Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

3º Domingo Após Pentecostes – 25 de junho de 2006 – 2Co 4.13-18
Leandro D. Hübner
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


2Co 4.13: “As Escrituras Sagradas dizem: ´Eu cri e por isso falei´. Pois assim nós, que temos a mesma fé em Deus, também falamos porque cremos”.

Estimados irmãos e irmãs em Cristo.

Falamos porque cremos , diz o apóstolo Paulo na epístola de hoje. Mas, falamos o quê? Cremos no quê?

Nós costumamos falar de muitas coisas, com muita gente. Falamos do que sabemos, do que gostamos, do que é importante para nós, do que nos chama a atenção ou desperta nossa curiosidade. Alguns falam pouco, outros falam até demais, “pelos cotovelos”, como se diz. Alguns falam o que não devem e outros não falam o que deveriam.

Assim somos nós também. Falamos às vezes coisas que não ficam bem na boca de um cristão. Deixamos de falar coisas maravilhosas que Deus espera ouvir de nossos lábios. Mas, Jesus já dizia: A boca fala do que o coração está cheio (Lc 6.45c).

O que Deus quer ouvir de nós? Qual é o principal assunto que Ele espera que falemos? Jesus responde: Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas (Mc 16.15).

Jesus quer que anunciemos o evangelho. Por quê? Porque todos os seres humanos nascem e são pecadores. Quem é pecador, diz a Bíblia, está separado do Deus verdadeiro e condenado ao inferno. A única maneira de aproximar-se de Deus, receber sua salvação e não ser condenado é crer no seu Filho Jesus Cristo, o único e verdadeiro Salvador do mundo.

A única maneira de alguém crer em Jesus é ouvindo seu evangelho, sua mensagem de salvação, pois a fé é dada por Deus às pessoas pelo ouvir do evangelho, como nos diz Paulo em Rm 10: E como poderão crer, se não ouvirem a mensagem? E como poderão ouvir, se a mensagem não for anunciada? E como é que a mensagem serão anunciada se não forem enviados mensageiros? Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo (Rm 10.14b-15a, 17).

Cremos, e por isso falamos ! Cremos no que dizemos no Credo – no Deus Criador, Salvador e Santificador. Cremos no Cristo ressuscitado, com Paulo diz no v. 14: ... Pois sabemos que Deus, que ressuscitou o Senhor Jesus, também nos ressuscitará com ele e nos levará, junto com vocês, até a presença dele. Cremos que somos salvos unicamente por Jesus Cristo, pela sua obra de salvação por nós na cruz, sem merecermos nada nem fazermos nada que acrescente algo à salvação. Cremos que somos salvos somente pela graça de Deus, somente pela fé em Cristo e somente pela revelação da Escritura, como diz o lema do luteranismo.

E falamos, então, do que cremos. Falamos não da nossa fé, mas do causador e alvo de nossa fé – o Salvador Jesus. E para que falamos dele? Paulo responde no v. 15: Tudo isso aconteceu para o bem de vocês, a fim de que a graça de Deus alcance um número de pessoas cada vez maior de pessoas, e estas façam mais orações de agradecimento, para a glória de Deus.

Falamos de Jesus para que cada vez mais gente ouça sua mensagem e, tocada pelo Espírito Santo, creia nele e seja salva. Falamos não só com palavras, mas com nossos atos, nossas ações e reações, com nossa vida de filhos da luz, vida que reflete o amor de Cristo.

Paulo diz em 2Co 4.6: O Deus que disse: “Que da escuridão brilhe a luz” é o mesmo que fez a luz brilhar no nosso coração. E Jesus em Mt 5.14a-16 diz: Vocês são a luz para o mundo. Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa. Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu.

Assim, o “cremos, e por isso falamos” é um estilo de vida, uma maneira de viver, e não apenas uma coisa que acontece aqui e ali, de vez em quando. É o frutificar da fé, como uma árvore saudável e bem nutrida que naturalmente produz seus frutos, como a vela que ao ser acesa automaticamente transmite luz e calor.

Como disse alguém, “se você fosse acusado de ser cristão, haveria provas suficientes para demonstrar isso?” Qual seria o resultado se você fosse levado a julgamento por ser cristão – há na sua vida evidências – provas – suficientes para mostrar sem dúvida nenhuma quem você é e a quem você serve e pertence? Saberiam todos que você crê em Jesus?

Cremos, e por isso falamos ! Falar da boca pra fora qualquer um pode. Já o cristão sincero age como Paulo diz em 2Co 5.14-15: Porque somos dominados pelo amor que Cristo tem por nós, pois reconhecemos que um homem, Jesus Cristo, morreu por todos, o que quer dizer que todos tomaram parte na sua morte. Ele morreu por todos para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas vivam para aquele que morreu e foi ressuscitado para salvação deles.

Esse estilo de vida – para Cristo e não mais para nós mesmos – não é, é claro, fácil e simples. Não foi fácil para Jesus – a cruz foi a conseqüência de ele viver cumprindo a vontade de Deus e pregando sua salvação. Mas a salvação dada a nós por Ele e a fé colocada em nós pelo seu Espírito Santo não nos deixam desanimar, nos fazendo olhar para o alvo final, que é a vida eterna. Ouçam o apóstolo nos vv. 16-18: Por isso nunca ficamos desanimados. Mesmo que o nosso corpo vá se gastando, o nosso espírito vai se renovando de dia em dia. E essa pequena e passageira aflição que sofremos vai nos trazer uma glória enorme e eterna, muito maior o que o sofrimento. Porque nós não prestamos atenção nas coisas que se vêem, mas nas que não se vêem. Pois o que pode ser visto apenas dura um pouco, mas o que não pode ser visto dura para sempre.

Cremos, e por isso falamos ! Em Rm 10, Paulo diz: Se você disser com a sua boca: “Jesus é Senhor” e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo. Porque nós cremos com o coração e somos aceitos por Deus; falamos com a boca e assim somos salvos.

Que maravilhoso é saber que podemos dizer “Jesus é meu Senhor” porque cremos nele de coração. Que maravilhoso é podermos abrir a boca e falar do nosso Salvador a outros, que poderão ouvir e ver nossa fé e assim terão oportunidade de ser salvos pelo evangelho de Jesus.

Cremos, e por isso falamos ! Falamos do perdão que já recebemos, falamos do nosso espírito que é renovado dia a dia, falamos da paz no coração e da alegria verdadeira que temos com Cristo, falamos da vida que dura para sempre que aguardamos com fé.

Cremos no Salvador Jesus, e por isso falamos do seu amor ! Que o seu coração esteja cheio desse amor, e que ele então transborde pela sua boca e em seu viver. Amém.

Leandro Daniel Hübner
Dionísio Cerqueira – SC – Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
ldh@temais.com.br, ledahu@gmail.com
www.ielb.org.br


(zurück zum Seitenanfang)