Göttinger Predigten im Internet
hg. von U. Nembach

Quarto Domingo no Advento – 18 de dezembro de 2005
Série Trienal B – Sl 50.1-6; 2 Sm 7.8-11,16; Rm 16.25-27; Lc 1.26-38
Bertram Gustavo Kaufmann

(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


Estamos na época do Advento, agora o plano de Deus para a salvação do ser humano fica muito mais visível, por isso queremos olhar para esse plano na história da humanidade e em nossa história pessoal.
Desde que o homem caiu em pecado, Deus começou a executar seu plano prometendo o Salvador. Foi com promessas que ele guiou o seu povo em todo o Antigo Testamento.
Deus prometeu, mas aos olhos humanos Jesus demorou a nascer, por causa disso, muitas pessoas do povo de Israel deixavam de acreditar nas promessas divinas e passavam a viver de forma indiferente no que se referia a sua religião.
Deus também fez promessas para cada um de nós, uma delas é que Jesus voltará. Novamente aos nossos olhos parece que Jesus está demorando, e, por causa disso, assim como os do povo de Israel, muitos estão vivendo sem se preocupar em se preparar para a volta de Jesus.

Dentre as várias vezes em que Deus promete algo, chamamos a atenção para a promessa que Ele fez a Davi e a Maria.
O rei Davi havia reerguido o povo, governara como ninguém, ficou conhecido como o grande Rei Davi. Depois de algum tempo de conquistas e famas, Davi notou que morava em um grande palácio, muito luxuoso, e a arca da aliança, símbolo da presença de Deus no meio do povo, continuava numa tenda. A arca havia sido posta numa espécie de igreja desmontável, o povo podia leva-la junto quando atravessava o deserto, agora que estavam estabelecidos Davi queria erguer um templo para Deus, e Deus fala que isso ele não fará, então faz a promessa de que seu filho erguerá um grande templo, que o reino de seu filho não terá fim.
Realmente, durante sua vida, Davi não construiu o tão sonhado templo, fez planos e projetos, juntou material, mas não construiu. Seu filho Salomão, que reinou depois dele, construiu o templo em 957 a.C.; Salomão pode reinar um povo estruturado, forte, em relativa paz, mas esse reino não durou para sempre, nem esse templo, em 587 a.C. o exército de Nabucodonozor invadiu Jerusalém e destruiu o templo.

O que aconteceu? Deus não cumpriu sua promessa? O filho de Davi não reinaria para sempre?
Parte da promessa se cumpriu em Salomão, mas a totalidade não se referia a ele, se referia a outro descendente de Davi que nasceria anos mais tarde, o descendente que havia sido prometido lá no início da história da humanidade. Essa promessa de cumpriu perfeitamente em Jesus Cristo, descendente de Davi, filho único de Deus.

Outra promessa de Deus, a que foi feita a Maria, aparece no texto do evangelho de hoje. Deus mandou um anjo anunciar a Maria sua promessa, também referente ao nascimento Jesus Cristo.
Anjos são mensageiros de Deus, criatura de Deus que servem a Ele, mas não podemos orar para eles nem adora-los, pois não são Deus, são seres criados. Anjos são mensageiros de Deus e aquele anjo trouxe uma maravilhosa mensagem: o descendente de Davi, o Salvador do mundo nasceria e Maria seria a mãe.
Junto com o anúncio desta promessa, o anjo traz uma prova de que Deus tem poder para cumpri-la, ele revela que Isabel está grávida, mesmo sendo já velha e estéril.
Hoje em dia, com toda a tecnologia existente é muito difícil uma mulher nessa situação engravidar e mesmo se conseguir será uma gravidez de alto risco, quanto mais não era impossível a mais de 2.000 anos atrás! Mas para Deus não há impossíveis e ele prova isso fazendo com que Isabel fique grávida, assim como ele também teria poder pára fazer com que Maria ficasse grávida, mesmo sendo ainda virgem e solteira.
Maria se colocou a disposição de Deus.
Deus estava colocando em prática o seu plano de salvação do ser humano.

Em Jesus Deus abriu as portas do céu. Em Jesus todo o cristão tem perdão e salvação garantida.
Mas Deus ainda fez mais promessas, para cada um de vocês.
Ele promete salvar a todos os que confiam em Cristo. Promete que Jesus voltará e naquele dia todos serão ressuscitados e julgados.
Na leitura do Salmo para hoje percebemos que o retorno de Jesus será algo extraordinário, será visto por todos os cantos da terra, não haverá uma pessoa sequer que não verá!
Um dia grandioso, onde todos passarão a acreditar em Deus, na obra de Cristo, pois todos verão e a partir dali será impossível não acreditar em algo tão visível e magnífico. Mas para alguns será tarde, para alguns será dia de pavor e condenação, pois perceberão que durante toda a vida não confiaram no principal. O salmo nos diz que os fiéis serão juntados a Deus, salvos por Ele. Para os cristãos que permanecerem fiéis até o fim aquele será um dia maravilhoso, o primeiro de toda a eternidade. Será dia de cumprimento de promessas divinas.
Maria acreditou naquela promessa e se pôs a disposição, nisso queremos seguir o seu exemplo, acreditar nas promessas de Deus no nos colocarmos a disposição em seu trabalho.

O texto bíblico de Romanos diz que Deus quer que todos ouçam sua mensagem e confiem nele: “Por ordem do Deus eterno, ela (a mensagem do evangelho) se tornou conhecida em todas as nações, para que todos creiam e obedeçam
Maria creu e obedeceu, não queremos idolatrá-la, mas seguir o seu exemplo. Nós escutamos a mensagem do evangelho por ordem de Deus, porque Deus quer salvar também a nós e para que nós creiamos e obedeçamos.
Crer na obra de Jesus, crer que ele conquistou o perdão e o alcança a todos os que confiam nele e se arrependem.
Essa é a promessa que Deus faz a cada um de vocês. Assim como Ele tinha um plano para a salvação do ser humano, Ele tem um plano para a salvação de cada um de vocês, plano que ele começa a colocar em prática no santo Batismo, chamando para a fé cristã e dando já às crianças o perdão pelos pecados e a certeza da salvação, plano que é continuado pela pregação da palavra e a celebração da Santa Ceia, onde Deus alimenta a fé que já fez nascer.
Esse é o plano de Deus para cada um de vocês, ele quer que vocês creiam nas suas promessas e conquistas, ele quer que vocês obedeçam à sua santa vontade, ele quer que vocês permaneçam fiéis para serem salvos por ele no grande dia.
Usando as palavras do livro de Romanos: “louvemos a Deus! Pois Ele pode conservar vocês firmes na fé”.
Louvem a Deus, pois ele cumpriu suas promessas a respeito do Salvador e, com toda a certeza cumprirá as promessas a respeito do retorno de Cristo e da salvação dos que permanecerem fiéis.
Louvem a Deus.
Amém.

Bertram Gustavo Kaufmann
Coronel Vivida, PR – Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil, Congregação Paz
bertram_alessa@hotmail.com


(zurück zum Seitenanfang)