Göttinger Predigten im Internet
hg. von U. Nembach

7 º Domingo após Pentecostes, 03 de julho de 2005
Série Trienal A – Texto base: Mt 11.25-30 – Milton Buss Leitzke

(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


Texto: Mt 11.25-30 Tema: Descanso para os cansados

Imaginem realizarmos este culto todo ele em pé! Os bancos da igreja indicam uma necessidade não só para as pernas que sustentam o nosso corpo, mas uma necessidade que é para tudo nesta vida: o descanso.

Às vezes as pessoas vão ao médico e ouvem uma recomendação de um tratamento muito simples para a doença delas: precisam descansar. As estatísticas mostram que a doença que mais atinge as pessoas, especialmente nos dias conturbados e agitados de hoje, é o stress, ou o cansaço. O cansaço do corpo e o da mente.

A lei do descanso vem do próprio Deus Criador que fez tudo em seis dias e no sétimo descansou. Isto colocou uma regra na Criação: todos precisam de repouso.

No Evangelho deste culto Jesus também fala de descanso, mas de um descanso diferente e muito mais importante e necessário.

"Venham a mim todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso".

1. Descanso de quê?

Quantas vezes nós já ouvimos este versículo bíblico? Estamos mais acostumados quem sabe na linguagem antiga: "Vinde a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei".

Mas acho que de tão acostumados em ouvir este e tantos outros versículos bíblicos, já perdemos o sentido de suas palavras e não damos mais o devido valor a elas. E por isto a nossa vida espiritual está as vezes sobrecarregada de pesos sem nenhuma necessidade ou motivo.

1.1 – Mesmo que hoje em dia muitos querem negar o fato, mas a Bíblia ensina claramente que nós seres humanos já nascemos cansados e sobrecarregados. No Salmo 51.5 lemos: “Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu a minha mãe”. E em Rm 8.7 lemos: “O pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar”. Ef 2.1 afirma: “Vocês estavam espiritualmente mortos”. E em Jo 3.7 Jesus mesmo diz: “Importa-vos nascer de novo”.

Por mais difícil que seja ao homem aceitar o fato , a Bíblia tem afirmações muito claras no sentido de que o homem nasce espiritualmente morto, cego e inimigo de Deus. E, por isso, por nascimento o ser humano está inclinado para o pecado, para as tentações da sua carne e para o próprio Satanás. E é justo por isso que, quando alguém comete um erro, se costuma afirmar: “É, homem é tudo a mesma coisa, só faz besteiras!”

1.2 – Mas, e como fica a situação daqueles que já são cristãos? Recentemente escutei três afirmações, e posso já afirmar que elas estão completamente equivocadas: 1ª - O cristão não peca mais; quem peca ainda não é cristão; 2ª - Uma vez na fé, sempre se ficará na fé; quem se desvia da fé, é porque ainda não tinha fé verdadeira; 3ª - O cristão já está no céu; ela não corre mais risco de se perder.

Se estas frases estivessem corretas, então as nossas obras seriam somadas às obras de Cristo e tudo nos ajudaria para sermos salvos. No entanto, como a fé é um presente de Deus, assim também a salvação eterna é presente de Deus. Como nada podemos fazer para chegarmos à fé, nada podemos fazer para sermos salvos. Tudo é presente de Deus, sem nenhum merecimento da nossa parte. Deus nos dá a fé e também é Deus quem nos dá de graça a salvação eterna.

1.3 – Perante Deus nunca seremos sábios e instruídos, isto é, nunca teremos capacidade de conseguirmos alcançar alguma graça de Deus por mérito nosso. Por isso, a nossa atitude perante Deus sempre deve ser de submissão total a ele.

Perante Deus sempre continuamos sendo pequeninos. Com Paulo precisamos sempre confessar: “o mal que não quero fazer, esse sempre de novo acabo cometendo”. “O querer fazer o bem está em mim, porém, não o efetuar”. Nós dependemos totalmente de Deus. É Deus quem nos dá a fé e é Deus que nos mantém nesta fé até o fim da nossa vida. Sem a ajuda de Deus não teríamos fé e nem sequer conseguiríamos permanecer na fé. Portanto, sem Deus, estaríamos perdidos.

