Göttinger Predigten im Internet
ed. by U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle

Sétimo Domingo após Epifania – 19 de Fevereiro de 2006
Série Trienal B – 1 Coríntios 9.24 – Osmar Schneider
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


Ou levamos a sério, ou não alcançamos a vitória!

Atrás do que você decidiu correr neste ano de 2006?....
Ou você não tem nenhum sonho que deseja alcançar?...
É certo você querer alguma coisa e decidir lutar firme por ela?!...
Claro que é certo! Quem não luta firme não alcança vitória!

O apóstolo Paulo nos apresenta o exemplo de uma corrida, ou de uma competição por um prêmio. Numa corrida de verdade, todos os atletas que entram na pista correm para ver se conseguem o prêmio. Mas, muitos que correm na competição, mesmo fazendo todo o esforço e dando tudo de si, não conseguem ganhar o prêmio.

Mas, ao mesmo tempo Paulo nos aconselha e anima, dizendo: “corram de tal maneira que ganhem o prêmio”. Em outras palavras nós, como cristãos, não podemos correr à toa; não podemos e nem devemos entrar na corrida só por correr.

Para a nossa vida espiritual de cristãos, Paulo está dizendo que, se alguém de nós quer ter e seguir a fé em Cristo, isto significa que nós não podemos nem devemos crer só por crer; nem ser membros da igreja só por ser e, no mais, deixar a vida e o tempo correrem. Devemos crer para alcançarmos alguma coisa, para chegarmos em algum lugar; devemos ser membros da igreja com um propósito: o de seguir e servir a Cristo, nosso Salvador e cabeça da igreja.

Paulo está querendo nos dizer que não adianta nada nós só estarmos no meio do povo de Deus, só caminhando no caminho de Cristo, sem nos importarmos muito se vamos chegar ao céu ou não.

Sim, irmãos, tem muitos membros da igreja que só estão na igreja porque estão mas, se alguém perguntar por que e para que estão, eles nem sabem e, muito menos, se importam.....simplesmente estão indo com a onda...

E Paulo deixa bem claro que o que nós precisamos fazer como membros da igreja, é nos interessarmos, nos preocuparmos e crermos e vivermos cada dia querendo ganhar o prêmio, que é a vida eterna nos céus.

Apocalipse 2.10 diz: Sejam fiéis, mesmo que tenham de morrer; e, como prêmio da vitória, eu lhes darei a vida. Marcos 13.13 diz: Quem ficar firme até o fim será salvo.E 1Coríntios 10.12 diz: Portanto, aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair.

A nossa corrida, a nossa vida de cristãos e servos de Cristo pode se estragar e se perder de duas maneiras: Se nós temos a nossa fé só por ter, só prá bonito, e não praticamos ela cada dia, e somos frios e relaxados em nossa vida de cristãos e de boas obras, então facilmente a nossa caminhada e o nosso progresso esfriam e param, e nós não conseguimos o prêmio; isto porque, enquanto o cristão dorme e relaxa em sua fé, o diabo aproveita para semear na sua mente e na sua vida as tentações para o desviar e fazer se perder. É como qualquer motor que é feito para funcionar mas, se ficar muito tempo só parado, ferruja e depois não rende ou nem funciona mais.

Se temos a nossa fé, se somos membros da igreja de Cristo, mas deixamos que as ocupações e as paixões pelas coisas materiais e pelos prazeres do mundo tomem conta da nossa vontade e sufoque a nossa fé. Em outras palavras, são aquelas pessoas que até são membros da igreja com muito prazer mas, ao mesmo tempo e, acima disso, amam e se dedicam só aos programas e prazeres sociais e do mundo, participando na igreja só se sobrar um tempinho. Desse jeito, a sua fé é forçada e obrigada a emagrecer e a se satisfazer com a distância das coisas de Cristo. Isto é a mesma coisa que perder a corrida por ter se distraído com a torcida ou, então, tropeçado nas barreiras.

Assim, se o prêmio é um prêmio falso, é o mesmo que ter perdido a corrida. Ou seja: uma pessoa que crê em coisas e doutrinas falsas está marchando para, no fim, receber o inferno e a perdição. E existem mesmo muitas pessoas que, por exemplo, seguem uma igreja, abrem a Bíblia, lêem a Bíblia, mas crêem no que eles mesmos acham, ou então no que as outras pessoas inventam e dizem.

Justamente por isso, para que nenhum desses males nos atinjam e nos atrapalhem na nossa fé e na vida cristã como membros da igreja, é que Deus fala a nós por meio do apóstolo Paulo e diz no fim do nosso versículo de hoje: Corram de tal maneira que vocês consigam alcançar o prêmio.

E é maravilhoso que, para nos ajudar nessa corrida da fé e da vida cristã, o próprio Deus nos providencia tudo o que precisamos: a Palavra da Bíblia, o Batismo, a SC, a igreja, os pastores, os professores de Escola Dominical, os líderes para instruções e Estudos e todos os bens e recursos materiais para o desenvolvimento dos Programas da igreja.

Então, feliz daquele que entrou na corrida. Feliz daquele que é cristão, tem a fé verdadeira somente em Cristo para a sua salvação, e que não está só “indo na onda” ou sendo levado pelo vento. Feliz de você, se você está realmente valorizando a fé que você recebeu desde o seu batismo; se você está realmente procurando fazer uso da Palavra de Deus e dos Sacramentos para manter bem alimentada, firme e ativa a sua fé; se você está, dia a dia exercitando esta sua fé na prática das boas obras e do amor cristão, para que ela não enferruje e nem se apague.

Acima de tudo feliz de você se Jesus está sendo o único foco e fonte de onde vem toda a força e sustento para a sua fé; feliz de você se o perdão para os seus pecados e a garantia e certeza de sua salvação estiverem vindo só da morte e da ressurreição de Jesus por você; feliz de você se Jesus estiver sendo a sua única companhia e fonte para tudo o mais que você precisa para esta vida e para a eternidade.

Através de tudo isso, é assim que Deus quer estar com você nesta nova semana: sustentando e mantendo viva a sua fé e, portanto, mantendo você na corrida ao rumo certo, com Cristo, para os céus, na garantia de que, com ele, você vai vencer e chegar lá. E, maravilhosamente, nesta corrida da fé com Cristo é diferente: todos os que chegarmos firmes até o fim, receberemos o mesmo prêmio: a salvação eterna. Amém!

Osmar Schneider
Pires, Limeira, SP, Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil

osmar.schneider@uol.com.br
www.ielb.org.br


(zurück zum Seitenanfang)