Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

11º Domingo após Pentecostes – 20 de agosto de 2006
João 6.24-35 – Lindolfo Pieper
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


NÃO SE ESQUEÇA DO MAIS IMPORTANTE

João 6.26 e 27: “Vocês estão me procurando porque comeram os pães e ficaram satisfeitos e não porque entenderam os meus milagres. Não trabalhem a fim de conseguir a comida que se estraga, mas a fim de conseguir a comida que dura para a vida eterna. O Filho do Homem dará essa comida a vocês porque Deus, o Pai, deu provas de que ele tem autoridade”.

Conta uma lenda que certa mulher pobre, com uma criança no colo, ia passando diante de uma caverna. De repente ela escutou uma voz misteriosa, vinda lá de dentro, que lhe dizia: “Entre e apanhe tudo o que você desejar, mas não se esqueça do principal. Lembre-se, porém, de uma coisa: Depois que você sair, a porta se fechará para sempre. Portanto, aproveite a oportunidade, mas não se esqueça do principal”.

A mulher entrou na caverna e encontrou muitas riquezas. Fascinada pelo ouro e pelas jóias, pôs a criança no chão e começou a juntar, ansiosamente, tudo o que podia no seu avental. A voz misteriosa falou novamente: "Você agora só tem cinco minutos”.

Esgotados os cinco minutos, a mulher, carregada de ouro e pedras preciosas, correu para fora da caverna e a porta se fechou. Lembrou-se, então, da criança que ficara lá dentro. Mas, a porta estava fechada para sempre! A riqueza durou pouco e o desespero, para sempre.

Também para nós soa a voz: “O tempo está passando. Não se esqueça do principal!” O principal em nossa vida são os tesouros eternos. Deus nos deu seu Filho, Jesus Cristo, para através dele termos acesso ao maior tesouro, que é a vida eterna. Pela fé nele temos a certeza e a garantia de que estaremos com ele na eternidade.

Muitas pessoas estão tão envolvidas com as coisas do mundo que se esquecem das coisas de Deus. Vivem como se não tivessem uma alma, como se tudo se resumisse ao corpo mortal. Por isso Jesus nos adverte, em Mateus capítulo 6, dizendo : “Não acumuleis para vós tesouros sobre a terra que a traça e a ferrugem corroem; mas ajuntai para vós tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não corroem, nem os ladrões roubam ou escavam. Onde está o tesouro, aí está também o coração”.

Precisamos das coisas terrenas para a nossa sobrevivência. Mas, na hora decisiva, quando o portão da vida deste mundo se fechar, só uma coisa realmente terá validade: a fé em Jesus Cristo, que nos abrirá o portão para a vida eterna com Deus.

Por isso, não nos esqueçamos nunca do principal. Busquemos, enquanto há tempo, o tesouro espiritual chamado Jesus. Busquemo-lo através da sua Palavra, a Bíblia, onde encontramos orientação, consolo, conforto e esperança – para esta vida e a vida que há de vir.

I

Certa vez Jesus alimentou uma grande multidão de pessoas, que estava com fome, usando para isso apenas cinco pães e dois peixinhos: é o milagre da multiplicação dos pães. Ele não queria que as pessoas sofressem por causa da fome.

No entanto, ele não fazia isso para fazer espetáculo ou simplesmente para encher a barriga das pessoas, mas para que todos soubessem que ele era o Filho de Deus que estava trazendo o perdão dos pecados, a vida e a salvação eterna.

Muitos não entenderam o significado da multiplicação dos pães e continuaram a seguir Jesus para conseguir comida de graça e milagres para aliviar os sofrimentos físicos aqui nesta terra.

Então, ao ver a multidão que o seguia apenas para satisfazer suas necessidades físicas, Jesus disse, segundo o Evangelho de João, capítulo 6, versículo 26: “Vocês estão me procurando porque comeram os pães e ficaram satisfeitos e não porque entenderam os meus milagres”.

