Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

4º Domingo Após Pentecostes – 02 de julho de 2006
2Co 5.1-10, Leandro D. Hübner
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


2Co 5.9: “Porém, acima de tudo, o que nós queremos é agradar o Senhor, seja vivendo no nosso corpo aqui, seja vivendo lá com o Senhor.”

Estimados irmãos e irmãs em Cristo.

Qual é a nossa principal meta de vida? Nós vivemos para agradar a nós mesmos, a nossos cônjuges, a nossos filhos, a nossos patrões, ou a Deus? Nossa resposta depende de como e onde nós planejamos viver nossa eternidade. A Epístola de hoje nos encoraja a fazer tudo para agradar a Deus, porque nós queremos estar vivendo sempre com o Senhor.

Nós estamos longe do Senhor , como dizem os vv. 6-7: Estamos sempre muito animados, pois sabemos que, enquanto vivemos neste corpo, estamos longe do Senhor. Porque vivemos pela fé e não pelo que vemos. .

a. Espiritualmente , todos nós nascemos longe do Senhor, por causa do pecado. Em Rm 3.23 Paulo diz: Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus. O rei Davi diz no Sl 51.5: De fato, tenho sido mau desde que nasci; tenho sido pecador desde o dia em que fui concebido. Até sermos convertidos pelo Espírito Santo através do Evangelho, pelo Batismo e pela Palavra de Deus, todos estamos espiritualmente mortos, vivendo longe do Senhor e como seus inimigos.

b. Fisicamente , vivemos longe do Senhor até que a fé mude nosso ponto de vista para a vida em abundância. Isto é, até que vivamos pela fé, e não pelo que vemos, como diz o v. 7. Quando a fé controla nosso coração, nossas vontades, enfim, toda a nossa vida, nós não descuidamos do nosso corpo, mas não nos preocupamos tanto com ele e com o sustento material, pois sabemos que Deus cuida de nós. Vejam o que Paulo diz nos versículos que estão antes do nosso texto: Por isso nunca ficamos desanimados. Mesmo que o nosso corpo vá se gastando, o nosso espírito vai se renovando dia a dia. E essa pequena e passageira aflição que sofremos vai nos trazer uma glória enorme e eterna, muito maior do que o sofrimento. Porque não prestamos atenção nas coisas que se vêem, ma nas que não se vêem. Pois o que pode ser visto dura apenas um pouco, mas o que não pode ser visto dura para sempre ( 2Co 4.16-18).

Quando nosso foco está centrado em Cristo e no seu reino, como ele nos diz em Mt 6.33, temos a garantia de que o Pai nos dará todas as coisas que precisamos para o corpo e a vida, como também Paulo afirma em Rm 8.32: Porque ele nem mesmo deixou de entregar o próprio Filho, mas o ofereceu por todos nós! Se ele nos deu o seu Filho, será que não nos dará também todas as coisas?

Nós queremos estar com o Senhor , como lemos nos vv. 8-9: Estamos muito animados e gostaríamos de deixar de viver neste corpo para irmos viver com o Senhor. Porém, acima de tudo, o que nós queremos é agradar o Senhor, seja vivendo no nosso corpo aqui, seja vivendo lá com o Senhor.

a. Nosso desejo é partir e estar com Cristo, pois como Paulo diz em Fp 1.23, isto é muito melhor. Sabemos pelas Escrituras que Deus reserva um lugar na eternidade para todos os que crêem em Jesus Cristo, num lugar onde não há sofrimento, problemas, tristezas ou decepções, onde há apenas alegria e total comunhão com Deus e com os irmãos. Talvez seja um pouco difícil para nós compreendermos o que isto significa, pois nos acostumamos a viver num mundo onde a alegria, a paz e a satisfação são passageiras e sempre interrompidas ou intercaladas por problemas, angústias e conflitos de todo tipo.

b. Mesmo vivendo num mundo assim, como cristãos, onde quer que estejamos, procuramos agradar a Deus. Quando vivemos guiados pela fé e pelo que não se vê, como vimos antes, temos um alvo a alcançar, que é a vida eterna. Para chegarmos lá, recebemos de Cristo a nova vida, pelo Espírito Santo de Deus. Em Rm 8 Paulo diz que se Cristo vive em vocês, então, embora o corpo de vocês vá morrer por causa do pecado, o Espírito de Deus é vida para vocês porque vocês foram aceitos por Deus.

