Göttinger Predigten im Internet
hg. von U. Nembach

Quinto Domingo após Pentecostes – 19 de junho de 2005
Série Trienal A – Mateus 10.28-31 (NTLH) – Leandro Daniel Hübner

(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


Tema: Não tenham medo!

Caros amigos e amigas!

Escrevo-lhes como mensageiro do Senhor Jesus Cristo. Ele se dirige a todas as pessoas: às que crêem nele como seu Salvador e às que não crêem. Pois a salvação e vida eterna de cada um depende exclusivamente dele e ele quer salvar todos. Somente se perde quem lhe resiste.

Um pastor luterano, Martin Niemoeller, estava na lista de pessoas que Adolf Hitler mais temia e odiava. Para mantê-lo calado, Hitler o colocou na prisão. Meses depois ele foi intimado a comparecer diante de uma corte especial, e de repente começou a sentir medo. Ele não tinha idéia do que viria. E, quando era levado através do corredor aparentemente sem fim entre sua cela e a sala do tribunal, ouviu uma voz baixa.

Prestando atenção, ouviu que a voz citava algo da Bíblia em latim. Sussurrava um versículo do livro dos Provérbios: Nomem Domini turris fortissima. “O nome do Senhor é uma torre forte; o justo corre para ela e está salvo” (Pv 18.10).

Era a voz do carcereiro. Não sabemos quem ele era, mas o que ele disse teve um impacto instantâneo em Niemoeller – seu medo desapareceu e sua confiança em Deus foi renovada.

Confiar em Deus repele o medo. É isso que Jesus está dizendo aos seus discípulos no Evangelho de hoje. Jesus estava dando a eles instruções antes de sua primeira missão. Falou a eles dos perigos e dificuldades que teriam de enfrentar quando anunciassem que o reino de Deus está próximo, quando em nome dele curassem doentes e ressuscitassem mortos. Assim com Jesus enfrentou oposição e sofrimento, não seria diferente para aqueles que ele envia. “Nenhum aluno é mais importante do que o seu professor, e nenhum empregado é mais importante do que o seu patrão. Portanto, o aluno deve ficar satisfeito em ser como o seu professor, e o empregado, em ser como o seu patrão” (Mt 10.24s.).

E nos versículos 21-23 ele diz: “Muitos entregarão os seus próprios irmãos para serem mortos, e os pais entregarão os filhos. Os filhos ficarão contra os pais e os matarão. Todos odiarão vocês por serem meus seguidores. Mas quem ficar firme até o fim será salvo. Quando vocês forem perseguidos numa cidade, fujam para outra. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês não acabarão o seu trabalho em todas as cidades de Israel antes que venha o Filho do Homem”.

Se você visse e ouvisse Jesus aqui agora e ele enviasse você com esses avisos, que pensamentos estariam passando pela sua cabeça? Talvez algo assim: Eu? Tudo o que eu posso fazer é estar na igreja e nos cultos. Agora, estar gritando a Palavra de Deus dos telhados? De jeito nenhum! Há outras pessoas que servem melhor para este tipo de coisa. Eu estou fora desta, se o Senhor não se importas, Jesus...

Sem dúvida, Jesus está enviando seus discípulos ao meio de grande perigo: “Escutem! Eu estou mandando vocês como ovelhas. Sejam espertos como as cobras e sem maldade como as pombas” (Mt 10.16). E o que faz Jesus? Vende-lhes um seguro de vida? Dá a eles um curso rápido de artes marciais e autodefesa? Ensina-os como dissipar a raiva de seus inimigos? Não. Ele os convida a confiar em Deus: “Portanto, não tenham medo de ninguém. Tudo o que está coberto vai ser descoberto, e tudo o que está escondido será conhecido. O que eu estou dizendo a vocês na escuridão repitam na luz do dia. E o que vocês ouviram em segredo anunciem abertamente” (Mt 10.26s.).

Diz Jesus: “Não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Porém tenham medo de Deus, que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo. Por acaso não é verdade que dois passarinhos podem ser vendidos por duas moedinhas? Porém nenhum deles cai no chão se o Pai de vocês não deixar que isso aconteça. Quanto a vocês, até os fios dos seus cabelos estão contados. Portanto, não tenham medo, porque vocês valem mais do que muitos passarinhos” (Mt 10.28-31).

“Passarinhos”, pardais, são pássaros muito comuns, criaturas pequenas e insignificantes que valem muito pouco, mas ainda assim Deus se importa com elas, diz Jesus.

Quando você corta os cabelos, acaso o barbeiro lhe diz: “Você sabia que o seu cabelo número 437 tem uma ponta dupla?” Ou quando você vê no pente que um ou dois cabelos se separaram da sua cabeça, você fica ase lamentando porque agora tem dois cabelos a menos? Um cabelo é uma coisa tão insignificante que ninguém nota quando cai um. Mas Jesus diz que cada cabelo de nossa cabeça está contado e que Deus está realmente interessado no cabelo 437, mesmo que eu não me preocupe com ele.

