Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

6º Domingo após Pentecostes – 16 de julho de 2006
Série Trienal B – Mc 5.21-24a, 35-43 - Leandro D. Hübner
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


Tema: Jesus diz a você: Levante-se!

Estimados irmãos e irmãs em Cristo.

Nós freqüentemente vemos, perto de nós ou pela TV, velhos, adultos, jovens e crianças morrendo por acidentes, violência, fome ou doenças. Em São Paulo, só este ano, houve centenas de ataques de bandidos e centenas de pessoas foram mortas violentamente. Em nossa própria cidade também, nos últimos anos, vimos muitas pessoas, inclusive jovens, perdendo sua vida, e suas famílias sendo atingidas pela tristeza que a morte traz.

Na leitura do evangelho de hoje, vemos uma menina de 12 anos, recém iniciando sua vida, talvez com planos de tornar-se uma menina-moça, a esposa de um amável marido e a mãe de seus próprios filhos, sendo repentinamente cortada por algum tipo de doença incurável e fatal. Seu pai, Jairo, é colocado diante da perda de sua amada filhinha. O que ele podia fazer para defendê-la do ferrão da morte? O que ele podia fazer para evitar a dor no seu coração e no de sua esposa, com a morte de alguém tão amado?

Com quem você mais se identifica no evangelho de hoje? Há muitos personagens que foram atingidos pela morte:

  • Há os pais da menina, Jairo e sua esposa, que fariam qualquer coisa para ver sua filhinha boa de novo.
  • Há uma menina que teve sua vida ceifada tão cedo.
  • Há os discípulos, talvez frustrados porque Jesus não foi logo salvar a menina.
  • Há a multidão chorando no jardim da casa de Jairo. Há sempre uma profunda tristeza quando alguém jovem morre e os sentimentos mais profundos para a família enlutada. Como acontece em funerais de pessoas que morreram muito jovens, neste também se ajuntou muita gente.
  • E, é claro, há Jesus. No meio de toda esta tristeza, dos corações doloridos, do choro e lamentação, dos lenços encharcados de lágrimas, vem Jesus dizendo firmemente: Não tenha medo; tenha fé! E: “Talitá cumi” – menina, levante-se!

Nós podemos nos identificar com vários destes personagens.

  • Talvez com Jairo e sua esposa – a morte roubou de você alguém querido.
  • Talvez você tenha suplicado a Deus para ajudar alguém doente ou moribundo, como Jairo suplicou a Jesus.
  • Talvez você tenha sentido a falta de esperança diante do inevitável, como os pais dessa menina.
  • Talvez você se identifique com a multidão reunida para apoiar, ajudar, consolar alguém em seu luto.
  • Talvez você se identifique com o alivio e a paz interior que vêm de saber que a morte não tem a última palavra quando Jesus está envolvido, e que nosso ser querido que partiu na fé em Cristo está apenas adormecido.

A morte não é mais duradoura que o sono. Todos que crêem e confiam em Jesus acordarão em uma nova manhã brilhante no céu, assim como nós esperamos o novo dia cada manhã. Só que desta vez o novo dia será algo tão bom e perfeito que agora nos difícil imaginar o que nossos olhos verão.

Jesus, entrando no quarto, tomou a mão da menina e disse-lhe: “Talitá cumi”. E ela abriu os olhos e se levantou. Jesus também dirá a nós quando fecharmos nossos olhos na morte: “Vovó, meu jovem, minha criança, meu filho, levante-se.” Um dia ele dirá a nós, depois de termos fechado nossas pálpebras na morte: Levante-se, erga-se para o seu dia eterno na minha mansão celestial.

A morte pode ser a coisa mais terrível que nós temos de enfrentar. Ela é um inimigo. Não faz parte do plano original de Deus nós enfrentarmos a morte. Ela surgiu por causa do pecado e é a punição que Deus prometeu a Adão e Eva e a todos que seguissem nas pegadas do pecado. Mas Jesus veio para dar um fim ao poder que a morte tinha. Jesus garantiu para nós o perdão contra a nossa doença mortal do pecado e nos prometeu e preparou um lugar na eternidade.

