Göttinger Predigten im Internet
hg. von U. Nembach

Dia da Reforma: Somos livres por causa de Jesus Cristo – 31 de Outubro de 2004
Leonardo Neitzel

(Sermões atuais: www.predigten.uni-goettingen.de)


Dia da Reforma: Somos livres por causa de Jesus Cristo

SÓ A GRAÇA – SÓ A FÉ – SÓ A ESCRITURA

INTRODUÇÃO

A cristandade relembra e celebra neste dia a festa da Reforma. A Reforma Protestante como é também chamada, surgiu na Idade Média, foi iniciada pelo Dr. Martinho Lutero e conduzida desde então por muitos líderes, tanto leigos quanto clérigos, da Igreja no mundo inteiro.

O objetivo principal da Reforma foi o de restaurar a verdade bíblico-cristã da salvação unicamente pela graça de Deus através de Jesus Cristo, mediante a fé. A Reforma Luterana trouxe de volta o comforto do Evangelho salvador de Jesus Cristo aos corações atribulados. A verdade da Escritura Sagrada havia sido obscurecida por tradições de homens, superstições e falsos ensinamentos infiltrados na Igreja de então. A Reforma trouxe de volta e enfatizou a verdade sobre o Deus gracioso e misericordioso, sobre o sacrifício todo-suficiente de Jesus Cristo como resgate completo do ser humano perdido e condenado por causa dos pecados. A reforma enfatizou a necessidade da fé somente em Jesus Cristo para salvação.

A Reforma enfatizou ainda outras doutrinas fundamentais da fé cristã ligadas à justificação pela fé e inalienáveis, tais como a Escritura como única norma de fé e vida, a presença real de Cristo no sacramento da Ceia, o sacerdócio universal dos cristãos etc.

Num período de incertezas sobre a salvação do pecador, de trevas espirituais, de idolatria, de exigência de auto-flagelação ou de sacrifícios físicos pessoais como meio de se obter a salvação eterna, de compra da salvação por meio das indulgências ou por meio da fé em pretensas obras super-erogatórias de santos, confiança em boas obras como méritos de salvação, Lutero trouxe de volta a verdade eterna de que nós somos salvos unicamente pela graça de Deus, através dos méritos conquistados por Jesus em nosso lugar na cruz, mediante a fé n’Ele somente e não por obras praticadas por nós.

A Igreja Cristã Primitiva estava fundamentada sobre esta verdade, os Evangelistas e Apóstolos confessaram esta mesma verdade. O apóstolo Paulo resume assim a verdade sobre a qual a Reforma está estabelecida: “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé” (Romanos 1:17). Paulo então afirma: “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei” (Romanos 3:28).

Nesse Domingo da Reforma a Igreja Cristã medita sobre três textos bíblicos que realçam a verdade fundamental da Reforma. Sugerimos a leitura e meditação desses textos: Jeremias 31:31-34; Romanos 3:9-28; João 8:31-36. Qual a verdade focalizada nesses textos e confessada pelas igrejas da Reforma?

OS PILARES DA REFORMA

Somente a Escritura (sola scriptura)

A Escritura revela a verdade da salvação eterna através de Jesus Cristo. Por ser uma carta aberta de Deus a nós pecadores, nenhum outro livro ou mensagem pode tornar-nos capazes para a salvação. Lutero traduziu esta verdade para a lingua do povo e fez a palavra de Deus acessível a todo ser humano. Lutero enfatizou a verdade da Igreja Cristã de que a “palavra de Deus é viva e eficaz” (Hebreus 4:12), e que ela “não foi dada por vontade humana, mas que homens falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo” (2 Pedro 1:21). Jesus enfatiza na leitura do Evangelho de hoje: “Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:31,31).

Somente a graça de Deus (sola gratia)

O ser humano está alienado de Deus desde a queda em pecado, não pode salvar-se a si mesmo e caminha para a perdição eterna. Em seu grande amor e misericórdia Deus tomou a iniciativa de salvá-lo. Deus veio e vem continuamente ao encontro do perdido e condenado, anuncia sua Nova Aliança, isto é a salvação eterna: “Eu serei o seu Deus, e eles serão e meu povo. . .Pois perdoarei as suas iniquidades e dos seus pecados jamais me lembrarei.” (Jeremias 31:33,34). Deus cumpriu Sua promessa de salvação enviando Seu Filho Jesus Cristo ao mundo como nosso Salvador.

