Göttinger Predigten im Internet
hg. von U. Nembach

Quinto Domingo na Quaresma (Judica) - 13 de março de 2005
Trienal A – Salmo 43.1 - Osmar Schneider
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


TEMA:O nosso Advogado é perfeito e infalível!

Paz, paz, paz! Este é o maior clamor hoje em dia dentro das famílias, dentro de todas as nações do mundo e, com certeza, dentro do meu e do seu coração. Inclusive para o cristão, o que mais é preciso hoje em dia é a paz para poder livremente viver a sua vida cristã no dia a dia e para poder freqüentar e servir na missão de Deus através da igreja, em sua congregação.

Para quem já precisou de advogado, só o fato de conseguir contratar um bem competente e de confiança já inspira grande alívio. Mais ainda se, no final, este ganhou a causa em nosso favor e, infinitamente mais, se este nosso Advogado for o próprio Jesus Cristo.

Tanto o Sl 42 como o 43 deixam claramente transparecer que o autor estava enfrentando sérios empecilhos por parte de inimigos para poder, livremente e em paz, chegar ao templo e dedicar a Deus seus cultos, adorações, louvores e serviços. Isto se aplica diretamente hoje a nós cristãos que, dentro de um mundo tão perturbado, corrido, materialista e idólatra, tanto precisamos de liberdade e paz para, em nossas congregações, podermos mais freqüentar, adorar e servir ao Senhor.

E isto tudo nos conduz para, como cristãos, retornarmos à história da nossa própria vida que, por iniciativa do próprio Deus e sua graça, deu a ela um novo e eterno rumo tirando-a da perdição eterna para a paz e segurança da salvação eterna.

Irmãos, eu e vocês, antes de sermos cristãos, éramos condenados ao inferno por nossos pecados. Isto não só desde a nossa formação e nascimento conforme o Sl 51.5: "Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe.", mas desde o primeiro pecado junto com Adão e Eva como diz Rm 5.12: "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens porque todos pecaram".

Deus, porém, em sua graça, estando nós ainda "...mortos em nossos delitos,..." Ef 2.1,5, prometeu enviar a solução total e definitiva para nós na pessoa do seu unigênito Filho Jesus Cristo. Uma amostra desta graciosa promessa nós temos em Is 7.14: "Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um Filho, e lhe chamará Emanuel." E o que este prometido faria por nós, vemos claramente predito em Is 53.5: "Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades...".

E o mais maravilhoso é que, mesmo a maioria não tomando conhecimento e nem crendo, esta paz e este alívio para todas as nações e para nós já se cumpriu totalmente conforme prometido pelo Pai: Jesus já nasceu em Belém! Jesus já cumpriu todos os ensinamentos e desejos do Pai conforme todas as Escrituras! Jesus já foi preso, julgado, pregado e morto na cruz! E Jesus já ressuscitou glorioso e vitorioso!

Com isso, tudo o que era preciso ter sido feito diante de Deus para que a sua ira se acalmasse contra o nosso pecado e o de todas as nações já foi feito por Jesus. E foi feito perfeito e completo. Valendo de uma vez para sempre. Nunca mais ninguém precisará morrer nem ressuscitar para que haja salvação completa para todo o pecador de todos os tempos. Jesus já fez isso. Basta apenas o pecador, eu e você crermos em Jesus e no que Ele fez por nós diante do Pai.

E aí entra mais uma grandiosidade da graça de Deus: nem eu, nem você e nenhum ser humano da face da terra e de todos os tempos não fizemos nada, nem para a nossa salvação e nem pela salvação de ninguém. Jesus fez tudo sozinho! Então, depois de tudo pronto, o nosso Deus amoroso, por sua obra, fez com que essa salvação se tornasse nossa. Por meio do poder do seu Evangelho, no batismo ou na conversão, ele nos transformou em cristãos e, assim, dali em diante, nós somos seus e somos salvos.

