Göttinger Predigten im Internet
hg. von U. Nembach

Terceiro Domingo na Quaresma – 27 de Fevereiro de 2005
Série Trienal A – João 9:1-41 – Leonardo Neitzel
Tema: Jesus, a Luz do Mundo
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


I. INTRODUÇÃO

A graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus Pai e a comunhão do Espírito Santo esteja com você agora e sempre. Amém.

O capítulo 9 do Evangelho de João relata a cura milagrosa que Jesus efetuou a um cego de nascença; igualmete relata a indignação dos inimigos de Jesus com respeito a esse milagre. Os fariseus, que se consideravam superiores a outros, exclusivistas no reino de Deus, rejeitam Jesus como o Messias todo-poderoso, como o Filho de Deus e Salvador; rejeitam igualmente o milagre da cura efetuada ao cego bem como o próprio cego.

Jesus havia afirmado anteriormente: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário terá a luz da vida.” (João 8:12). No capítulo 9 ele prova sua verdadeira divindade e seu divino poder com esse milagre extraordinário.

II. A VERDADEIRA CEGUEIRA

Os inimigos de Jesus apresentam traços da verdadeira cegueira, que realmente afeta o ser humano e o destrói - a cegueira espiritual. Não reconhecem a enfermidade que os corrói; não vêem necessidade de cura de seu mal e rejeitam o Único que lhes pode curar, Jesus Cristo. É como diz o provérbio, “o pior paciente é o que não reconhece que está doente ou que necessita de tratamento.” Com sua atitude de rejeição demonstram que estão mortos espiritualmente.

Ainda hoje, muitos, quantos até mesmo entre os que se denominam cristãos, se identificam intimamente com os fariseus do tempo de Jesus. Muitos não reconhecem seu estado de pecadores perdidos e condenados, não sentem a necessidade de um Salvador em suas vidas; continuam em trevas espirituais e rumando para a perdição eterna. Jesus diz aos fariseus que pelo fato de não reconhecerem que são cegos, a culpa deles permanence: “Se fôsseis cegos, não teríeis pecado algum; mas, porque agora dizeis: Nós vemos, subsiste o vosso pecado” (João 9:41).

O Juízo de Jesus sobre os que O rejeitam e insistem em permanecer nas trevas espirituais é claro: “Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem se tornem cegos” (João 9:39). Terrível enfermidade a nossa quando achamos que enxergamos, que somos capazes de nos salvar a nós mesmos, que estamos na luz e não temos necessidade d’Aquele que é a Luz do mundo. Terrível enfermidade a pretensa ou alegada auto-suficiência em coisas espirituais, quando achamos que temos a solução para os nossos próprios problemas. Ao longo de todo o capítulo 8 de João Jesus expõe claramente as causas e consequências da cegueira espiritual do ser humano.

O mesmo Apóstolo João, na sua Primeira Epístola afirma:
“Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma. Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós” (1 João 1:5-10).

III. JESUS CURA NOSSA CEGUEIRA

Assim como Jesus se compadeceu do cego de nascença e o curou; assim como Jesus se revelou a ele e o recebeu em seu amor e compaixão; da mesma forma ele se compadece dos que estão nas trevas do pecado, dos que são cegos espiritualmente e estão separados de Deus. Jesus Cristo é a luz da vida; aqueles que o seguem, que crêem n’Ele como Salvador não andarão mais nas trevas, mas terão a luz da vida. O seu sacrifício por nós na cruz foi completo e perfeito. Ele nos arrancou das garras de satanás, nos tirou das trevas para a sua maravilhosa luz. Nesse período da Quaresma, mais intensamente meditamos no grande sacrifício de Jesus por nós. Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores; o castigo que estava sobre nós por causa do nosso pecado foi lançado sobre ele. Ele deu sua vida por nós na cruz e por suas pisaduras fomos sarados. Todo o seu sacrifício, o derramamento do seu precioso sangue tem um único objetivo: tirar-nos das garras de satanás e dos terrores das trevas e trazer-nos para a comunhão com o Salvador Jesus, para uma vida de perdão, salvação, paz e vida eterna; para uma vida de alegria e garantia de glória eterna pela graça de Deus. O Apóstolo Paulo diz: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam”
(1 Corintios 2:9).

Contemplando a cruz de Cristo vemos que ninguém tem maior amor do que o Filho de Deus, em dar ele a sua própria vida por nós! Que grande amor! Por causa do amor de Jesus nós somos chamados filhos de Deus. Ele mesmo afirma: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10:10). O Apóstolo Paulo nos diz que “estando nós mortos em nossos pecados e delitos, Ele [Jesus] nos deu vida.” Por causa do completo e perfeito sacrifício de Jesus por nós Deus nos recebe e acolhe novamente em seu amor. Seu sangue derramado por nós na cruz do Calvário nos cura da cegueira espiritual, nos purifica de todo o pecado.

IV. A CURA, NOSSA RESPOSTA

Quando nós éramos cegos, mortos em nossos pecados e ofensas, Deus nos deu nova vida; fomos salvos pela graça de Deus. Uma vez salvos e libertos das trevas, queremos viver uma vida de gratidão e louvor a Deus que tudo fez por nós. O cego do Evangelho de João crê, adora o Salvador Jesus, testemunha do seu grande amor. O amor de Jesus fez nascer no coração do ex-cego uma resposta: gratidão, adoração e testemunho. O Apóstolo Paulo afirma que nós também, curados da cegueira espiritual, somos testemunhas, somos luz no Senhor: “Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora sois luz no Senhor, andai como filhos da luz” (Efésios 5:8).

Que Deus Espírito Santo continue nos enriquecendo com a sua graça de modo que possamos também responder ao Seu amor com a nossa vida de gratidão, serviço e testemunho. Que assim seja. Amem.

Leonardo Neitzel
Vancouver , B.C. – Canada
Lutheran Church-Canada
Bethluth@telus.net

 

 


(zurück zum Seitenanfang)