1.4 – Nós hoje estamos “cansados e sobrecarregados”. Cansados e sobrecarregados lembram as pessoas que terminaram um longo dia de trabalho e estão exaustas; que fizeram muito esforço físico, ou carregaram grandes problemas e preocupações, e quase não têm mais forças para nada.

Aqui Jesus está falando das cargas pesadas que estão postas no coração e na mente. Está falando do que está nos fazendo sofrer e sentir sobrecarregados, como se estivéssemos carregando algo além do que podemos carregar. Mas, o que é que nos deixa cansados e sobrecarregados nos dias de hoje?

Sem dúvida, a relação das coisas que nos deixa cansados e sobrecarregados é muito grande. Pode ser uma doença que se tornou difícil de carregar. Pode ser a dificuldade material, falta de dinheiro. Pode ser uma traição; ou falta de compreensão; discriminação; falta de amor. Pode ser a perda de um ente querido, além de muitas outras coisas que possam estar nos cansando e sobrecarregando nos dias de hoje.

Mas, hoje aqui em nosso meio, nós estamos cansados e sobrecarregados diante da situação econômica, social e política existente. Nós vivemos na selva amazônica, que cobre 61% do território brasileiro, e porque foram desmatados 16% dessa área somos vistos e tratados internacionalmente como assassinos da natureza. Mesmo que nas escrituras das terras, com o aval do governo, reza que podem ser desmatados até 50% da área, querem hoje por força da lei mudar para apenas 20%. Estamos cansados e sobrecarregados nos perguntando: “Como vamos conseguir nosso sustento e o sustento dos nossos familiares em apenas 20% das áreas”?

Estamos cansados e sobrecarregados com as dificuldades que se criaram para vender facilidades. E agora, parece que piorou mais ainda, nem sequer “comprando” se consegue a liberação da madeira produzida aqui. E não existe perspectiva de que isso venha a mudar nos próximos dois meses. Mais de 8 mil pessoas ficaram desempregadas nos últimos dias aqui na nossa região. O que será dessas pessoas? O que será dos donos dessas firmas que tiveram que despedir seus empregados? O que será de nós que vivemos no meio desses milhares de desempregados? E isso, enquanto em todo o mundo o direito de propriedade assegura ao dono fazer na sua propriedade o que ele bem entender, aqui estamos sendo tratados como ladrões e assassinos quando se derruba uma árvore no quintal, cujas raízes estavam rachando a casa e quando se limpa o pasto para o capim poder crescer e as vacas e os bois terem o que comer. Estamos realmente cansados e sobrecarregados. E o que mais me preocupa é: “o que nós como igreja podemos fazer diante desse cansaço e dessa sobrecarga do nosso povo?” Tenho a impressão que todos nós estamos com as mãos atadas, correndo o risco de represálias ao abrir a boca como estou fazendo nesse momento, nessa mensagem.

Eu não sei qual é a carga que você está carregando nesse momento ! Talvez a sua carga não tenha nada a ver com o que estou relatando aqui. E pode ser que você carregue mais de uma. Não sei. Mas uma coisa eu sei: Jesus Cristo tem um convite especial para você: Vinde a mim e eu vos aliviarei!

2. Que descanso?

2.1 - Para todas as pessoas doentes, cansadas, exaustas e desesperadas, Jesus diz: e eu lhes darei descanso... achareis descanso para as vossas almas.

Jesus estava falando sobre esse assunto para um grupo de fariseus . Eles acreditavam que o seu comportamento exterior era tão bom que Deus iria abrir as portas do paraíso para eles automaticamente. A coisa mais importante em suas vidas eram os 10 Mandamentos, bem como as 613 regras de conduta do Talmude, que eles mesmos tinham elaborado para guiar as suas vidas e à observância das quais eles praticamente obrigavam o povo. Os fariseus acreditavam que Deus os aceitaria simplesmente porque eles eram os melhores.

