Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

3º Domingo de páscoa – 30 de abril de 2006
Série Trienal B – At 4.8-12 – Sílvio Ferreira da Silva Filho
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


Texto: At 4.8-12
Então, Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Autoridades do povo e anciãos,
visto que hoje somos interrogados a propósito do benefício feito a um homem enfermo e do modo por que foi curado,
tomai conhecimento, vós todos e todo o povo de Israel, de que, em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem vós crucificastes, e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, sim, em Seu nome é que este está curado perante vós.
Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular.
E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo o céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”.

Tema: SÓ JESUS SALVA

A empresa OncoCell desenvolve uma vacina exclusiva para pacientes com câncer. Essa vacina é capaz de reconhecer as células cancerosas e destruí-las, poupando as outras células. Em muitos casos, só uma vacina como essa pode salvar a vida de um paciente.

O nosso texto também fala de alguém que salva: Jesus. Por isso, com base em At 4.8-12, queremos meditar sobre o tema: Só Jesus salva.

Após a ressurreição de Jesus, Pedro e João foram ao templo. Ali viram um homem aleijado, o qual eles curaram, pelo poder de Deus. Depois disso, foram levados perante as autoridades para prestar esclarecimentos. As autoridades judaicas ficaram incomodadas, tanto com a pregação dos apóstolos, que anunciava a ressurreição de Jesus, como também pela cura do aleijado.

As autoridades perguntaram aos apóstolos: “Com que poder, ou em nome de quem vocês fizeram isso?” Então, Pedro, cheio do Espírito Santo, afirmou que aquele homem foi curado pelo poder de Jesus, aquele que vocês crucificaram e que Deus ressuscitou. E Pedro concluiu o seu discurso, dizendo que “Não há salvação em nenhum outro. Somente em Jesus”. Portanto, esse texto nos convida a meditar sobre o tema: Só Jesus salva.

Na época dos apóstolos, os líderes dos judeus acreditavam e ensinavam que a pessoa se salvava pelo cumprimento da lei de Deus e pela observância das tradições religiosas, como por exemplo: rituais de purificação, lavagem de copos, jarros, camas, a circuncisão, a abstinência de certos alimentos, o zelo pelo dízimo, inclusive das menores hortaliças como a hortelã, o endro e o cominho, a observância de dias sagrados e festas, etc... Eles seguiam essas coisas com muito rigor, com muita disciplina; mas abandonaram a justiça, a misericórdia e a fé, e rejeitaram Jesus, condenando-o à morte.

Em nossos dias, o que a maioria das pessoas acha que deve fazer para se salvar? Elas acham que precisam obedecer perfeitamente à lei de Deus e cumprir todos os mandamentos. Além disso, cada seita ou denominação religiosa ainda acrescenta as suas próprias leis, as quais chamam de “doutrinas”, do tipo: não cortar o cabelo, não usar barba ou cabelo comprido, não usar determinado tipo de roupa, não fumar, não beber, não dançar, não assistir à televisão, não ir a festas, ir todos os dias à igreja, etc... Será que são essas coisas que levam as pessoas para o céu? Será que quem vive dessa forma tem a garantia da vida eterna? É certo que não, pois Deus diz no Sl 49.7: “Ninguém pode salvar a si mesmo, nem pagar a Deus o preço da sua vida”.

Os líderes judeus tiveram muitas oportunidades de conhecer o caminho da salvação. Por muitas vezes eles estiveram diante de Jesus, o único que salva. Entretanto, eles rejeitaram Jesus e sua mensagem. E, rejeitando Jesus e a sua mensagem, se desviaram do caminho da salvação. E, em nosso texto, o apóstolo Pedro aponta para esse fato terrível, quando diz no v. 11: “Jesus é aquele de quem as Escrituras Sagradas dizem: a Pedra que vocês, os construtores, rejeitaram, veio a ser a mais importante de todas”.

Hoje nós temos muitas oportunidades para ouvir a respeito de Jesus, o único que salva. Qual é a nossa atitude diante dele? Não é assim que, muitas vezes, rejeitamos a Jesus como o único Salvador? Como fazemos isso? Quando deixamos de ouvir, ler, estudar e meditar na palavra de Deus. Quando deixamos de prestar atenção e aplicar à nossa vida o ensino e a pregação da palavra de Deus. Quando não confiamos na palavra que nos está sendo anunciada, que aponta para Jesus Cristo como o único salvador. A conseqüência disso é que vamos confiar naquilo que nós fazemos, na nossa obediência à lei, nas nossas obras, na nossa religiosidade, na nossa bondade e piedade. Quem acredita que vai se salvar pelo cumprimento e pela obediência à lei e a tradições religiosas, despreza Jesus, o único que salva, e atrai sobre si o juízo, o castigo de Deus já nesta vida, e a condenação eterna.

Deus, em sua palavra, foi muito claro em dizer que “Não há salvação em nenhum outro, somente em Jesus. Foi por isso que Deus prometeu e enviou o seu filho Jesus Cristo ao mundo. Ele veio para buscar e salvar o perdido – e perdidos são todos, desde o nascimento, carecendo de salvação.

Jesus veio ao mundo, tomou sobre si os nossos pecados e os pecados de toda a humanidade e, por eles, sofreu e morreu pregado na cruz. Ele também ressuscitou ao terceiro dia e, assim, venceu o pecado, o diabo, a morte e o inferno, nos reconciliou com Deus e conquistou perdão para todos os nossos pecados. O apóstolo Pedro afirma: “Vocês sabem o preço que foi pago para livrá-los da vida inútil que herdaram dos seus antepassados. Esse preço não foi uma coisa que perde o seu valor como o ouro ou a prata. Vocês foram libertados pelo precioso sangue de Cristo” (1 Pe 1.18,19).

Todas essas bênçãos vêm a nós pelos meios da graça: No batismo, Deus nos tira da morte para a vida, nos faz novas criaturas, criando a fé em nosso coração. Pela palavra e pela santa ceia ele molda as nossas vidas, fortalecendo a nossa fé e nos orientando para que vivamos uma vida cristã agradável a ele.

É por isso que precisamos reconhecer sempre o valor desses meios, recordando-nos diariamente do nosso batismo, ouvindo, lendo, meditando e estudando a palavra de Deus com atenção e participando sempre da santa ceia. Assim teremos reforçada dentro do nosso coração a certeza de que não precisamos nos escorar na nossa piedade, confiar nas nossas obras e bondade; mas apeguemo-nos unicamente à verdade clara de que só Jesus salva.

Na verdade, há somente duas religiões no mundo: a das obras e a da graça. A das obras oprime, deixa na dúvida, explora, engana, leva ao desespero e, por fim, conduz ao inferno. A religião da graça consola, perdoa, anima e motiva a uma vida cristã alegre e livre, pois está fundamentada na verdade que só Jesus salva.

Por isso, nós também “não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos”, não podemos deixar de anunciar esta verdade a todas as pessoas que convivem conosco, pois é o único caminho que as leva para o céu. O próprio salvador Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida: Ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14.6) e “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (João 11.25). Ele ainda diz: “Quem crer e for batizado será salvo” (Mc 16.16).

Portanto, apegados à palavra de Deus, na certeza de que só Jesus salva, vamos proclamar essa verdade a todas as pessoas, para que elas sejam salvas. Que Deus nos ajude nessa tarefa. Amém!

Sílvio Ferreira da Silva Filho – Vila Velha – ES – Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
revsilviop@yahoo.com.br
www.ielb.org.br


(zurück zum Seitenanfang)