Göttinger Predigten im Internet
hg. von U. Nembach

TERCEIRO DOMINGO DE PENTECOSTES – 05 de Junho de 2005
Série Trienal A – Mateus 9. 9-13 – Milton Buss Leitzke

(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


Mt 9.9-13; TEMA: CRISTO CHAMA!

Introdução : Certo sitiante, numa manhã de domingo, quando sua congregação comemorava o dia da colheita, falava o seguinte: "Hoje o sino da igreja poderá bater o dia inteiro e não me levará ao culto. O que vou fazer lá? Vou ouvir o pastor falar sempre a mesma coisa, que devemos demonstrar mais gratidão. Não tenho nada de especial para agradecer a Deus. Ou devo agradecer a Deus pelo milho que apodreceu na roça? Pelos gafanhotos que comeram o trigo? Pela seca que destruiu minha plantação, e pelo preço da soja, que é uma vergonha?"

Sua filhinha, ouvindo isso, foi para junto do pai, sentou-se no colo dele e disse: "Mamãe disse que nós temos muito a agradecer a Deus. O senhor sempre teve saúde para trabalhar; o galpão está quase cheio de milho; sempre tivemos nosso pão e nossa manteiga na mesa; sempre pudemos passear com o nosso carro; e eu estou aqui de novo, depois que o médico disse que eu iria morrer. Vamos papai. Vamos ao culto para agradecer por tudo isto." E o pai se levantou, se arrumou, e junto com a família foram ao culto, e muito felizes cantaram: "Louva ao Senhor, que nos abençoa visivelmente. Chove amoroso dos céus seus dons torrencialmente..."

Temos aqui o exemplo de alguém que fez o oposto do que Mateus fez. Mateus ofereceu um grande banquete quando foi chamado por Cristo. Este sitiante teve que ser despertado pela filhinha para que conseguisse ver as bênçãos recebidas na sua vida.

CRISTO CHAMA. Queremos ver hoje A QUEM, COMO, e PARA QUE.

1 – A QUEM CRISTO CHAMA.

Bem no final do evangelho de hoje Cristo mesmo nos responde, ao dizer: "Eu vim para chamar os pecadores e não os bons:"

A pessoa chamada por Cristo, no nosso texto, é Mateus. Mateus era um cobrador de impostos. Os cobradores de impostos eram mal vistos pelos judeus no tempo de Cristo. Eram vistos como pecadores declarados, considerados como exploradores do seu próprio povo. Um destes é chamado por Jesus para fazer parte do seu Reino, da sua equipe. E, logo depois, Jesus e os discípulos vão até a casa de Mateus para jantar com ele. Nisto aparecem outros cobradores de impostos, e, outras pessoas de má fama, amigos de Mateus. Todos jantam na mesma casa.

Por que Jesus faz isto ? Por que Ele está preocupado com estas pessoas. Isto porque Ele é o Salvador de todos. A sua missão se estende sobre toda a humanidade, ninguém fica de fora. Jesus demonstra isto na prática.

Visto pelos fariseus , os líderes religiosos da época, o comportamento de Jesus era inadequado e escandaloso. Tanto é que eles perguntaram aos discípulos: "Por que é que o mestre de vocês come com os cobradores de impostos e com outras pessoas de má fama?" No entender dos fariseus, Jesus deveria estar comeles, que eram honestos e cumpridores dos seus deveres religiosos. Do ponto de vista humano, a preocupação dos fariseus é bem compreensível: como Jesus, que se considerava santo e justo, agora, de repente está se unindo com estes de má fama?

O grande erro dos fariseus, e de muitas pessoas ainda hoje em dia, é que eles achavam que para se entrar em contato com Jesus, primeiro deveriam cumprir-se todos os mandamentos, para então seguir a Jesus. Mas Cristo inverte a posição e diz: "Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes". Com isto Cristo quer dizer que: quem vive duma maneira santa, sem pecado, como os fariseus julgavam que estavam vivendo, não precisa de Cristo. Mas quem precisa de Cristo é aquele que vive no pecado.

Já que os fariseus se consideravam justos e não pecadores, ou seja, sadios espiritualmente, não precisavam de Jesus, visto ele ter vindo para salvar a humanidade dos seus pecados. Então, por que Jesus haveria de perder tempo com pessoas sem pecado? Mas, era evidente que eles precisavam do Salvador; pois, eles também eram pecadores. Acontece que esta verdade eles não admitiam.

