Göttinger Predigten im Internet
hg. von U. Nembach

Último Domingo do Ano Eclesiástico – 20 de novembro de 2005
Série Trienal A – Mateus 25.1-13 – Pastor Jarbas Hoffimann
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


Mateus 25.1-13

[1] Jesus disse:
— Naquele dia o Reino do Céu será como dez moças que pegaram as suas lamparinas e saíram para se encontrar com o noivo. [2] Cinco eram sem juízo, e cinco eram ajuizadas. [3] As moças sem juízo pegaram as suas lamparinas, mas não levaram óleo de reserva. [4] As ajuizadas levaram vasilhas com óleo para as suas lamparinas. [5] Como o noivo estava demorando, as dez moças começaram a cochilar e pegaram no sono.
[6] — À meia-noite se ouviu este grito: “O noivo está chegando! Venham se encontrar com ele!”
[7] — Então as dez moças acordaram e acenderam as suas lamparinas. [8] Aí as moças sem juízo disseram às outras: “Dêem um pouco de óleo para nós, pois as nossas lamparinas estão se apagando.”
[9] — “De jeito nenhum”, responderam as moças ajuizadas. “O óleo que nós temos não dá para nós e para vocês. Se vocês querem óleo, vão comprar!”
[10] — Então as moças sem juízo saíram para comprar óleo, e, enquanto estavam fora, o noivo chegou. As cinco moças que estavam com as lamparinas prontas entraram com ele para a festa de casamento, e a porta foi trancada.
[11] — Mais tarde as outras chegaram e começaram a gritar: “Senhor, senhor, nos deixe entrar!”
[12] — O noivo respondeu: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eu não sei quem são vocês!”
[13] E Jesus terminou dizendo:
— Portanto, fiquem vigiando porque vocês não sabem qual será o dia e a hora.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Queridos irmãos e irmãs, Jesus voltará para julgar a humanidade. Nós somos pecadores. Nós desrespeitamos a Deus e ao nosso próximo. Nós sabemos que por mais que trabalhemos neste mundo nunca conseguiremos salvar a nós mesmos. Nós não podemos nos salvar.

No texto que lemos há pouco, Jesus quer preparar as pessoas para o momento em que ele virá julgar vivos e mortos. E ele usa um exemplo muito conhecido para eles, só que para nós não faz muito sentido.

Nós precisamos saber como costumava ser um casamento na Palestina, região onde Jesus viveu. Porque até hoje, muitos daqueles casamentos seguem as tradições da época de Jesus. Uma pessoa que participou de uma cerimônia de casamento lá descreveu assim:

“Bem de tardezinha, os hóspedes eram recebidos e servidos na casa da noiva. Depois de muitas horas de espera pelo noivo, este finalmente chega (repentinamente anunciado por mensageiros) para buscar a noiva, acompanhado pelos amigos. Num mar de luzes ele é recebido pelos hóspedes que vão ao seu encontro. Daí, num cortejo festivo, o noivo e todos os outros seguem com suas luzes acesas, para a casa do pai do noivo, onde se realiza o casamento e de novo os hóspedes são servidos.”

Ao contrário do que acontece em nossa cultura ocidental, , aquele a quem se espera para a festa de casamento é o noivo e não a noiva. A noiva já fica na casa de seu pai esperando pelo noivo que pode chegar a qualquer momento, acompanhada de suas “damas de honra”. Mas normalmente o noivo chega quando todos já estão quase cansados de esperar. No casamento descrito acima, o noivo chegou meia hora antes da meia noite.

Assim fica mais claro para nós entendermos a Parábola que Jesus contou. Dez moças saíram para esperar o noivo. Como era noite, elas precisavam de iluminação e, provavelmente a lâmpada que elas levavam era um pedaço de madeira com uma estopa molhada em óleo. Este fogo não agüenta muito mais do que 15 minutos, por isso elas deveriam levar óleo junto para manter o fogo aceso. Cinco levaram, as outras cinco não. Resultado: quando o noivo apareceu, estas cinco estavam fora, procurando comprar o óleo e, perderam a chance de entrar para a festa de casamento.

Com esta parábola Jesus alerta que pode chegar a qualquer momento para levar sua igreja para o julgamento. Assim como o noivo chega inesperadamente, Jesus chegará para julgar os seres humanos.