E a seguir ele acrescenta, dizendo: Não trabalhem a fim de conseguir a comida que se estraga, mas a fim de conseguir a comida que dura para a vida eterna. O Filho do Homem dará essa comida a vocês porque Deus, o Pai, deu provas de que ele tem autoridade”.

Jesus é o Filho do Homem que dá a comida para por fim a fome espiritual, a fome da alma. Ele é o pão da vida, o pão que desce do céu e dá vida ao mundo, conforme as suas próprias palavras: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, quem crê em mim, nunca mais terá sede”.

Muitas pessoas pensam apenas nesta vida, de se dar bem aqui no mundo. Vivemos num mundo cheio de ansiedade e preocupação. O homem se preocupa com muitas coisas, como: comida, bebida, roupa, trabalho, casa e segurança.

Especialmente nos dias atuais, em que o nosso país atravessa uma enorme recessão econômica, o desemprego tem sido a principal preocupação de muitas pessoas. Porque sem emprego ninguém consegue dinheiro para comprar comida e pagar as suas dívidas.

O que fazer? Será que a preocupação com as coisas materiais resolve algum problema? Será que pelo fato de uma pessoa se preocupar com isso e com aquilo, os seus problemas vão se revolver?

Jesus, certa vez, estava pregando o Evangelho quando notou uma coisa curiosa: o povo não vinha para ouvi-lo porque, diziam, não tinha tempo. Estavam todos preocupados com a sua subsistência, como comida e roupa, que lhes faltava tempo para ouvir a palavra de Deus.

Aparentemente eles tinham razão, porque viviam numa época difícil. Havia escassez de alimento e dinheiro. Trabalhavam muito para ganhar pouco. E o governo romano ainda lhes tomava uma parte desse pouco que recebiam, cobrando impostos exorbitantes. E a pergunta que se fazia era: “Se as coisas continuarem assim, será que vou conseguir sustentar a minha família?”.

Jesus, vendo a sua preocupação, lhes diz: “Não se preocupem com a comida e com a bebida que precisam para viver, nem com a roupa que precisam para vestir. Vejam os pássaros dos céus: eles não semeiam, não colhem e nem ajuntam em depósito. No entanto, o Pai que está no céu dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os pássaros?”.

A lógica de Jesus é simples. Deus criou tudo o que existe para o homem. Ora, se Deus criou tudo o que existe para o bem do homem, se Deus cuida dos pássaros, que foi criado para o homem, então Deus vai cuidar também do homem, que é muito mais importante do que o passarinho.

E Jesus então conclui, dizendo: “Em vez de vocês ficarem preocupados com isso e com aquilo, vocês deveriam aprender a colocar Deus em primeiro lugar na sua vida, pois ele vai lhes dar tudo o que precisam”.

E no texto do evangelho de hoje Jesus acrescenta: Não trabalhem a fim de conseguir a comida que se estraga, mas a fim de conseguir a comida que dura para a vida eterna. O Filho do Homem dará essa comida a vocês, porque Deus, o Pai, deu provas de que ele tem autoridade”.

Jesus aqui não está estimulando a preguiça. Ele aqui está querendo nos dizer duas coisas muito importantes.

II

1)Em primeiro lugar: ele quer que confiemos em Deus sempre, em tudo o que fizermos.

O lema do Estado do Espírito Santo (onde recebi o título de cidadão Espírito-Santense) é: “Trabalha e confia”.

Devemos trabalhar, pois, conforme a Bíblia: “Quem não quer trabalhar, que também não coma”. Mas não devemos nos esquecer de que o sucesso do nosso trabalho vem de Deus. Diz o salmista no Salmo 127: “Se o senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes, pois aos seus amados ele o dá enquanto dormem”.

Nós sabemos muito bem que não adianta fazer uma grande roçada, plantar muito ... Pois se não chover, é tudo perdido. E chuva só Deus pode mandar.

Certa vez Pedro estava pescando. Pescou a noite toda e não conseguiu pegar nada. Jesus mandou ele jogar a rede de novo. E a rede se encheu de peixe.