Voltando agora ao nosso texto, Sl 43.1a, e voltando ao início de nossa mensagem, nós temos até aqui claramente defendida a nossa causa pelo nosso grande Advogado e Salvador Jesus diante do Pai. Nós éramos perdidos e Jesus fez tudo por nós. Nós éramos cegos mortos e inimigos de Deus espiritualmente e Jesus preparou e deu a nova e eterna vida para nós. Se desde o nosso batismo ou conversão dados por Deus a nós ele já nos levasse para o céu, tudo estaria definitivamente resolvido e nem do Advogado Jesus nós precisaríamos mais.

Porém, ainda enfrentamos empecilhos e problemas perigosíssimos de perdição enquanto estivermos aqui no mundo. Como diz Lutero, mesmo nós já sendo cristãos, mas ainda continuando no corpo com a velha natureza, o pecado nos tentará para a perdição até o fim. Somos cada qual "simul justus et pecator" diz ele, isto é, justos e pecadores ao mesmo tempo.

E aí é importantíssimo e necessário sempre de novo no nosso dia a dia a interferência e ajuda de Jesus como nosso Advogado diante de Deus. Precisamos sempre crer e dizer: Jesus, eu creio em ti! Defende a minha causa diante do Pai! E aí 1Jo 2.1,2 diz para nós: "Filhinhos meus, estas cousas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo; ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro."

É nisto que está a grande maravilha para as nossas vidas. Para o nosso dia a dia e principalmente para o nosso grande momento diante da morte e no dia do Juízo Final. A nossa natureza humana nos induz a pecar, e é isso mesmo que acontece conosco dia a dia: pecamos sempre de novo e atraímos sobre nós a ira e a condenação de Deus! Também as correrias, as agitações e as tentações do mundo louco em que vivemos sempre nos colocam em perigo de pecado e perdição. Por nós mesmos ainda estaríamos perdidos. Mas Jesus é a nossa vitória! Jesus é o nosso Advogado Perfeito! Jesus tem todo o crédito para nós diante do Pai!

E nós cremos em Jesus e dizemos: meu Jesus, eu sou batizado no teu batismo! Eu fui e sou convertido pelo teu Evangelho! Eu sou teu! Eu creio em ti! Perdoa-me mais uma vez e defende-me diante do Pai!

E, se a Palavra de Deus é Verdade como ela diz e como nós cremos, então Jesus se volta sempre de novo para nós e diz em 1Jo 1.9: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça."

É nisto, irmãos, que está o nosso alívio e a nossa paz. Neste último dia 6 de março foi o Dia Mundial da Oração. Muitos, certamente também nós, nos unimos a outros cristãos do mundo e oramos a Deus especialmente pela Paz Mundial. Como pastor, eu conduzi o rebanho de Cristo que pastoreio a orarmos muito a Deus para que, pelo poder e ação do Evangelho de Cristo, esta paz do perdão e da salvação de Cristo reine cada vez mais dentro dos corações dos povos e, o resto, com certeza, será boa conseqüência.

É em Jesus, no perdão de Jesus e na defesa dele diante do Pai por mim e por você que estão o nosso alívio e a nossa paz, tanto para o nosso dia a dia, como para a nossa eternidade.

E é daí também que vem para mim e para você toda a sabedoria, toda a força e todo ânimo e condições para podermos continuar servindo a Cristo na sua missão, mesmo dentro de um mundo tão frio e tão materialista.

O autor do nosso Salmo pediu e teve em Deus a sua defesa para a sua vida cristã diante do mundo e certamente também para a eternidade. Eu e você temos, em Jesus, o nosso perfeito e vitorioso Salvador e Advogado no qual nos ampararmos todos os dias e, quando chegar o grande dia da nossa morte ou do juízo final, termos a garantia de estarmos para sempre com ele nos céus.

Continuemos sempre confiando e pedindo: Defende a nossa causa, Jesus! Amém!

Pastor Osmar Schneider
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Pires - Limeira – SP - Brasil
osmar.schneider@uol.com.br

 


(zurück zum Seitenanfang)