, aliado às nossas próprias inclinações e às paixões do mundo, que consiste a nossa luta. E é contra esses mesmos inimigos que temos a mais poderosa armadura – de defesa e ataque – e de vitória garantida, porque ela não é nossa própria – ela é a armadura ou panóplia de Deus, nosso Senhor.

III. APODERANDO-NOS DAS ARMAS DIVINAS AO NOSSO DISPOR

Paulo nos fornece a receita completa para uso da indumentária militar, das armas e do arsenal divino. De igual modo nos mostra como manejar estas armas e como vertir-nos com a armadura completa de Deus:

Mantenham firme o cinturão da verdade ao seu redor : Não dêem ouvidos a falsos mestres, que tentam lhes bajular e enganar com mentiras, meias verdades e enganos. Procurem sempre testar estas falácias com a pura verdade da palavra de Deus, a Sagrada Escritura. Nesta, Jesus diz: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14:6). Firmeza a este cinturão da verdade significa salvação para nós e honra ao nosso Salvador Jesus Cristo.

Vistam-se com a couraça da justiça: Este peitoral de defesa é impenetrável; é a cobertura concedida a nós por Jesus Cristo, quando Deus puniu nele os pecados de toda a humanidade. Deus Pai exerceu a justiça sobre seu Filho, castigando-o em nossos lugar. Todos nós pecamos e todos estávamos destituídos da glória de Deus. Todos merecemos a justiça da morte e o afastamento eterno de Deus. Jesus Cristo se submeteu ao exercício da ira divina sobre si. Esta justiça de Jesus por nós e em nosso lugar foi atribuída a nós, de modo que hoje estamos livres da morte, do inferno e do pecado. Esse peitoral da justiça adquirida para nós por Jesus Cristo é arma indispensável de vitória espiritual no mundo.

Calcem os pés com a preparação do evangelho da paz: Apropriem-se da paz conquistada por Jesus Cristo em seu favor. Jesus diz: “A minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João 14:27). Não podemos viver e nem combater as forças do mal sem esta paz. Ela nos é dada somente por meio de Jesus Cristo. Todo e qualquer tipo de paz no mundo é passageiro; somente a paz de Cristo dura para a eternidade. E só pode haver paz real no mundo quando emerge da fonte que é Jesus Cristo. Calçados com este evangelho da paz, os soldados de Cristo não permanecem estáticos; eles se tornam mensajeiros ativos e itinerantes desta paz – estão em ação passando-o a outros que ainda não a possuem ou conhecem.

Embracem o escudo da fé : O escudo da fé é arma vital do nosso combate contra as forças espirituais do mal. É a revelação, salvação e a aliança da graça, misericórdia e perdão que Cristo conquistou por nós com seu sofrimento, morte e ressurreição, e que está claramente revelada na Bíblia Sagrada. É a herança de paz e vida eterna revelada a nós por Jesus Cristo. Este escudo da fé é indestrutível; as flechas inflamadas do maligno jamais o atingirão. Pelo contrário, o escudo do Evangelho da salvação as destruirá. O escudo da fé brilha com as promessas de Jesus: “Eu vim para que vocês tenham vida, e a tenha embudância” (João 10:10). “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua própria vida pelos seus amigos.” (João 15:13).

Coloquem o capacete da salvação : A salvação através de Jesus Cristo é proteção vital e única. Podem haver outros e diferentes capacetes, mas não de salvação. A Bíblia diz: “E não há salvação em nenhum outro, porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome dado entre os homens pelo qual importa que sejamos salvos.” (Atos 4:12). A salvação conquistada por Cristo aponta para a salvação eterna. Unidos pela fé no Salvador Jesus Cristo, temos segurança e paz nesta vida e esperança de vida certa e plena na eternidade. A Bíblia diz: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram; nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” (1Corinthios 2:9)

Armem-se com a espada do Espírito, que é a palavra de Deus : A Bíblia afirma: “A palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração”. (Hebreus 4:12). Precisamos de arma mais poderosa? A palavra de Deus á a verdade, e nem as portas do inferno prevalecerão contra ela. É esta mesma palavra que nos revela as graciosas promessas de perdão através de Jesus Cristo, que nos conforta nas tribulações e nos mostra o caminho para a vida eterna. Passará o céu e a terra, mas a palavra de Deus não passará. Paulo nos encoraja ao uso constante desta palavra de Deus: “Habite ricamente em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus com salmos e hinos e cânticos espirituais, com gratidão em vossos corações” (Colossenses 3:16).

A armadura de Deus nos encoraja à perseverança e firmeza na palavra de Deus, na fé e na oração. O Senhor Jesus é fiel e não permitirá que sejamos subjugados, ou tentados além das nossas forças. Ele proverá livramento por meio da armadura com a qual nos reveste e nos dará a vitória final na luta contra o maligno, a quem Ele já venceu por nós. Que a paz de Deus, que excede todo entendimento humano, guarde os nossos corações e mentes em Cristo Jesus nosso Salvador para a vida eterna. Amen.

Leonardo Neitzel
Vancouver , B.C.
Lutheran Church-Canada
bethluth@telus.net

 


(zurück zum Seitenanfang)