Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

Domingo de Páscoa – 16 de Abril de 2006
Mc 16.6 – Leandro D. Hübner
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


Mc 16.6: “Ele ressuscitou, não está mais aqui” – Isto muda tudo!

Introdução

Milhares de cristãos jubilam hoje em seus corações, em cultos públicos, em passeatas e reuniões, em seus lares, mesmo em hospitais, proclamam e cantam: Cristo ressuscitou! Cristo vive! Aleluia!. Que mensagem! A notícia que os anjos deram às mulheres: Ele não está aqui. Ele ressuscitou. Esta mensagem mudou tudo, e não somente para as mulheres que foram ao sepulcro, mas durante os séculos até hoje, para toda a humanidade, em especial para os que crêem. Esta mensagem muda tudo.

1) Ele não está mais aqui, ressuscitou.

Ele não está mais aqui, na sepultura. Ele ressuscitou. Existem muitas sepulturas famosas no mundo. Por exemplo: Na cidade de Medina, na Arábia, está o sepulcro do Maomé, o profeta do Islamismo. Muitos peregrinam para lá, para orarem diante da sepultura. Mas não encontram paz e nem esperança. No Kremlin em Moscou, num caixão de vidro, está o corpo de Lênine, fundador do comunismo. Constantemente há peregrinos que contemplam o sarcófago. Mas o que Lênine deu: Mortes e mais mortes. Na cidade de Paris está a sepultura do Napoleão. Um dos túmulos mais visitados. Mas atesta um simples fato histórico. Todavia, fora dos muros de Jerusalém, numa gruta, onde hoje está construída a catedral do sepulcro - se este realmente é o lugar - há um túmulo vazio. A mensagem é: “Ele não está mais aqui. Ele ressuscitou.” Isto mudou tudo.

2) As testemunhas

Ele não está mais “aqui”, no cemitério. Ele ressuscitou! Ele vive! Ele apareceu às mulheres, aos discípulos, e a mais de 500 irmãos (1Co 15.6).

Cientistas e até igrejas cristãs questionam a ressurreição de Cristo. Não há como. Os testemunhos bíblicos são por demais claros e convincentes.

Vamos lembrar alguns fatos.

1) Primeiro. Os inimigos não duvidaram, enquanto os discípulos custaram a crer. Isto é confortador para nós.

2) Segundo, os relatos das pessoas que o viram pessoalmente. Maria Madalena na sepultura. As mulheres no caminho. Pedro e os discípulos de Emaús. Todos os discípulos à noite. Tomé e os demais no outro domingo. Todos e mais de 500 pessoas na Galiléia. E os que presenciaram sua ascensão. Após tudo isso, Jesus apareceu ainda ao apóstolo Paulo, “como a um nascido fora do tempo” (1Co 15.8). Vejam com que convicção os apóstolos falam da ressurreição em suas cartas. Não há o que duvidar.

3) Muda o quê?

Ele não está aqui.. Ele ressuscitou. Isto mudou tudo. A tristeza das mulheres foi transformada em grande alegria. A desilusão dos discípulos de Emaús foi transformada em grande esperança. A tristeza dos discípulos foi transformada em grande júbilo e alegria. Jesus lhes apareceu ressuscitado e disse: “Paz seja convosco!” E a paz inundou seus corações. Os discípulos retornaram alegres para a Galiléia. Eles tinham uma grande certeza: Jesus vive. Temos perdão dos pecados. Temos comunhão com Deus Pai. A morte foi vencida. Temos a esperança da vida eterna. Foram à Galiléia a espera de novas manifestações de Jesus. Ele andou com eles na Galiléia durante um período de 40 dias. Abriu-lhes as Escrituras, ensinando, confortando, consolando. E ele prometeu estar com eles para todo o sempre, até aos confins dos séculos.

4) Isto muda tudo, até hoje .

Sim, isto muda tudo. Pois não comemoramos um simples acontecimento do passado, mas um fato concreto, real e novo a cada dia. Cada dia ele nos dá vida nova e novas forças. E Jesus quer se encontrar e permanecer cada dia conosco. Ele está ainda em nosso meio por sua palavra e seus sacramentos. Ele nos fala pela Bíblia. “Se vocês permanecerem na minha palavra, sereis meus discípulos, conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8.31,32). A verdade de Deus liberta como libertou os discípulos no dia da páscoa das dúvidas, incertezas, medos e temores e lhes fortalece a fé.

Qual foi o seu primeiro encontro com o ressuscitado? Para a maioria de nós, no dia de nosso batismo, ou então quando nos convertemos. Ali experimentamos nossa primeira páscoa, a primeira ressurreição (Ap 20.5). Ele nos deu vida, estando-nos mortos em nossos delitos e pecados (Ef 2.5). Abriu nossos olhos. Quem crer e for batizado será salvo. Neste novo nascimento nos regozijamos cada dia. E cada dia nos importa fazer ressurgir o novo homem.

Quando ouvimos sua palavra, lendo-a em casa, ouvindo-a nos cultos, temos nosso encontro com Jesus, o ressuscitado. Ele realmente vem a nós por meio de sua palavra e dos sacramentos. Pois, “onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali estou eu no meio deles” (Mt 18.20).

Quando participamos da santa ceia (Mt 16.26-28), onde Jesus nos diz: “Isto é o meu corpo isto é o meu sangue", o recebemos para o fortalecimento de nossa fé.

5) Quais os resultados práticos de nossa festa da páscoa, hoje?

O que esta mensagem nos dá e muda?

1. A páscoa é o grande dia da reconciliação, do perdão. Deus Pai aceitou o sacrifício de seu Filho em nosso lugar. A ressurreição é a proclamação do perdão.

2) A morte foi vencida. Não precisamos mais temer a morte.

3) Todos os que crêem são herdeiros da vida eterna. Somos herdeiros. Não o vemos, mas o temos em fé.

4) Isto muda tudo. Dá-nos vida nova, pela fé na graça de Cristo. Nova razão de vida. “O meu viver é Cristo” (Fp 1.21). Consolo e força nas tribulações. Aqui ainda trilhamos em humilhação, “e ainda não se revelou o que havemos de ser” (1Jo 3.2), mas em breve seremos exaltados e passaremos do crer para o ver e estar com Cristo em sua glória. Isto nos faz proclamar incansavelmente a glória de Cristo.

Conclusão: Ele não está aqui. Isto faz a diferença. É dia de vitória. É tempo de proclamar, e jubilamos com o apóstolo Pedro (1Pe 1.3-5):

“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros, que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para salvação preparada para revelar-se no último tempo. Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações.”

Amém.

Leandro Daniel Hübner
Dionísio Cerqueira – SC – Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
ldh@temais.com.br
www.ielb.org.br


(zurück zum Seitenanfang)