Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

Domingo da Transfiguração
Série B – 2 Coríntios 3.12-4.2 – Gustavo Henrique Schmidt
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


Têm coisas que a gente simplesmente não consegue compreender. Apesar de termos sido alfabetizados ainda crianças e iniciados em várias ciências ao longo de muitos anos de estudo, muitas leituras que fazemos nos passam despercebidas. Eu, por exemplo, tenho muita dificuldade de entender as bulas de medicamentos a mim receitados. Preciso que alguém, um médico ou um farmacêutico, me esclareça, revele corretamente o significado daqueles nomes técnicos. Este é um exemplo banal, poderíamos pensar em muitos outros.

Conforme o texto de 2 Coríntios 3.12-4.2, não apenas bulas de medicamentos não são compreendidas corretamente pelas pessoas, mas também a Sagrada Escritura, a palavra viva de nosso Deus. Paulo diz que os filhos de Israel liam o texto bíblico, mas não o entendiam. Os sentidos estavam embotados, ou seja, endurecidos. Eles olhavam, mas não viam nada. Em seus olhos havia um “véu” que os tornava cegos.

O véu sobre o entendimento

Mas, afinal de contas, quem são estes que possuem um véu sobre os olhos e não podem ver?

O apóstolo está falando de pessoas que continuavam com os olhos voltados para o Antigo Testamento, a Antiga Aliança que Deus havia feito com Moisés. Estes não haviam reconhecido e crido que a Antiga Aliança já havia sido cumprido na pessoa de Cristo, com o derramamento de seu sangue na cruz, quando Deus fez uma Nova Aliança com o seu povo. Conforme Paulo, a Nova é superior a Antiga. O ministério de Cristo é, portanto, superior ao ministério de Moisés.

Jesus, caros irmãos, é a revelação máxima da glória de Deus. É a EPIFANIA do Senhor. É aliança de vida, operada pelo Espírito santo. A Antiga é aliança de morte, operada pela Lei, que não traz vida, mas traz condenação.

Mas eles não queriam compreender e, até hoje, quando eles lêem os livros da antiga aliança, a mente deles está coberta com o mesmo véu. E esse véu só é tirado quando a pessoa se une com Cristo.” (v.14)

O mesmo véu que estava sobre os olhos de Moisés está agora sobre aqueles que continuam olhando para a antiga aliança. Os seus sentidos não funcionam, estão insensíveis. Eles lêem as palavras da Escritura, mas não entendem o sentido, não percebem Cristo, estão cegos. Não compreendem que Cristo é o conteúdo da Palavra de Deus, que ele é o Messias. E, não vendo Cristo, caminham para a morte.

Caros irmãos, todo aquele que hoje em dia lê a Bíblia e não enxerga Cristo como o seu Salvador é porque está com os olhos e o coração endurecidos.

O tipo certo de leitor

Vocês podem estar se perguntando: Mas, afinal, existe um tipo certo de leitor? Ou seja, existe alguém que consegue ler e entender o significado das Escrituras Sagradas? Pois eu afirmo que EXISTE!

Existe um tipo certo de leitor que entende o que lê porque o véu foi removido de seus olhos, no dia do Seu Batismo. O véu, a cegueira espiritual, pode ser removido. Não pelas próprias forças ou vontade da pessoa, mas pela ação misericordiosa e milagrosa do próprio Deus. Quando do nosso Batismo, Deus Espírito Santo passa a habitar em nós. Ele passa a iluminar nossos olhos, nossa mente e nosso coração para que nós passemos a enxergar Cristo. Esta é a grande obra do Espírito, guiar as pessoas até Jesus Cristo. Assim expressa o evangelista João: “quando vier, pois, o Espírito da verdade, ele nos guiará a toda a verdade”. E o próprio Jesus afirmou: “Eu sou a verdade”.

Os cristãos, portanto, sabem o que lêem porque o Espírito Santo lhes revela o conteúdo, o Salvador Jesus Cristo.

Existem muitos véus que constantemente tentam bloquear a visão daquele que confia em Jesus. Véus que tentam desviar ou dificultar o olhar do cristão. Véus que nós mesmos colocamos. Podemos identificar alguns deles:

  • Vãs filosofias de vida – aparentemente inofensivas, elas se apresentam agradáveis, legais, como uma opção de vida.
  • Outro véu é o nosso próprio eu – nossa própria vontade, que quer crer apenas naquilo que nos interessa. Não quer saber das coisas de Deus.

Estes véus são colocados por nós e somente são removidos quando estamos arrependidos de nossos pecados e confiamos no perdão que Cristo nos oferece em sua palavra. Isto é, em outras palavras, viver o Batismo diariamente.

O que podemos ver?

Podemos ver a verdade! Como já sabemos, a verdade é o próprio Cristo. O nosso ponto de partida é Jesus, bem como o nosso ponto de chegada. Ou seja, só entendemos a palavra de Deus por causa de Cristo, e é para ele que os nossos olhos são dirigidos. O Espírito retira o véu da cegueira espiritual e nos coloca os olhos da fé, então nós vemos o que realmente importa para a nossa salvação, JESUS.

Moisés usava o véu sobre seu rosto para que os filhos de Israel não percebessem que o brilho de seu rosto estava diminuindo. Em outras palavras, para que eles não percebessem que a glória da Antiga Aliança estava desaparecendo porque a Nova estava para se cumprir.

Entretanto, caros amigos, como diz o apóstolo Paulo, “servimo-nos de muita ousadia no falar”, não precisamos esconder nossa cara. Com toda tranqüilidade e confiança somos chamados por Deus para anunciar Cristo para o mundo. Para que o véu, a cegueira espiritual, possa ser removida dos olhos daqueles que ainda não conhecem Jesus. E é muita gente, na verdade, são bilhões de pessoas!

Não fazemos isto motivados por alguma lei, mas impulsionados pelo amor de Deus revelado na Cruz. Pois, como diz nosso texto, “onde o Espírito do Senhor está presente, aí existe liberdade” (v.17). Somos livres para servir, para trabalharmos no Reino de Deus.

Realmente, para compreender o significado de uma bula de medicamento é preciso ajuda. Mas nem sempre temos uma pessoa disponível para nos auxiliar.

Para compreender o verdadeiro conteúdo das Escrituras é preciso de ajuda. Felizmente, pela graça de Deus, existe alguém sempre disponível para nos socorrer: o Espírito Santo do Deus vivo. Este nos mostra Cristo e nos move a crer no Salvador Jesus. Busque-o na Sagradas Escrituras, na Bíblia. Confira! Amém.

Pastor Gustavo Henrique Schmidt
São Leopoldo, RS, Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
www.ielb.org.br


(zurück zum Seitenanfang)