Göttinger Predigten im Internet
hg. von U. Nembach

Quarto Domingo de Epifania - 30 de janeiro de 2005
Série Trienal A– Mateus 5.1-12, Ely Prieto
(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


O Contexto Litúrgico

Epifania significa revelação! Esse é um período especial no calendário da Igreja Cristã onde aprendemos a conhecer quem é Jesus Cristo e o que Ele faz pela sua Igreja. As palavras do Pai ouvidas por ocasião do batismo de Jesus ainda estão a ecoar em nossos ouvidos: “este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.” ( Mateus 3.17). Em seu batismo, Jesus é oficialmente apresentado: a) Deus Pai não deixa dúvidas de que Ele é de fato o Seu Filho; b) Deus se alegra publicamente com o início do ministério de Jesus, pois Ele sabe que Seu Filho é o único que poderá cumprir totalmente a Sua Santa vontade.

Epifania é tempo de alegria e felicidade – a verdadeira felicidade. Esse é o tema proposto pelo Salmo 1 e as bem-aventuranças de Mateus 5. O justo é aquele que está plantado (ou melhor, foi chamado – vocacionado 1 Corintios 1.26) junto à corrente de águas, o qual produz fruto no devido tempo (Salmo 1.3). As palavras de Miquéias são um lembrete aos filhos de Israel, de que Deus continua cuidando e provendo para o Seu povo, de geração em geração. Deus não falha! Ele continua trazendo bênçãos e bênçãos sobre seus filhos. Paulo lembra que tudo é graça, tudo é bênção de Deus em Cristo Jesus. Nesse caso, toda a glória seja dada a Deus, pois “quem quiser se orgulhar, que se orgulhe daquilo que o Senhor faz.” ( 1 Coríntios 1.31).

Apontamentos para o Sermão

As leituras para este domingo nos lembram que a nossa alegria é uma dádiva de Deus. Deus em sua graça resolveu nos dar o Seu Reino (ver passagem bíblica). A leitura de Miquéias 6.1-8 claramente atesta que Deus continua provendo constantemente para seu povo, apesar de sua atitude e seus atos de rebeldia. O Salmo nos lembra do privilégio de sermos filhos de Deus; somos distintos dos ímpios, pois vivemos em bem-aventurada relação com Deus.

A Epístola nos comunica a simples verdade que os caminhos do mundo nem sempre são os caminhos de Deus. Ele escolhe as coisas fracas, caminhos aparentemente impotentes e tolos para realizar a sua missão, todavia, Ele a cumpre integralmente. É por Sua graça que somos salvos, é Sua dávida a nós, não há nada que tenhamos feito para merecê-la! (Efésios 2.8-9). Parabéns!

O Evangelho, que é o início do Sermão do Monte, é chamado de bem-aventuranças. São afirmações de bênçãos para os seguidores de Cristo e descrevem certas virtudes que os discipulos de Jesus possuem, devido à essa relação com Seu Salvador e Senhor. É interessante de se observar que Moisés entregou a Lei no Monte Sinai, aqui Jesus proclama o Evangelho, do alto de um outro monte, na costa nordeste do Mar da Galiléia (cf. João 1.17).

O termo makarioz , têm sido traduzido das mais variadas formas através dos tempos – bem-aventurado; feliz; afortunado; etc. Todas essas traduções têm o simples objetivo de enfatizar a ação de Deus! É Ele quem abençoa, que traz felicidade à vida do justo. A bem-aventurança nunca é entendida como algo que alguém mereça ou mesmo tenha conquistado por si mesmo. Não! Ela é sempre uma dávida, um presente.
Os quatro primeiro versículos (3-6) chamam a nossa atenção para a habilidade de Deus em nos completar, em preencher os vazio de nossas vidas. Eles descrevem que a vida aqui nesse mundo é frequentemente problemática. Esses versículos lembram que constantemente ficamos a desejar diante das expectativas de Deus; no entanto, bem-aventurado! Bem-aventurado sim. Porque Deus tem conhecimento da nossa natureza e necessidade e vem ao nosso encontro por meio de Seu Filho. Em Cristo Deus faz por nós o que nós não somos capazes de fazer por nós mesmos!

Os versículos seguintes (7-9) falam das virtudes do povo de Deus – elas se tornam marcas dos discipulos de Cristo. “Pelos seus frutos os conhecereis” ( Mateus 7.16). Qualidades positivas, fazem parte da vida ativa dos discípulos de Jesus. O desejo de servir ao invés de ser servido, o desejo de partilhar a misericórdia de Deus e o seu amor com o próximo. Como corpo de Cristo – a igreja tem o desejo de edificar e não destruir. Há a boa vontade de cobrir as faltas uns dos outros, ao invés de expor a mesmas. Como Lutero bem nos admoesta: “não mentir com falsidade, trair, caluniar ou difamar o próximo; mas devemos desculpá-lo, falar bem dele e interpretar tudo da melhor maneira.”

Finalmente, bem-aventurado quando você, como discípulo de Cristo, estiver sob “artilharia pesada” do mundo e for ridicularizado, perseguido e julgado por causa de sua fé. Lembre-se, você não está sozinho, na verdade você está em boa companhia, basta olhar para os cristãos no mundo (passado & presente). Fomos regenerados para uma viva esperança, mediante a obra redentora de Cristo. Temos uma herança incorruptível reservada nos céus. No mundo passamos por aflições, mas temos a promessa daquele que venceu o mundo. Somos guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação. Epifania também nos leva a olhar para o futuro – para revelação do Salvador Jesus no fim dos tempos (cf. 1 Pedro 1.3-9; João ...). Bem-aventurado sim, porque o céu é nosso! Podemos dizer com Paulo: “combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele diaa e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.” (cf. 2 Timóteo 4.7-8).

Nesse tempo de Epifania, somos lembrados que a luz resplandece nas trevas, iluminando a todo homem (cf. João 1.5,9). Seguindo essa luz do mundo – Jesus Cristo, somos eternamente bem-aventurados, pois a luz da vida nos é assegurada (cf. João 8.12). Para Jesus, ser bem-aventurado significa experienciar esperança e alegria, independentemente de cicunstâncias externas. A verdadeira felicidade só acontece para aqueles que seguem a Cristo, não importando a que custo. As bem-aventuranças não devem ser encaradas como um desafio, mas sim, como afirmações de bênçãos de Deus para seus seguidores. Além do mais, o Sermão do Monte deve ser visto da perspectiva de outro monte, o Monte Gólgota!

Ely Prieto
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Pastor - Concordia Lutheran Church
San Antonio, Texas, USA
elyp@concordia-satx.com

 

 

 


(zurück zum Seitenanfang)