Jesus quer mostrar que não importa o que esteja acontecendo em sua vida, Deus tem conhecimento preciso de cada detalhe. Pode ser que você esteja sofrendo em silêncio, ou que seus amigos e família não percebam a profundidade da sua angústia e dor, mas, no fundo, Deus sabe de tudo. Ele sabe em detalhes de tudo e de todos que lhe dão alguma razão para ter medo.

Isso não é maravilhoso? Deus sabe tudo o que nós passamos, e nada do que nos acontece passa desapercebido para ele.

Quando nos sentimos sozinhos e completamente abandonados, quando parece que nossas orações não são respondidas, quando tudo parece sem esperança, Deus sabe e Deus cuida. Jesus concluiu: “Portanto, não tenham medo, pois vocês valem mais do que muitos passarinhos”.

Como um pai que faz de tudo para proteger seu filho, Deus cuida de nós. Como um pai que está pronto a segurar nossa mão quando os problemas surgem, Jesus nos garante que nós lhe somos preciosos e ele está pronto a nos confortar quando estamos com medo.

Tudo isso quer dizer que o antídoto perfeito para o medo é confiar em Deus. Foi esta experiência que Niemoeller teve quando estava sendo levado no corredor daquela prisão nazista, com um futuro indefinido. O guarda desconhecido sussurrou “o nome do Senhor é uma torre forte”, lembrando-o que Deus conhecia sua situação e lhe daria a força para enfrentar qualquer coisa que o futuro lhe reservasse. Seu medo se fora.

A Bíblia ressoa com mensagens sobre fé em Deus em tempos de problemas. – Sl 27.1s.: “Se o Senhor não edificar a casa, nada adianta nada trabalhar para construí-la. Se o Senhor não proteger a cidade, não adianta nada os guardas ficarem vigiando”. - Sl 46.1s.: “Deus é o nosso refúgio e a nossa força, socorro que não falta em tempos de aflição. Por isso, não teremos medo, ainda que a terra seja abalada, e as montanhas caiam nas profundezas do oceano”. - Sl 23.4: “Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó Senhor, estás comigo; tu me proteges e me diriges”. Sl 91.1s.: “A pessoa que procura segurança no Deus Altíssimo e se abriga na sombra protetora do Todo-Poderoso pode dizer a ele: Ó Senhor Deus, tu és o meu defensor e o meu protetor. Tu és o meu Deus, eu confio em ti”.

Podemos dizer que esta foi a experiência de Jesus quando ele encarou o terror da cruz. Ele foi ao jardim Getsêmani e orou. Jesus tinha sentimentos como qualquer outro ser humano. Ele pediu ao Pai que se houvesse algum outro jeito de salvar todas as pessoas, que ele tirasse todo o sofrimento e dor que vinham pela frente. Como nós sabemos, a provação da cruz não desapareceu, mas nos é dito que Jesus foi fortalecido para enfrentar seu sofrimento e morte: “Então um anjo do céu apareceu e o animava” (Lc 22.43).

Nós sabemos que a maioria dos discípulos enfrentou todo tipo de horrores a ponto de perderem suas vidas. Com certeza as palavras de Jesus tiveram um efeito poderoso sobre eles quando sofreram por sua fé. Deve Ter sido um grande conforto saber que eles não estavam sofrendo sozinhos em alguma prisão escura e suja – o seu Pai celestial sabia exatamente onde eles estavam e o que estava acontecendo. Se ele sabe tudo sobre um cabelo que cai da nossa cabeça, então muito mais ele sabe tudo sobre os filhos que ele ama.

Às vezes temos medo de tomar uma decisão errada. Às vezes temos medo do que outros vão pensar quando nós falamos a elas de Jesus. Às vezes temos medo do que o futuro vai trazer para os nossos filhos. Temos medo de envelhecer. Ficamos com medo do que pode acontecer com a nossa saúde fraca.

Seja qual for o problema ou crise que esteja afetando a sua vida, que alegria é saber que Deus conhece os seus problemas melhor do que você mesmo. Mesmo que você pense que os seus problemas são muito insignificantes comparados com os dos outros, tenha certeza de que o seu Pai celestial sabe exatamente o que está acontecendo.

Ou mesmo quando você acha que ninguém liga, é bom saber que Deus se importa. !Que alívio do medo é saber que Deus está do seu lado; que a sua vida está nas mãos de Deus, amoroso, que deu seu Filho para morrer na cruz por você, e que ele vai se assegurar de que tudo aconteça de acordo com o seu amoroso plano para sua vida.

Na próxima vez que o medo se apossar da sua vida, tire um momento para lembrar de algumas das grandes promessas de Deus. Lembre-se de que Deus cuida e se importa – você lhe é filho querido e ele cuida de você, sempre. Lembre-se do que Jesus diz: Não tenham medo, pios vocês valem mais do que muitos pardais.

O último versículo do Salmo 27 resume tudo isso muito bem: “Confie no Senhor. Tenha fé e coragem. Confie em Deus, o Senhor”. Amém.
(De Gerhardy. Traduzido e adaptado, 2002)

Pastor Leandro Daniel Hübner
Dionísio Cerqueira, SC, Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
ldh@temais.com.br
www.ielb.org.br


(zurück zum Seitenanfang)