Hoje em dia , muitos confiam em suas próprias capacidades e aí o orgulho impede a essas pessoas receberem o descanso que Jesus quer lhes dar. Outros estão sobrecarregados tentando fazer o que a lei exige deles e têm um grande sentimento de culpa porque não conseguem cumprir estas exigências.

Qualquer um de nós sabe o que é descanso. Quem não gosta de descansar depois de um longo dia de trabalho?

A necessidade de descanso é tanta e a importância da ajuda de Deus é tamanha, que Jesus repete o gracioso convite que dirige a todos nós. Jesus quer:

1 º. - remover a pesada carga que nós levamos sobre os nossos ombros.

2 º. - remover todos os problemas causados pelo pecado, pela culpa, pelo medo do castigo de Deus.

3 º. - perdoar todos os nossos pecados.

4 º. - receber-nos nos seus braços.

5 º. - ajudar-nos em todas as nossas necessidades. Jesus é o nosso Salvador!

2.2 – Este alívio é o mesmo que o paralítico sentiu quando Jesus lhe disse: “Tem bom ânimo, filho; perdoados estão os teus pecados”. Este alívio nós encontramos no momento em que nós cremos que o Salvador satisfez todas as exigências de Deus em nosso lugar; que ele sofreu, morreu e ressuscitou por nós; que ele nos dá o perdão e a salvação eterna, gratuitamente. Por causa de Jesus, Deus nos ama e nos ajuda!

O alívio que sentimos quando cremos que Jesus nos limpa de todos os pecados, nos ajuda nos problemas e dificuldades da vida, e nos oferece a salvação. Este alívio é parecido com aquele que sentimos quando depois de muito trabalho, tomamos um banho e nos encontramos num lugar bem confortável para sentar ou deitar.

2.3 – É interessante a seqüência apresentada no nosso texto:

1º Cristo fala que devemos ser pequeninos;

2º que conhecemos a Deus somente através de Cristo;

3º e então ele faz o convite: “Venham a mim...”

Na verdade, Cristo convida a todos, mas é necessário que deixemos de ser sábios e instruídos por nós mesmos e que recorramos a Jesus. Pois, aquele que é sábios e instruído, não precisa da sabedoria e da instrução de Jesus. Cristo quer que deixemos todo o nosso orgulho, o nosso egoísmo, a nossa sabedoria e o nosso conhecimento de lado e que recorramos unicamente a ele.

Não estamos nós hoje muitas vezes criando dificuldades para vender facilidades ? O perdão e a salvação são de graça. Porque muitos querem fazer algo para alcançarem o perdão e a salvação? A ajuda de Cristo nas dificuldades está ao nosso inteiro dispor. Por que muitos querem negociar a ajuda com ofertas?

2.4 – Jesus termina no nosso texto dizendo: “Os deveres que exijo de vocês são fáceis, e a carga que ponho sobre vocês é leve.” Todo aquele que quiser receber o descanso, também deverá estar disposto a tomar sobre si uma carga. A carga da qual Jesus está aqui falando não é um novo código de leis, como aquele que oprimia os fariseus. A carga de Jesus é o seu pedido de que você ande ao seu lado e sirva a ele na sua vida.

Portanto, lembre-se de uma coisa – problemas existem! Mas Jesus afirmou que esta carga é suave e leve.

Conclusão : Venham a mim... Por mais pesado que seus problemas possam parecer. Por mais difícil que esteja a situação para o seu lado. No momento em que você tiver a coragem e a ousadia de entregar os seus problemas nas mãos de Jesus, eles ficarão leves, pois você terá alguém, junto com você, que o ajudará a carregar os mesmos. Tenha a coragem e a ousadia de entregar seus problemas a Jesus, que você perceberá a diferença na sua vida. Amém.

Milton Buss Leitzke
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Alta Floresta – MT – Brasil
mbl@vsp.com.br
www.ielb.org.br


(zurück zum Seitenanfang)