O apóstolo Paulo afirma: “Deus, sendo rico em misericória, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamento com Cristo, - pela graça sois salvos . . . mediante a fé; e isto não vem de vós, não de obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:4-9).

Somente Jesus Cristo (solus Christus)

O ser humano tendo sido concebido em pecado, está acorrentado ao diabo e ao inferno, não tem forças e recurso pessoal para se salvar, é servo da corrupção e da perdição. Jesus Cristo, por causa do sacrifício feito por todos nós na cruz, e por causa da vitória conquistada para nós através da sua ressurreição é o Unico que pode salvar o ser humano dos inimigos que o acorrentam. No Evangelho de hoje Jesus diz: “Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. Somente em Jesus está a verdadeira libertação. Ele mesmo afirma: “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos” (João 15:13). O apóstolo João afirma que “o sangue de Jesus Cristo, o filho de Deus, nos purifica de todo o pecado” (1 João 1:7). Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29).

Lutero fez sua memorável confissão pessoal de fé, que é também a confissão de cada cristão: “Creio que Jesus Cristo, verdadeiro Deus, gerado do Pai desde a eternidade e também verdadeiro homem nascido da virgem Maria, é meu Senhor, pois me remiu a mim, homem perdido e condenado, me resgatou de todos os pecados, da morte e do poder do diabo. Não com ouro ou prata, mas com o seu santo e precioso sangue, e com seu inocente sofrimento e morte, para que eu lhe pertença e viva submisso a ele em seu reino e o sirva em eterna justiça, inocência e bem-aventurança assim como ele ressuscitou dos mortos, vive e reina para sempre. Isto é certamente verdade” (2 o Artigo do Credo Apostólico).

Somente a fé (sola fide)

Tendo ouvido a respeito de um gracioso Deus que vem a nós para nos salvar, de um Salvador misericordioso que dá a sua vida sobre a cruz, triunfa sobre nossos maiores inimigos, pecado, inferno e morte – o Espírito Santo ilumina o nosso coração e nos capacita a crer e responder a essa verdade eterna com nossa confissão pessoal de fé: “Eu creio, Senhor Jesus, que tu deste a vida por mim e te tornaste assim o meu Salvador”. O Espírito Santo não só cria a fé como também continua nos sustentando nesta fé em Jesus. Que fé é esta? É a certeza e confissão de que “não há salvação em nenhum outro, porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome dado entre os homens pelo qual importa que sejamos salvos.” (Atos 4:12). É a certeza e confissão de que “estando nós mortos em nossos pecados e delitos, Jesus nos deu vida e pela graça somos salvos” (Efésios 2:1ss).

CONCLUSÃO

A Reforma Luterana não é realmente sobre Martinho Lutero ou sobre a igreja Luterana – mas sobre a graça de Deus, sobre Jesus Cristo, o perdão e a salvação eternal. A Reforma Luterana é sobre a Escritura como regra ou norma única de fé e vida; é sobre a fé somente em Jesus como Salvador da humanidade.

Festejamos a Reforma num espírito de humildade e gratidão a Deus que defendeu Sua igreja dos falsos ensinos e enganos e restaurou a verdade eterna de salvação somente em Jesus Cristo. Agradecemos ao Salvador Jesus que tudo fez por nós. Sua Palavra continua clara através da pregação e ensino da Igreja Luterana: “Eu sou o Caminho, e a Verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6). Seu convite de vida e salvação é irrecusável: “Eu sou a ressureição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente” (João 11:25,26). E Ele nos garante: “Quem vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora” (João 6:36). Amem.

Leonardo Neitzel
Lutheran Church-Canada
Vancouver , B.C. Canada
Lneitzel@telus.net

 


(zurück zum Seitenanfang)