Göttinger Predigten im Internet
hg. von U. Nembach

Décimo Segundo Domingo Após Pentecostes – 07 de Agosto de 2005
Série Trienal A – 1 Reis 19.9-18 – Fernando Garske
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


Elias se levantou, comeu e bebeu, e a comida lhe deu força bastante para andar quarenta dias e quarenta noites até o Sinai, o monte sagrado. Ali ele entrou numa caverna para passar a noite, e, de repente, o SENHOR Deus lhe perguntou: —O que você está fazendo aqui, Elias? Ele respondeu: —Ó SENHOR, Deus Todo-Poderoso, eu sempre tenho servido a ti e só a ti. Mas o povo de Israel quebrou a sua aliança contigo, derrubou os teus altares e matou todos os teus profetas. Eu sou o único que sobrou, e eles estão querendo me matar! O SENHOR Deus disse: —Saia e vá ficar diante de mim no alto do monte. Então o SENHOR passou por ali e mandou um vento muito forte, que rachou os morros e quebrou as rochas em pedaços. Mas o SENHOR não estava no vento. Quando o vento parou de soprar, veio um terremoto; porém o SENHOR não estava no terremoto. Depois do terremoto veio um fogo, mas o SENHOR não estava no fogo. E depois do fogo veio uma voz calma e suave. Quando Elias ouviu a voz, cobriu o rosto com a capa. Então saiu e ficou na entrada da caverna. E uma voz lhe disse: —O que você está fazendo aqui, Elias? Ele respondeu: —Ó SENHOR, Deus Todo-Poderoso, eu sempre tenho servido a ti e só a ti. Mas o povo de Israel quebrou a sua aliança contigo, derrubou os teus altares e matou todos os teus profetas. Eu sou o único que sobrou, e eles estão querendo me matar! Então o SENHOR Deus disse: —Volte para o deserto que fica perto de Damasco. Chegando lá, entre na cidade e unja Hazael como rei da Síria. Unja Jeú, filho de Ninsi, como rei de Israel e unja Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, como profeta, para ficar em lugar de você. As pessoas que não forem mortas por Hazael serão mortas por Jeú, e todos os que escaparem de Jeú serão mortos por Eliseu. Mas eu deixarei sete mil pessoas vivas em Israel, isto é, todos aqueles que não adoraram o deus Baal e não beijaram a sua imagem.

A Voz que anima!

Situações difíceis. Quem de nós não passou ou passa por situações difíceis? Quem não enfrenta desafios, perdas e tristezas em sua vida? E quando estamos em meio aos problemas e temporais da vida como é comum escutarmos conselhos, fórmulas e dicas como se a solução fosse a coisa mais fácil do mundo: O místico logo diz que precisamos receber as energias positivas do cosmos, e isto poderá ser facilmente conseguido fazendo uso de pedras, cristais e incensos. O médico afirma que há um desequilíbrio dos hormônios e substâncias que controlam nossos sentimentos e que isto pode ser amenizado pelo uso de remédios. O amigo, sempre “pra frente” olha nosso desânimo e diz: “Desencana meu. Vamos dar uma volta, tomar uma cerveja e tudo estará resolvido...” Por um momento parece ser verdadeiro aquele ditado que diz: “Todo mundo consegue dominar a dor, exceto aquele que a sente...”

O mundo com suas belezas, a vitrine das lojas, a música alta, as festas, os amigos, tudo, se apresenta como a solução de todos os nossos problemas, como a fórmula mágica da felicidade. Mas apesar de todas essas “vozes” nos gritarem: “Seja Feliz”, parece que a felicidade vai distante: os problemas não nos deixam, a luta não acaba, as pessoas não deixam de adoecer e morrer.

Apesar de o mundo clamar por paz, os homens-bomba continuam explodindo, os assaltos e seqüestros continuam acontecendo, a violência não cessa.Os “caras pintadas” gritaram, os repórteres denunciaram, os políticos prometeram e apesar de tudo nosso país continua atolado em corrupção. O mundo tem vozes que parecem tão bonitas, mas não acalmam, não resolvem e, pensando bem, não nos dão nenhuma esperança.

Talvez vocês digam: como o pastor está dramático hoje... Realmente isso tudo é um tanto dramático. O que tentei expor foi a dura realidade que nos cerca. É claro que existem momentos de calmaria, de alegria, mas a vida humana nesse mundo está muito longe de ser o céu, e o consolo que o mundo oferece muito longe de acalmar nosso coração. De qualquer forma muitos estão pensando: “Eu tenho problemas, mas não sou tão pessimista em relação à vida”. Sim, parece que na visão de mundo desta mensagem, até aqui, algo ficou de fora. O que seria? Para muitas pessoas esta mensagem teria que acabar por aqui, de uma maneira triste, por concluir que, apesar de existirem muitas vozes e belezas no mundo que querem nos mostrar um caminho para a felicidade e nos dar a solução de todos os nossos problemas, o mundo segue triste, sem paz, caminhando para a morte

Mas como já disse, para nós cristãos, há algo faltando até aqui. Existe uma Voz, não do mundo, que no meio de tanta falta de esperança quer dar o seu recado. É a Voz que falou com Elias em nosso texto de hoje. A Voz da esperança. A Voz da cruz.