Então, quando perguntamos: A QUEM CRISTO CHAMA? Devemos responder que Cristo chama a todos os homens, pois todos são pecadores. Ele não faz distinção entre as pessoas, ele quer a salvação de todos. Mas, aqueles que já se consideram salvos sem ele, ele não tem a possibilidade de ajudá-los.

Cristo chama pecadores ao arrependimento. Pecadores como o publicano penitente, que fala: "- Senhor! Sê propício a mim pecador". Pecadores, como o malfeitor, que no alto da cruz diz: "Senhor! Lembra-te de mim, quando entrares no teu reino." Pecadores como o rei Davi, que arrependido reconhece: "Pequei contra ti, contra ti somente, Senhor; salva-me pelo teu nome!" Pecadores como Pedro, que choram amargamente.

E você se reconhece um pecador ?

Irmãos! Felizes somos nós quando reconhecemos sermos pecadores, pois aí Deus está pronto a perdoar os nossos pecados. Sim, Cristo aceita o pecador, e ele diz claramente: "Todo aquele que vem a mim, jamais o lançarei fora." E o mesmo Salvador convida a todos, dizendo: "Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, que eu vos aliviarei".

Porém, Cristo não aceita o fariseu, o hipócrita, aquele que quer viver somente das aparências e que se considera justo e por isso se orgulha e vive apontando os erros dos outros e não reconhece os seus próprios.

Numa paróquia os membros iam muito à casa do pastor. Só que eles tinham o mau costume de colocar o pastor a par dos erros dos outros, ou seja, iam lá só para falarem mal dos outros. O pastor, preocupado, não sabia como acabar com esta situação. Certo dia, ele colocou em cima de sua escrivaninha uma pedra com a seguinte frase: "- Aquele que não tiver nenhum pecado que atire esta pedra no seu irmão!" Quem lia esta frase começava a falar de si, e as coisas começaram a mudar, pois cada um passou a enxergar que não é melhor do que o outro.

2 – COMO CRISTO CHAMA?

A Mateus Cristo simplesmente disse: "VENHA COMIGO!". E Mateus largou tudo, levantou-se e seguiu a Cristo no mesmo instante.

Também a ti e a mim Cristo já chamou, caso contrário não estaríamos aqui reunidos para este culto de louvor e adoração ao nosso Deus. E com certeza Cristo nos chamou através dos meios da graça. Foi a sua palavra que tocou o nosso coração e nos levou a nos interessar por ele e por sua igreja.

Por curiosidade eu já perguntei a várias pessoas que foram recebidas na nossa igreja já adultas, através do testemunho de quem é que elas começaram a se interessar por nossa igreja. Curiosamente pouquíssimas foram as pessoas que me responderam que foi por causa do testemunho do pastor. Praticamente todas as pessoas adultas que vieram para a nossa igreja vieram através do testemunho de algum outro membro da igreja. Geralmente quando o pastor convida alguém para vir à igreja, seja membro, ou não, geralmente as pessoas ligam isso à tarefa do pastor e acham que ele faz isto por obrigação do seu ofício.

Isto nos leva a refletir sobre as palavras de Jesus ditas no dia da sua ascensão: "Sereis minhas testemunhas!" A tarefa que Deus espera de nós cristãos não é só ofertar para a missão, mas também é fazer missão. E missão se começa a fazer em casa, convidando os demais a virem junto para o culto, para o Estudo Bíblico, para a escolinha. Missão se faz com bons exemplos, que despertam em outros a vontade de serem iguais a nós.

Uma das senhoras, que hoje está na instrução dos adultos na nossa paróquia, questionei a respeito do seu interesse por nossa igreja, ao que ela me respondeu: "Eu sempre admirei uma das famílias que participa da Igreja Luterana". Missão se faz no bom relacionamento com os familiares, vizinhos, parentes e amigos. Missão se faz despertando no outro a vontade e o interesse em seguir o mesmo Senhor e Salvador que nós estamos seguindo.

Missão se faz em casa, na rua, no trabalho, na escola, na praça, no ônibus, no comércio, na loja, no banco, no banheiro, na festa, nos esportes, no casamento, no futebol, no acampamento, no enterro, etc...

Missão quer dizer curar, e jamais ser contaminado. Há muitas pessoas que dizem: "Ah! Mas Cristo também fez amizades com pessoas mundanas, porque eu não o posso fazer?" Cuidado! O diabo também faz citações bíblicas. Cristo fez amizades, sim. Mas nunca entrou na deles, como pássaros que voam juntos. Aqueles pecadores muito bem sabiam o porque é que Jesus estava com eles, qual era o seu objetivo, ou seja, que ele, Cristo, queria era salvá-los.