E é isso que nos dá forças quando dizemos adeus para familiares e amigos. É isso que nos ajuda a encarar nossa própria morte. É isso que nos ajuda quando a morte entra em nossas vidas, quebra a nossa felicidade e enche a nossa vida de luto. Nós sabemos que Jesus está esperando no céu para segurar-nos pela mão e dizer: “Levante-se!”

Uma família viajava de carro, com as janelas abertas. Uma abelha entrou no carro e começou a voar pra lá e pra cá. Uma menininha, muito alérgica a picadas de abelhas, se encolheu no banco de trás, pois, sendo picada, morreria em uma hora. Ela começou a gritar: “Pai, pai, é uma abelha, e ela vai me picar!”

O pai parou o carro e tentou pegar a abelha. Quando ela pousou no pára-brisa, ele a prendeu com sua mão. Segurando a abelha na mão fechada, o pai esperou pela picada, que veio logo, dolorosa. Então o pai soltou a abelha, e ela saiu voando no carro. A menina se assustou e gritou: “Pai, ela vai me picar!” Então o pai disse tranqüilamente: “Não, meu amor, ela não pode mais picar você. Olhe na minha mão – o ferrão dela está aqui.”

Em 1Co 15.55 o apóstolo Paulo diz que o ferrão da morte foi removido. Ele se alegra porque o poder da morte para nos destruir foi quebrado: Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu poder de ferir?

Como o pai naquele carro, Jesus nos diz: Olhe para as minhas mãos. Lá nós vemos a marca dos pregos – o ferrão da morte e do pecado. Por nossa causa, Jesus sofreu toda a dor que por cqausa da morte e Satanás podiam cair sobre ele. Ele reduziu a morte a uma abelha que perdeu seu ferrão. Essa é a vitória que Jesus venceu por nós!

Um dia cada um de nós será confrontado com o luto e a dor que a morte traz à nossa vida. É normal ficar abalado e triste e se sentir vazio por dentro. Mesmo se nós pudéssemos ter a mais perfeita fé e confiança em Deus nós ainda sentiríamos a angústia que vem com a morte. Não devemos nos sentir mal por isso, mas podemos nos sentir bem pela alegria que também é nossa porque nós sabemos que o ferrão da morte foi removido e que Jesus dirá para nós, e para quem nós amamos e ensinamos no caminho da fé em Cristo: Eu digo a você, levante-se!

Se perguntarmos às pessoas se elas têm a certeza de ir para o céu, a maioria talvez vai dizer que não sabe se já fez o suficiente para ter a salvação. Se este pensamento passa pela sua cabeça de vez em quando, lembre-se do seu batismo. Deus fez a você uma promessa, de que ele tem um lugar pronto para você quando chegar a hora de deixar esta vida. Ele deu a você uma nova vida e lhe prometeu uma nova morada. Não pode haver dúvida sobre isso, pois Jesus fez tudo que você não pode fazer, e pagou pelas coisas erradas que você faz. Ele venceu a morte, e no seu batismo lhe deu a vida nova, aqui e na eternidade.

Essa vida nova e eterna é dada para todos os que, como Jairo, buscam a Jesus e crêem nele como seu Salvador.

Hoje, Jesus diz a você e a mim o mesmo que disse para Jairo: Não tenha medo; tenha fé! E um dia ele nos dirá, no céu: Talitá cumi – levante-se! E aí virá a melhor parte – a vida eterna e feliz com Jesus, sem mais dor, sofrimento ou morte, mas com alegria completa e muito amor! Amém.

Leandro Daniel Hübner
Dionísio Cerqueira – SC – Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
ldh@temais.com.br, ledahu@gmail.com
www.ielb.org.br

 

 


(zurück zum Seitenanfang)