Göttinger Predigten im Internet
hg. von U. Nembach

7º Domingo de Páscoa – 08 de Maio de 2005
Série Trienal A – Actos 1.8-14 - Jonas Roberto Flor

(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos. E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles, e lhes perguntaram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu, assim virá do modo como o vistes subir” (Atos 1.8-11).

Introdução

Quando o fogo aprisiona pessoas numa casa que está se incendiando, ou quando alguém está se afogando, ou está sendo sufocado, a apatia pode ser fatal. Nesta hora, é preciso que alguém grite: “Não fiquem aí parados; façam alguma coisa!”

De uma certa maneira, é isto o que aqueles dois anjos disseram para os discípulos que estavam lá parados com os olhares fixos para o céu – olhar de espanto e lamentação: “Varões galileus, por que estais olhando para as alturas?”

É como se dissessem: “Não fiquem aí pensando, sonhando com as nuvens, mas pensem sobre o que vocês precisam fazer. A subida de Cristo ao céu deixa uma tarefa para vocês!”

A Ascensão de Jesus deixa também para nós uma tarefa, pois também somos seus discípulos. Os dois anjos estão dizendo para nós:

Não fiquem aí parados: façam alguma coisa!

I - Olhem para Jesus que vem dos céus

Esta é a primeira coisa que precisamos fazer: Olhar em fé para Jesus como o Senhor que virá novamente visivelmente dos céus. É preciso crer na volta de Jesus e nos prepararmos para recebê-lo.

Nem todos pensam e agem assim. Algumas pessoas em Tessalônica, ao ouvirem dizer que Jesus logo voltaria, ficaram apavoradas. Outros nem queriam mais trabalhar. Há também aqueles que preferem não esperar pela volta de Jesus. Esperam e prometem já o paraíso na terra. É a teologia da prosperidade. Para outros, ainda, Jesus demora muito em voltar. Talvez nem volte mais. Então, acabam se apegando às coisas materiais, tornam-se indiferentes à palavra de Deus, e vivem em frouxidão moral.

Olhar para a vinda de Jesus é confiar nas suas maravilhosas promessas e crer que ele subiu aos céus para preparar-nos um lugar e que ele é poderoso para voltar. Aliás, a volta de Jesus não será a volta de um ausente, mas será a total revelação de quem nunca deixou de estar presente, de alguém que sempre cumpriu a promessa de estar conosco todos os dias até a consumação dos séculos (Mateus 28.20).

Olhar para a vinda de Jesus é reconhecer as imperfeições e limitações; é agarrar-se ao perdão oferecido aos cansados e sobrecarregados; é lutar para que o amor de Cristo possa minimizar os dramas e as diferenças sociais; é viver uma vida responsável, compromissada com o evangelho, sabendo que Jesus voltará para o grande dia da prestação de contas.

Olhar para a vinda de Jesus é não estar preocupado quando isto vai acontecer, mas alegrar-se e consolar-se com a expectativa da vida eterna. É viver confiantes na promessa: “Na casa de meu Pai há muitas moradas... Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for, e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que onde eu estou estejais vós também” (João 14.2,3).

Esta é a primeira maneira de fazermos alguma coisa, atendendo ao apelo dos anjos: Olharmos para Jesus que vem dos céus e nos preparamos para esta vinda.

II - Testemunhem de Jesus em qualquer lugar do mundo

Nós também estamos fazendo alguma coisa quando testemunhamos de Jesus com as nossas mãos, nossos pés e nossos lábios. Antes daquelas palavras dos anjos, Jesus já tinha deixado um plano: “Sereis minhas testemunhas”. Aqui Jesus não diz oradores ou pregadores, mas testemunhas. O termo original é mártir. Mártir é a pessoa que prestava depoimento dos fatos que havia presenciado. Estava pessoalmente envolvida com os fatos. Mártir é aquele que viu, ouviu e testemunha.

Nós estamos pessoalmente envolvidos com fatos. Tivemos um encontro pessoal com Jesus no dia do nosso batismo ou pelo ouvir do evangelho. Fomos inteiramente transformados. Passamos das trevas para a luz de Cristo, que morreu pelos nossos pecados e ressuscitou para a nossa salvação.

Quando estou convicto de que Jesus é meu Salvador, também quero que ele seja o Salvador da minha esposa (ou marido), namorada/namorado, filho/filha, colega de trabalho, etc. A mensagem do Cristo vivo distingue-se das religiões humanas, cujas personalidades morreram e vivem apenas na memória dos seus seguidores.

Esta tarefa não é fácil. Sabemos que as dificuldades são muitas, a começar em nós. Aqui talvez o anjo tenha que dizer: “Não fiquem aí parados. Não fiquem aí esperando todos os seus problemas serem resolvidos para, mais tarde, poderem fazer alguma coisa. Não esperem ter tempo para fazerem alguma coisa. Não esperem o término dos estudos. Não esperem primeiro criar os filhos. Não esperem primeiro a aposentadoria, para depois terem tempo para fazer alguma coisa.” Não esperemos o anjo ter que nos dizer estas coisas.

Uma mudança espetacular aconteceu com os discípulos de Jesus no espaço de dez dias. Eles foram batizados com o Espírito Santo. Ficaram iluminados e encorajados para proclamar o evangelho. Passaram de uma atitude apática para um fervor contagiante.

O Espírito Santo vem a nós pela palavra e pelos sacramentos, do Batismo e da Santa Ceia, e nós recebemos poder para sermos testemunhas de Jesus. A promessa do Consolador é para todos nós: “Esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito” (João 14.26).

Conclusão

Jesus não nos deixou aqui parados olhando para cima. Ele voltará. Ele está conosco agora através do seu Espírito Santo para fortalecer a nossa fé e encorajar o nosso testemunho. Façamos de nossas vidas não uma vida de apatia, mas de fé e testemunho. Amém.

Jonas Roberto Flor
Igreja Evangélica Luterana Portuguesa
Porto, Portugal
jonas.flor@clix.pt


(zurück zum Seitenanfang)