Por meio deste Espírito Santo Deus está sempre agindo em vocês para que obedeçam à vontade dele, tanto no pensamento como nas ações, como nos ensina Fp 2.13. E aí acontece o que Paulo diz em Rm 12: Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.

Como pessoas controladas pelo Espírito Santo, com uma vida nova recebida pela fé, nosso objetivo é agradar a Deus. Em tudo o que pensamos, falamos, planejamos e fazemos, nosso primeiro pensamento é: isto agrada a Deus? Nossa vontade é controlada pela vontade de Deus e não mais pela nossa!

E, se ficarmos fiéis até a morte, nós sempre estaremos com o Senhor.

a. Nós teremos que nos apresentar a Cristo no dia do Juízo Final. As Escrituras não deixam nenhuma dúvida de que cada ser humano e cada um de nós terá de se apresentar diante de Cristo para ser julgado por ele, como diz o v. 10. Neste dia nada ficará oculto, mas tudo que há em nós será revelado.

O final do v. 10 diz: E cada um vai receber o que merece, de acordo com o que fez de bom ou de mau na sua vida aqui na terra. Paulo não está ensinando que seremos salvos pelo bem que fizemos aqui na terra, mas o que tivermos feito por meio do nosso corpo aqui no mundo revelará a presença ou não em nós da justiça de Cristo, recebida por meio da fé, a única justiça que Deus aceita para salvar alguém.

A fé faz nascer o desejo de agradar a Deus em tudo, e esse desejo se torna ação através do nosso corpo. Assim, a esperança da vida eterna não deixa nenhum cristão verdadeiro indiferente ou descuidado com o que faz na vida presente, e a preocupação com as coisas de Deus vai aparecer, no juízo final, através do que fizemos com o nosso corpo e vida – os frutos da fé.

b. Nós receberemos a vida eterna por causa do que Cristo fez por nós na cruz. Paulo, em 1Ts 5.9,10, diz: Deus não nos escolheu para sofrermos o castigo da sua ira, mas para nos dar a salvação por meio do nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós para podermos viver com ele, tanto se estivermos vivos como se estivermos mortos quando ele vier.

Para estarmos vivendo sempre com o Senhor, Jesus morreu na cruz por nós, pagando pelos nossos pecados e recebendo em nosso lugar o castigo de Deus por esses pecados. Esta morte, e também sua gloriosa ressurreição, nos presenteia o direito de sermos feitos filhos de Deus, e o Espírito Santo, enviado por Jesus, é a garantia dada por Deus a nós de que receberemos o que Ele nos prometeu – a vida eterna – como lemos no v. 5.

Nada mais precisamos fazer, pois Cristo já fez tudo. Se você, portanto, tem o ES de Deus em seu coração e guiando sua vida, você está vivendo sempre com o Senhor. E, se alguém lhe perguntar: Você tem certeza de que vai para o céu?, você pode responder com convicção: Sim, eu tenho certeza que vou para o céu, porque Jesus morreu por mim e me deu o seu ES que hoje controla minha vida e me faz viver com o Senhor.

Qual é a nossa principal meta de vida? Nós vivemos para agradar a nós mesmos, a nossos cônjuges, a nossos filhos, a nossos patrões, ou a Deus? Nossa resposta depende de como e onde nós planejamos viver nossa eternidade.

Se desejamos estar vivendo sempre com o Senhor, aqui e na eternidade, então, motivados pela salvação que Jesus nos dá de graça por seu amor, nós certamente vamos examinar nossa vida e, com a ajuda do ES, deixar de lado o quer não agrada ao Senhor e fazer o máximo para agradá-lo, para o bem do próximo e para glória de Deus!

Que Deus encha nosso coração e vida com o seu amor e assim estaremos em todas as horas vivendo sempre com o Senhor, até a vida eterna! Amém.

 

Leandro Daniel Hübner
Dionísio Cerqueira – SC – Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
ldh@temais.com.br, ledahu@gmail.com
www.ielb.org.br


(zurück zum Seitenanfang)