Jesus nos dá o aviso e diz para nós o esperarmos preparados. Mas só está preparado para a volta de Cristo quem segue seus ensinamentos.

Jesus mesmo nos alerta: ( Lc 12.35)“— Fiquem preparados para tudo: estejam com a roupa bem presa com o cinto e conservem as lamparinas acesas.” Outro texto: (1Co 16.13)“Estejam alertas, fiquem firmes na fé, sejam corajosos, sejam fortes.” Pedro diz: (1Pe 5.8)“Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar.” E novamente em Lucas: (Lc 21.36)“Portanto, fiquem vigiando e orem sempre, a fim de poderem escapar de tudo o que vai acontecer e poderem estar de pé na presença do Filho do Homem, quando ele vier.”

Em todos estes versículos Deus nos manda estar preparados.

E estar preparado é Estudar a Palavra de Deus, na igreja e em casa. É orar entregando nas mãos de Deus todos nossos desejos e aflições. Estar preparado é participar da Santa Ceia e viver o batismo.

O noivo Jesus Cristo vem a qualquer momento, ninguém sabe quando. E ele nos deu o alerta para que nós estejamos sempre preparados. Para que quando ele venha não nos encontre dormindo. E este é o segundo ponto do nosso texto. Nós precisamos esperar Jesus acordados.

Tomando o exemplo das moças: elas tinham lâmpadas em pedaços de madeira. Esse fogo durava mais ou menos quinze minutos. Se elas dormissem, certamente a luz se apagaria. Todas elas fraquejaram. Todas elas cochilaram e acabaram dormindo e as lâmpadas apagaram. De repente, no meio da noite, um grito anuncia que o noivo vem vindo. Aí todas acordaram. Mas só as que tinham levado óleo de reserva conseguiram estar preparadas. As despreparadas não conseguiram mais preparar-se. Era muito tarde.

Assim acontece muitas vezes na igreja, ao invés dos cristãos acordados acordarem a outros, são os que dormem que conseguem convencer outros a dormirem também. Afinal, temos muito tempo — pensamos.

Nós não podemos dormir. Temos que fazer nossa luz brilhar mais e mais neste bairro, nesta cidade e neste mundo. E somente acordados poderemos estar cada vez mais preparados para a volta de Cristo.

Esperar acordado é viver a fé dia-a-dia. Isso é ter juízo diante de Deus. Este é o óleo que alimenta nossa luz. O Diabo está nos dizendo: “Ah! Jesus não vem mais! Viva a sua vida tranqüilamente. Porque depois daqui não tem mais nada.” O Diabo quer nos fazer dormir. E quer que nós estejamos despreparados quando o noivo vier.

Muitos têm dormido nos braços de Satanás. Muitos estão abandonando sua igreja e sua fé. Muitos estão deitando-se para dormir o sono que leva para a morte eterna. Mas não é pra ser assim. Deus quer que nós mantenhamos nossa luz acesa, custe o que custar, para que assim outros também se animem na missão de Deus.

Ninguém pode salvar a si mesmo e nem salvar os outros. Nós não podemos preparar os outros que não querem, mas nós podemos mostrar o caminho da Salvação a todos. Podemos participar dos cultos e da Santa Ceia para nosso próprio fortalecimento.

Quando o noivo vinha, as moças sem juízo tentaram se encostar nas outras. Mas as moças ajuizadas disseram: “O óleo que nós temos não dá para nós e para vocês. Se vocês querem óleo, vão comprar!” Elas tinham razão. Cada cristão deve estar preparado para a volta de Jesus e. A exemplo das moças, pode ser que depois seja tarde demais, pode ser que depois não dê mais tempo. Pode ser que o noivo Jesus venha enquanto nós não estamos preparados. E aí não dá mais tempo. O tempo que temos para nos arrepender é hoje.

Jesus Cristo convida a cada um de nós para a vida eterna. Nós não podemos salvar a nós mesmos. Mas pela fé em Jesus seremos salvos. Todo aquele que crê em Jesus Cristo não será julgado no dia do juízo e terá a vida eterna. Que Deus nos conserve nesta fé até o fim.

Amém.

Soli Deo Gloria

Pastor Jarbas Hoffimann
Santo Ângelo-RS – Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Paróquia São Lucas
pastorjarbas@yahoo.com.br

www.pastorjarbas.z6.com.br

www.ielb.org.br


(zurück zum Seitenanfang)