Göttinger Predigten im Internet
hg. von U. Nembach

Domingo de Páscoa – 27 de março de 2005
Série Trienal A – João 20.1-8 – Bertram Gustavo Kaufmann
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu que a pedra estava revolvida. Então correu e foi ter com Simão Pedro e com o outro discípulo, a quem Jesus amava, e disse-lhes: Tiraram do sepulcro o Senhor, e não sabemos onde o puseram. Saiu, pois, Pedro e o outro discípulo e foram ao sepulcro. Ambos corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa do que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro; e abaixando-se, viu os lençóis de linho; todavia não entrou. Então, Simão Pedro, seguindo-o, chegou e entrou no sepulcro. Ele também viu os lençóis, e o lenço que estivera sobre a cabeça de Jesus, e que não estava com os lençóis, mas debaixo, num lugar a parte. Então, entrou também o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, e viu, e creu.

Vitória! Quem não gosta de vitórias?

Sei que vocês gostam de ganhar. Quando entram por exemplo em algum jogo, mesmo que seja somente entre amigos para passar o tempo, todos jogam para ganhar e ficam satisfeitos quando conseguem a vitória. É agradável ganhar troféus e medalhas, ganhar parabéns por ter sido o vencedor. O ser humano gosta tanto da vitória que chega a comemora-la até mesmo quando outros ganham, assim acontece quando o nosso time vai a um jogo qualquer, nós torcemos para que ele seja o vencedor.

Embora gostemos, nem sempre se ganha. Muitas vezes se perde e aí vem o sentimento oposto ao descrito antes, junto da derrota geralmente vem uma certa tristeza. Por mais que se saiba perder, a derrota sempre trás sentimentos negativos.

Olhando para o texto de hoje nós vemos que Maria Madalena estava triste por causa daquela aparente derrota. Ela, Maria a mãe de Tiago e Salomé (Mt 16.1) haviam comprado aromas para cuidar do corpo de Jesus. Estavam enlutadas porque o seu mestre havia perdido... estava morto!

Elas foram testemunhas da morte de Jesus, viram toda a humilhação pela qual ele teve de passar, viram o sofrimento, os deboches, viram o povo e os líderes se revoltando contra o seu mestre. Após tanto tempo junto dele, após tantas promessas, as mulheres, bem como os discípulos, se sentiam derrotadas.

Jesus morreu! Foi derrotado pelo maior inimigo de todo o ser humano: a morte. Talvez os seguidores de Cristo achassem que junto com Jesus, morriam todas as promessas.

Tomadas desse sentimento de derrota, as mulheres vão até o sepulcro... ao chegarem lá vem a surpresa: “Tiraram do sepulcro o Senhor, e não sabemos onde o puseram.” Parece que elas não lembravam mais da promessa de ressurreição; já era o terceiro dia após sua morte, Jesus havia lhes dito que no terceiro dia “reconstruiria o templo”. Mesmo após verem o túmulo aberto e vazio, não se lembraram desta maravilhosa promessa.

Rapidamente foram avisar a Pedro e João, estes, ao receberem a notícia, dispararam em uma corrida. João chegou na frente e ficou à entrada, olhando para os lençóis de linho. Pedro chegou um pouco depois e foi logo entrando e também viu somente os lençóis. Aí o texto nos mostra algo novo:

João também entra “e viu, e creu”!

O que João viu? Somente lençóis!

Um túmulo sem o corpo, mas isso foi o suficiente para que ele lembrasse da promessa e acreditasse que Jesus não estava mais morto, mas havia ressuscitado.

Vocês não lembram de algum outro episódio bíblico aos ouvirem as palavras “viu e creu”?

Essas palavras lembram de algo que aconteceu pouco depois do narrado pelo texto de hoje, quando Tomé afirma que precisava ver Jesus vivo para crer que ele havia ressuscitado (Jo 20.25). Ao contrário de Tomé, João viu o túmulo vazio e nem pensou na possibilidade de terem roubado o corpo de Cristo, João acreditou que Jesus estava vivo mesmo sem vê-lo.

O que é ter fé, crer? É exatamente isso que João nos mostrou. Ele não viu Jesus ressurreto, mas acreditou. Nós também não podemos enxergar Jesus ressurreto, mas acreditamos por causa do testemunho, isso é a fé: acreditar mesmo sem ver.

Diante do novo fato, dos discípulos e das mulheres saberem que Jesus está vivo, toda aquela tristeza causada pela derrota foi embora, afinal, Jesus não perdeu. A morte realmente atinge a todos os seres humanos, nenhum de nós conseguirá escapar dela, mas Jesus não é somente ser humano, Jesus é o Deus Filho.

Deus tem poder para vencer a morte... e venceu!

Vocês não viram Jesus ressurreto, mas crêem que ele venceu a morte e vive. Vocês ouviram, através da Bíblia, o testemunho dos apóstolos, isso é o suficiente para saber com toda a certeza que Jesus vive.

Jesus teve de morrer, o seu sofrimento foi necessário para que cada um de vocês pudesse ser salvo, agora, é necessário que confiem na ressurreição de Cristo para que também sejam ressuscitados no fim dos tempos e sejam levados com Ele para a nossa morada eterna.

Não é necessário ver para crer, mas é extremamente fundamental crer.

A ressurreição de Cristo é a garantia da nossa ressurreição, é a prova que Deus deu de que Jesus venceu a morte e agora deseja alcançar esta vitória a todos.

Todos gostamos de vitórias, e olhando para o campo espiritual:

  • não precisamos nos entristecer como os não cristãos quando uma pessoa querida morre confiando em Cristo;
  • não precisamos temer nossa própria morte;
  • não precisamos ficar somente com a lembrança da sexta-feira santa, da morte de Jesus Cristo;
  • não precisamos sofrer nem temer qualquer derrota.

Por mais que a morte e o sofrimento de Cristo apontem para a nossa culpa, nós devemos olhar para o domingo de páscoa. Pois Deus fez tudo isso movido pelo seu amor por nós, e a vitória de Cristo é a nossa vitória.

Se vocês gostam de vencer, então confiem em Cristo, nele, a vitória que realmente importa não depende de uma conquista. Ela já foi conquistada e agora é uma certeza!

Que Deus continue a nos abençoar e nos fortalecer na fé cristã, para que possamos receber de Jesus, o nosso salvador, a vitória final sobre a morte eterna.

Amém.

Bertram Gustavo Kaufmann
Coronel Vivida, PR – Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
bertram_alessa@hotmail.com


(zurück zum Seitenanfang)