Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

Primeiro Domingo na Quaresma – 5 de março de 2006
Série Trienal B – Romanos 8:31-39 – Nilo Figur
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


Mais que vencedores

TextoBíblico : Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.

Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro.

Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.
Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor
.

As cerimônias de abertura dos Jogos Olímpicos tem se tornado momentos excepcionais de emoção e inspiração, especialmente para os atletas que entram desfilando no estádio representado seus respectivos países, numa festa ímpar do esporte e da fraternidade entre as nações alí representadas. Entre os momentos de maior emoção está a chegada da chama olímpica, que simbólicamente traz a chama da tocha que vai queimar e iluminar os céus da sede das olimpíadas. A partir daí, os milhares de atletas, vindos de todas as partes do mundo vão competir árduamente, em diferentes esportes, pelas medalhas, reservadas somente aos vencedores. Os momentos de emoção das solenidades de abertura, vão dar lugar a mais emoções aos poucos vencedores e muita tristeza aos milhares de atletas perdedores. São momentos que certamente são únicos e jamais vão ser esquecidos por perdedores e vencedores.

Nossa vida também tem momentos assim, e é cheia de desafios, de lutas, de momentos de alegrias e de tristezas, que revelam a nossa natureza humana caída em pecado. Em meio a tudo o que nos acontece como filhos de Deus neste mundo, este texto de Paulo ao Romanos, nos assegura que em todas as circunstâncias Deus nos dá uma vitória única que é fundamentada na graça e na misericórdia de Deus. Haverá um grande momento na vida de cada um de nós que será único, ao final da nossa jornada neste mundo, quando Deus receberá a todos aqueles que verdadeiramente creram em Jesus Cristo, como “mais que vencedores.”

O texto da epístola para este domingo descreve as lutas e o percurso que cada cristão enfrenta na vida rumo à vitória concedida por Deus àqueles que Paulo identifica como “mais que vencedores.” É um texto profundo que dá sentido e direção às nossas vidas, apontando para a graça salvadora de Deus revelada em Cristo e a certeza na esperança da vida eterna, mostrando o contrastando entre as consequências do pecado e o dom da salvação.

Alguém descreveu de forma interessante a vida comparada com uma viagem de trem e enviou o texto pela Internet, há algum tempo. Acho que podemos aplicar a idéia daquela crônica ao texto da epístola deste domingo. Nossa vida pode ser comparada com com uma viagem de trem. Provavelmente há muita gente em nossos dias que não teve a oportunidade de fazer uma viagem de trem, mas certamente todos podem imaginar como deve ser esta experiência. No percurso desta viagem há muitas paradas, com pessoas entrando e saindo dos vagões. Pode haver algum acidente no percurso, algumas surpresas boas ou ruins.

Quando nascemos, embarcamos nesse trem e temos a impressão que existem algumas pessoas que sempre vão estar conosco nessa viagem. São nossos pais. Infelizmente, isso não é verdade. Em algum momento do percurso eles descerão do trem e nos deixarão orfãos do seu amor, carinho, cuidado e companhia insubstituíveis. Mas isso não significa que não haverá outras pessoas interessantes que, em alguma estação, vão ingressar no trem e fazer parte dessa viagem, tornando-se pessoas importantes em nossas vidas, como nossos irmãos, amigos, namorados ou namoradas, maridos e esposas.

Alguns passageiros do trem estarão se divertindo, enquanto outros estarão tristes. Alguns estarão caminhando pelos vagões e ajudando os outros passageiros. Alguns serão muito lembrados quando descerem do trem, outros passarão despercebidos no momento da partida. Alguns gostariam de estar no assento ao lado de uma pessoa especial, mas logo percebem que esta pessoa está num outro vagão. Então fazem um esforço para passar de um vagão para outro. Qual não é nossa surpresa quando se dão conta que o assento ao lado daquela pessoa especial ja está tomado.

Assim é esta viagem da vida, cheia de sonhos, expectativas, tempo de espera e de adeus… sem nunca termos a chance de voltar. O diferencial desta viagem é justamente este: não é uma viagem de ida e volta. O grande mistério para nós é que não sabemos em que estação iremos descer e deixar o trem. O que sabemos é que há uma estação principal onde um dia chegaremos. Enquanto isso, nossa viagem também enfrenta muitos percalços. E é neste momento que a Palavra de Deus nos revela o sentido desta viagem, em meio a dolorosas experiências por que passamos no trem.

O apóstolo Paulo escreve ao Romanos lembrando os de que nada neste mundo, ou nesta viagem, pode mudar a ação misericórdiosa de Deus em favor daqueles que crêem em Cristo. Mesmo em meio aos mais dolorosos sofrimentos, a graça e o amor de Deus prevalecerão na vida dos seus. É sob este fundamento e perspectiva que ele pergunta: “Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? ” E o próprio apóstolo ao mesmo tempo responde: “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

Neste texto o apostolo Paulo faz um paralelo entre os contrastes da vida e de nossa natureza humana caída e afetada pelo pecado e o poder e a misericórdia de Deus revelados em Jesus Cristo. É uma mensagem dirgida aos cristãos, assegurando que nada é maior do que o poder de Deus, que está no controle da nossa viagem terrena rumo à grande estação final, e que nada poderá nos fazer descer na estação errada se estivermos em Cristo.

O apóstolo compara o contraste dos sofrimentos da presente viagem daqueles que perseveram na fé com a glória a ser revelada em Cristo, na grande estão final. O fundamento da confiança e segurança do apóstolo está no amor de Deus: “Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.”

Quem pode nos separar, nos afastar, do amor de Cristo? Com Cristo estamos inseparavelmente conectados ao amor de Deus, pela fé. “Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?” Paulo menciona algumas coisas que podem nos machucar, que são usadas por satanás e pelos “filhos do mundo” para afetar e destruir a nossa fé e comunhão com Deus, como tribulação, angústia, perseguição, fome, e outras necessidades e sofrimentos.

Mas em meio a tudo isso Paulo aponta para uma realidade infinitamente melhor na qual somos desde já “mais que vencedores”, não por nós mesmos, mas por meio de Jesus Cristo. Nossos inimigos – o diabo, o mundo, e a nossa própria natureza humana – são derrotados pelo poder e misericórdia de Deus. Somos assegurados da vitória final antes de alcançá-la, não por nossas próprias forças ou virtudes, mas pela graça e o amor de Deus.

“Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?... Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

É por isso que a nossa viagem no trem da vida é especial e única. Porque quando chegarmos na grande estação final na condição de “mais do que vencedores,” não vamos descer, mas “subir!”

“Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano
o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” (1 Corintios 2.9)

 Nilo Figur
Concordia University, Austin, Texas
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
nilo.figur@concordia.edu

 


(zurück zum Seitenanfang)