Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

Quinto Domingo da Páscoa – 14 de maio de 2006
Série Trienal B – Jo 15.1-8.16a – Leandro D. Hübner
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


Tema: Escolhidos por Jesus e unidos a Ele, produzimos muitos frutos!

Em Cristo Jesus, amados ouvintes e leitores!

Vocês já foram escolhidos para alguma coisa? Alguns foram escolhidos para jogar no time da rua, da escola ou da igreja. Outros, para uma diretoria – do bairro, do clube, da igreja, dos jovens, das senhoras. Alguns são escolhidos para cargos públicos, pelo voto – prefeito, governador, etc, ou por concursos públicos etc.

Agora mesmo, neste mês, serão escolhidos os jogadores que vão jogar na seleção brasileira de futebol, na Copa da Alemanha.

Em quase todos os casos, quando uns são escolhidos, outros não são escolhidos, ou cortados – na convocação da seleção alguns jogadores serão escolhidos e muitos serão cortados. São cortados – não escolhidos – os que o técnico acha que não jogaram tão bem ou não estão produzindo o que ele espera e do que ele precisa para a seleção. Quando algum se machuca mais gravemente também é cortado, pois não vai produzir nada no time.

Nosso evangelho de hoje também fala de produzir ou ser cortado. Jesus diz: “Não fostes vós que me escolhestes” (Jo 15.16a). E ele nos afirma: “Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto, limpa, para que produza mais fruto ainda ... permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produto fruto de si mesmo se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (Jo 15.2,4,5).

Nossa seleção, para ser campeã, precisa estar, permanecer e jogar unida, e seguir as orientações do técnico. Se alguém não quiser jogar assim, pode ser cortado. Assim é nossa relação com Cristo: precisamos viver em união com Ele, seguir em Sua Palavra e nos fortalecer com a Santa Ceia, pois Ele nos escolheu para servirmos a Ele em Seu reino, em Sua equipe, não como um fim em si mesmo, mas para produzirmos muito fruto: fazer boas obras – as ações de amor, conforme ouvimos na epístola de hoje – e dessas boas obras faz parte ganhar pessoas para Cristo – como vimos Felipe na leitura de Atos, mostrando Jesus ao funcionário da rainha.

Nossos jogadores não são escolhidos simplesmente para estar na seleção e ponto final. São escolhidos para dar o melhor de si, para que o Brasil conquiste as vitórias e seja o grande campeão da Copa. Assim, somos escolhidos por Jesus também para dar o melhor de nós, conquistar pessoas - e não títulos - para Deus, com o evangelho e amor de Cristo.

A grande motivação dos jogadores é ganhar a Copa, conquistar o título máximo do futebol. A nossa grande motivação para produzir muitos frutos da fé é a vitória que Cristo já conquistou para nós – é a vida eterna, que Ele conseguiu quando sacrificou Sua vida por nós na cruz.

Ficando unidos a Jesus pela fé, produzimos frutos. E Jesus nos limpa – poda – através da Palavra e Sacramentos – para produzirmos mais. Por isso, se viramos as costas a essa Palavra e Sacramentos, podemos nos tornar galhos secos e inúteis, que serão cortados por Deus.

No v. 6 Jesus diz: “Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam”. Assim como não existe jogador “meio” da seleção – ou ele está na seleção ou não está – assim também não existe “meio” cristão: ou você é um ramo que permanece em Cristo, ou não é, e será cortado e jogado no fogo!

Nós esperamos que a seleção brasileira mostre ao mundo mais uma vez a força, o talento e a garra do povo brasileiro. Deus espera que nós cristãos revelemos ao mundo Sua glória, quando produzimos muitos frutos e mostramos assim que somos Seus discípulos, somos do Seu “time”.

Podemos fazer isto quando permanecemos unidos a Cristo e Ele a nós – pela Palavra e Sacramentos. Assim nós proclamamos Seu amor e sacrifício, recebemos Seu perdão e o Espírito Santo, e somos capacitados por Ele a produzirmos muitos frutos.

O fruto natural da Videira, a qual é Jesus, é o amor verdadeiro – a Deus e ao semelhante. Escolhidos por Jesus e unidos a ele, produzimos muitos frutos, pois sem Ele, longe dEle, não podemos fazer nada que agrada a Deus.

Certamente muitos jogadores ficarão fora da seleção – muitos não serão escolhidos, serão cortados. Na seleção de Jesus, no Seu Reino, é diferente: todos os que nEle crêem, a Ele permanecem unidos pela fé verdadeira, são escolhidos para ser salvos e produzir muitos frutos, frutos que não se perdem - frutos de vida eterna para quem conhecer e crer em Cristo por meio de nosso testemunho e amor cristão verdadeiro.

Você pode ser um galho forte e produtivo de Cristo, a Videira da Vida. Fique unido a Ele e você não secará nem será cortado. Escolhidos por Jesus e unidos a Ele, produzimos muitos frutos! Amém.

Leandro Daniel Hübner
Dionísio Cerqueira – SC – Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
ldh@temais.com.br
www.ielb.org.br

 

 


(zurück zum Seitenanfang)