Nosso texto diz que Elias estava escondido. Se existe alguém neste mundo que se pode dizer que teve um problemão, esse alguém é Elias. Quem o visse não teria dificuldades de dizer que ele era um fracassado. Profeta de Deus, dedicou a sua vida para anunciar a vontade de Deus e assim apontar os problemas de um povo infiel que queria se afastar do Senhor. Mas naquela situação Elias confessava que não tinha tido tanto sucesso. E diz nosso texto que Elias estava escondido dentro de uma caverna. Desanimado. Olhando para o mundo talvez Elias concordasse com nossa visão dramática e triste do início. O povo escutava a voz do dinheiro e do poder. Escutava a voz dos falsos deuses inventados por mãos humanas. Escutava todas as vozes do mundo, mas não encontrava a paz. A maldade imperava, o poderoso reino de Davi não parecia mais o mesmo: os órfãos e as viúvas eram esquecidos, os pobres maltratados. A injustiça dominava.

Elias olha para isso tudo e se esconde. De medo e de vergonha. Gritou, anunciou, falou, mas o povo não queria ouvir a Voz de Deus. E é no cansaço, no desânimo, é quando tudo parecia estar perdido, quando a visão pessimista de mundo queria dominar a vida de Elias, que Deus fala com ele. E é a Deus que Elias derrama suas queixas: “Deixaram tua aliança, derrubaram teus altares, mataram os teus profetas e agora procuram tirar a minha vida!” E é a partir da sua queixa que Deus mostra para ele um outro lado: “Volte para o deserto de Damasco...” Em outras palavras: “Ainda há algo a ser feito, nem tudo está perdido, anime-se, porque há sete mil pessoas que não adoraram ao deus Baal!” A Voz de Deus mostra para Elias que, apesar de tudo, ele ainda ama seu povo, que Deus ainda tem algo preparado para o ser humano. Que a história não acaba ali. A voz de Deus anima Elias e ele levanta e cumpre a vontade de Deus.

Queridos amigos, a Voz de Deus é a única que pode dar esperança. É a única que mostra que, apesar dos problemas e dificuldades, temos um Deus que nos levanta e nos diz que “ os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.” (Rm 8.18). Esta Voz nos faz compreender que, apesar de toda violência e maldade humana, Deus ainda ama o ser humano, ainda tem algo para ele, que a porta ainda está aberta. A Voz de Deus sempre de novo nos lembra do Cristo crucificado por nós, pagando a maior dívida de todas e conquistando para nós o favor e a amizade de Deus. A Voz de Deus é diferente de todas as outras porque ela anima, fortalece e ajuda a enfrentarmos as dificuldades da vida.

Talvez a grande contradição está no fato de que o mundo não quer ouvir essa voz. E essa era a reclamação de Elias, do apóstolo Paulo e, de certa forma, também de Jesus quando adverte Pedro dizendo: “homem de pequena fé, porque duvidaste?” Também o mundo hoje prefere ouvir a si mesmo, confiar em sua ciência, ouvir aquela voz que aparentemente quer animar, quer tornar feliz, mas que não passa de um paliativo:

A promessa que as drogas fazem de nos tornar mais felizes é desmentida quando o efeito passa.

A promessa das festas de que esqueceremos nossos problemas é desmentida quando a música baixa e eles ainda estão lá...

A promessa que o sexo faz de tornar nossa vida mais prazerosa é desmentida por uma gravidez indesejada, uma doença ou mesmo pelo sentimento de culpa que fica no dia seguinte.

A promessa que o dinheiro faz de trazer felicidade vira mentira, quando temos todos os bens que queremos mas mesmo assim o vazio continua no coração.

Apesar de séculos de sofrimento o mundo segue ouvindo a voz dos deuses fabricados pela imaginação e maldade humana. A nós, que ouvimos a Voz do Bom Pastor na sua Palavra, resta fazer coro com Elias e Paulo e depositar diante do Senhor as nossas queixas por um povo que não o quer ouvir. Não apenas nas queixas, mas também no ouvir Deus dizendo que ainda ama, ainda quer buscar, que ainda quer fazer ouvir a sua voz. Assim como disse a Elias e Paulo que não havia desistido do mundo mas decidido salvá-lo, assim também diz a nós em sua Palavra. E da mesma forma que a Voz de Deus animou Elias e Paulo para que saíssem e pregassem o Evangelho, também hoje ela quer nos animar. Podemos sim fazer coro com Elias em nossas queixas, quando em oração colocamos diante de Deus a incredulidade do povo, mas assim como foi com Elias, nós também não queremos ficar escondidos dentro da caverna, mas sair e realizar a vontade de Deus.

Como Elias e Paulo queremos lembrar a este povo incrédulo que há uma outra voz e uma outra promessa: fiel, verdadeira e eterna, que não podemos encontrar no mundo, na filosofia, na ciência nem na reflexão do homem, mas que está na Bíblia, na Santa Palavra de Deus e que ecoa cada vez que a igreja se reúne em culto ou que a Bíblia é aberta. E que esta Voz quer falar com todos, mostrar um outro mundo onde Deus enxugará dos olhos toda a lágrima, onde os santos viverão e verão que ouvir e transmitir a Voz de Deus é e, enquanto o mundo existir, será a coisa mais importante que temos a fazer.

Que Deus nos dê sempre seu Espírito para que ouçamos sua voz e tendo ouvido saiamos para reparti-la com todos.

Amém!

Fernando Ellwanger Garske 
Canela, RS - Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
pastorfernando@ibestvip.com.br

www.ielb.org.br

 

 


(zurück zum Seitenanfang)