Isso mostra que em tudo devemos depender da bênção de Deus. Sem a bênção de Deus não conseguimos nada. Por isso devemos confiar sempre em Deus, também no trabalho.

2)Em segundo lugar: para que Deus nos abençoe, além de confiar nele, devemos aprender a colocar as coisas dele em primeiro lugar na nossa vida.

Diz Jesus: “Buscai, pois, em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, que todas as coisas vos serão acrescentadas”.

Buscar em primeiro lugar o reino de Deus quer dizer colocar Deus em primeiro lugar na nossa vida.

Isso acontece em relação a sua Palavra. A Palavra de Deus deve ser a coisa mais importante na nossa vida. Deve ser mais importante do que a novela, do que um jogo de futebol, do que uma pescaria ou de uma caçada.

Quem troca a leitura da Bíblia por uma novela ou troca o culto por um jogo de futebol, não está colocando Deus em primeiro lugar na sua vida. Diz Jesus: “Quem é de Deus ouve a Palavra de Deus. Por isso não me dais ouvidos, porque não sois de Deus”.

Isso também acontece em relação à oferta. Deus deve de ter o primeiro lugar na minha vida em tudo, também na oferta. Quando eu ganho um salário ou quando vendo alguma coisa, devo logo tirar uma parte para Deus.

É isso que a Bíblia chama de ‘as primícias’, que significa o primeiro. Quem não separa logo uma parte para Deus quando recebe algum dinheiro, nunca vai dar as primícias, mas apenas as sobras. Isso se sobrar alguma coisa, pois a experiência mostra que geralmente não costuma sobrar nada.

Há pessoas que não lêem a Bíblia, que não vão aos cultos, não participam da Santa Ceia e nem ofertam. E elas querem ser abençoadas por Deus. E quando Deus não as abençoa, quando alguma coisa vai mal, logo reclamam.

Elas não têm tempo para ir a igreja, mas tem tempo para caçar, pescar e passear. Não tem dinheiro para ofertar, mas tem dinheiro para comprar pinga, para ingerir droga, para jogar na loteria e para gastar em coisas desnecessárias.

Como é que Deus vai abençoar uma vida assim, a alguém que despreza a Deus e a sua Palavra?

Nós temos que aprender a valorizar mais as coisas de Deus, se quisermos ser bem sucedidos na vida.

Deus quer nos quer abençoar. Ele promete abrir as janelas dos céus e nos abençoar com bênçãos sem medida, se lhe ofertarmos conforme a sua vontade. Ele promete nos dar tudo o que precisamos, se aprendermos a colocar ele em primeiro lugar na nossa vida.

E Deus não é nenhum mentiroso. Se ele promete alguma coisa, ele também cumpre. Se alguém duvida da sua palavra, então é melhor desistir de ser cristão, pois está mostrando que não confia em Deus.

Irmãos e irmãs. Deixemos de lado toda a preocupação. Confiemos mais em Deus, o criador de todas as coisas: dos pássaros, das plantas e – do ser humano.

Façamos aquilo que Jesus nos pede no nosso texto: Não trabalhem a fim de conseguir a comida que se estraga, mas a fim de conseguir a comida que dura para a vida eterna. O Filho do Homem dará essa comida a vocês, porque Deus, o Pai, deu provas de que ele tem autoridade”.

Apenas Cristo pode nos dar a comida que dura para sempre. Ele cumpriu a lei em nosso lugar. Ele morreu e ressuscitou para nos garantir uma vida plena e abundante: de paz, perdão e felicidade, sem fome na alma – sabendo quem somos e para onde vamos.

Que Deus aumente a nossa fé e nos faça confiar nele de todo o coração para que ele possa nos abençoar, nesta vida e na vida que há de vir. Em nome de Jesus. Amém.

Lindolfo Pieper
Jaru, RO – Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
piperlin@uol.com.br
www.ielb.org.br

 


(zurück zum Seitenanfang)