Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

8º Domingo Após Pentecostes – 30 de julho de 2006
Ef 1.3-14, Leandro D. Hübner
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


Estimados irmãos e irmãs em Cristo.

Por que nós e muitos outros cristãos nos reunimos para louvar a Deus em templos, casas e capelas? Por que cantamos hinos a Ele, ofertamos dinheiro, tempo, bens, dons e vida a Ele, oramos e agradecemos? Podemos dizer que fazemos tudo isso por causa da Sua obra, a obra da salvação. Por isso, podemos e vamos dizer sempre: Vamos louvar a Deus por Sua obra!

Vamos louvar a Deus por Sua obra ! Vamos louvar o Pai, que em Cristo nos escolheu. Por três vezes o apóstolo Paulo fala da escolha de Deus em nosso texto. No versículo 4 a escolha de Deus é feita "nele", isto é, em Cristo. Ou seja, a eleição ou escolha da graça não é uma obra divina à parte de Cristo, mas é feita ligada a Cristo e à sua obra. O apóstolo deixa bem claro que a obra de Deus é feita "em Cristo", como vemos nos versículos 3 ("com Cristo"), 4 ("com Cristo"), 5 ("por meio de Jesus Cristo") e outros. No versículo 5 a escolha de Deus tem como objetivo nos tornar filhos dele. No versículo 11 a escolha feita por Deus acontece de acordo com o propósito de Deus, que é um propósito de salvação.

Em Cristo o Pai nos escolheu. Esta doutrina bíblica, da eleição da graça, diz que Deus escolheu uns para a salvação, mas não escolheu outros para a perdição, pois os que não são salvos não o são porque rejeitaram a Cristo, são condenados por culpa própria. Ela é difícil de entender, mas ao mesmo tempo ela nos leva a não achar que somos salvos por causa de alguma coisa boa em nós, mas sim que somos salvos exclusivamente pela graça de Deus em Cristo Jesus. É somente por causa de Cristo que somos salvos e nada que nós fizermos pode melhorar nossa situação diante de Deus. Por isso, vamos louvar a Deus por Sua obra, vamos louvar o Pai, que em Cristo nos escolheu!

Vamos louvar a Deus por Sua obra ! Vamos louvar o Filho, que nos libertou pelo Seu sacrifício! No versículo 7 vemos que pela obra de Cristo somos libertados. A palavra grega usada aqui significava a compra de um escravo ou prisioneiro, deixando-o livre pelo pagamento de um resgate.

Assim, a nossa libertação do pecado e da morte foi paga com o sangue de Cristo, derramado na cruz na sua morte de sacrifício em nosso lugar.

Cristo está no centro no tratamento de Deus com a humanidade, com todas as pessoas. O versículo 10 diz que Deus quer unir em Cristo todas as coisas, isto é, em Cristo as pessoas são ligadas novamente a Deus, são trazidas de novo para a comunhão com Ele. Por meio de Cristo é que Deus revelou o seu plano secreto, de nos unir a Ele através do próprio Jesus. Jesus, como diz Paulo na carta aos Filipenses, deixou a glória divina e se fez servo, se humilhando e sendo obediente a Deus até a morte, morte de cruz, para nos salvar. Por isso, vamos louvar a Deus por sua obra, vamos louvar o Filho, que nos libertou pelo Seu sacrifício!

Vamos louvar a Deus por sua obra. Vamos louvar o Espírito Santo, garantia de nossa herança celeste! O Espírito Santo é aquele que foi prometido por Jesus e dado à Igreja, e é o Espírito Santo que age dentro da promessa de Deus, de em Cristo trazer a salvação aos homens pela proclamação do evangelho. Paulo diz que os cristãos são "selados" com o Espírito Santo, isto é, eles têm a marca de propriedade de Deus, que é o Espírito Santo.

O Espírito Santo é a dádiva de Deus aos cristãos, que os sela e marca como filhos e herdeiros da promessa. Essa marca do Espírito Santo nós recebemos no Batismo, quando nascemos de novo. Além disso, o EspíritoSanto é a garantia de que receberemos o que Deus prometeu , isto é, é como um depósito que Deus faz e que o obriga a realizar o pagamento total por nós, seus filhos. Assim, a dádiva do Espírito Santo é a garantia dada por Deus de que somos seus filhos e herdeiros da vida eterna, conquistada para nós por Cristo na cruz e garantida por completo no dia do juízo final.

Além de ser a garantia que nós temos de sermos salvos, o Espírito Santo é aquele que garante a presença de Cristo conosco e que converte pessoas a Jesus através do evangelho que pregamos. O evangelho é o canal que o Espírito Santo usa para salvar as pessoas. Nós somos os instrumentos que o Espírito Santo quer usar para salvar pessoas com o evangelho. Por isso, vamos louvar a Deus por Sua obra, vamos louvar o Espírito Santo, garantia de nossa herança celeste !

Vamos louvar a Deus por Sua obra ! Vamos louvar o Pai, o Filho e o Espírito Santo! Mas, por quê? Porque, sem a Sua obra de salvação, nós todos estaríamos perdidos, condenados ao inferno e à morte eterna. Por causa do nosso pecado, nosso destino desde o nascimento é terrível, pois Paulo diz que o salário do pecado é a morte . Assim, nada mais justo do que louvar a Deus por Sua obra, pois se merecíamos a morte, como é que recebemos de graça a vida eterna? Somente pela obra de salvação de Deus, por sua graça!

É como Paulo diz nos versículos 7 e 8:

Como é maravilhosa a graça de Deus, que ele nos deu com tanta fartura!

Por isso, irmãos e irmãs, vamos nos arrepender sinceramente de todas as vezes que desonramos e ofendemos a Deus em pensamentos, palavras, ações e falta de ação, e pedir-lhe humildemente o perdão em Cristo.

Tendo recebido e sempre recebendo o perdão , mesmo sem merecermos, vamos então louvar a Deus por Sua obra com tudo o que somos e temos: tempo, dons, dinheiro, bens, inteligência, trabalho, corpo, palavras, pensamentos e atos, enfim, com toda a vida. Ele merece a nossa adoração, louvor e gratidão, e, através de nosso louvor, Ele atinge outras pessoas com sua obra de salvação.

Vamos louvar a Deus por sua obra ! Amém.

Leandro Daniel Hübner
Dionísio Cerqueira – SC – Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
ldh@temais.com.br, ledahu@gmail.com
www.ielb.org.br


(zurück zum Seitenanfang)