Uma coisa é ir num ambiente para me divertir à beça. E outra, bem diferente, é ir num ambiente para transformá-lo. Uma coisa é tratar um doente para sará-lo, e outra é se deitar junto com ele para tentar pegar a mesma doença, o que às vezes se faz com as crianças para pegarem logo de pequeno as doenças infantis, pois é mais fácil para elas. Nossa atitude deve sempre ser a de salvar, de curar, e nunca de nos contaminar.

Outra coisa que me chama muito a atenção é a maneira como Cristo chama. Cristo simplesmente diz: "Venha comigo!" Se Mateus tivesse dito. "Sim, mas espera eu terminar primeiro estas cobranças que tenho aqui comigo!" Será que Cristo teria esperado? Será que Cristo não teria feito como aquele servo que vai convidar as pessoas para a festa do casamento que arrumam desculpas para não irem logo, e ele simplesmente manda chamar outros?

E você? Estás disposto a seguir o chamado a Cristo imediatamente, ou espera que alguém venha paparicá-lo um pouco? Lembre-se: Cristo não costuma paparicar ninguém. Ou você aceita o chamado de Cristo, ou ele irá chamar outros.

3 – PARA QUE CRISTO CHAMA?

Também a esta pergunta Cristo mesmo responde dentro do nosso próprio texto ao dizer: "Eu não quero que me ofereçam sacrifícios de animais, mas quero que sejam bondosos." Temos que entender esta colocação de Cristo dentro da Bíblia como um todo. E, por isso, com certeza este texto não significa que as pessoas não devam oferecer sacrifícios, mas simplesmente que existe algo mais importante do que sacrifícios, que é o ser bondoso.

Os fariseus , exteriormente, eram grandes cumpridores da lei. Por exemplo: respeitavam o sábado, não trabalhando, mas orando e estudando a Palavra de Deus; eles realizavam todos os sacrifícios de animais exigidos por Deus; eles faziam o jejum e outras tantas leis ordenadas por Deus ao povo do Antigo Testamento.

Exteriormente , na aparência, eram "perfeitos"; mas interiormente, como disse Jesus, "eram podres". Não eram capazes de entender que a salvação prometida por Deus era para todos e que eles próprios deveriam dar testemunho do amor de Deus, amando o seu próximo. No formalismo, nos rituais, nas cerimônias eles eram exemplares.

Mas na prática da vontade de Deus, que é o mais importante, eles eram horríveis. Por isso, em outra oportunidade, Jesus lhes disse: " Ai de vocês professores da lei e fariseus, hipócritas! Pois dão a Deus a décima parte até mesmo da hortelã, da erva-doce e do cominho, mas deixam de obedecer aos ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a bondade e a obediência a Deus. Vocês deviam fazer estas coisas, sem desprezar aquelas... vocês são como túmulos caiados de branco, que por fora parecem bonitos, mas por dentro estão cheios de mortos e de podridão. Por fora vocês parecem boas pessoas, mas por dentro estão cheios de mentiras e pecados." ( Mt 23.23, 27-28 ).

"Estes fariseus!" diríamos nós. Mas, se olharmos no espelho, o que veremos? Muitos não querem reconhecer a sua verdadeira situação de pecador. E outros, considerando-se melhor do que os outros, vivem apenas apontando os pecados dos outros. Mesmo fazendo as mesmas coisas erradas, dizem que jamais fariam tal coisa.

Não adianta cumprir as leis de Deus dentro da Igreja e lá fora se misturar e viver como todas as demais pessoas. Deus não quer aparências. Deus quer pessoas bondosas.

CONCLUSÃO

Como somos nós? Como aquele sitiante que precisou ser lembrado por sua filhinha que tem muitas coisas para agradecer a Deus, ou como Mateus, que sem alguém lhe pedir oferece um banquete na sua casa em demonstração de alegria por Cristo tê-lo chamado?

Como somos nós? Como as pessoas desse mundo que se unem com outros para "curtir" à beça? Ou como Jesus que vai no meio dos pecadores e os chama ao arrependimento?

Como somos nós? Como os convidados para a festa de casamento que sempre têm uma outra coisa mais importante ainda para ser feita antes, ou como Mateus que deixou tudo diante de um simples "venha comigo" de Jesus?

Pensemos sobre isto e demos a resposta ao nosso Deus. Amém.

Milton Buss Leitzke
Alta Floresta – MT – Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
mbl@vsp.com.br
www.ielb.org.br

 

 


(zurück zum Seitenanfang)